Breaking News
Home / Animais / Tubarão Raposa

Tubarão Raposa

Alopias vulpinus

PUBLICIDADE

Tubarão Raposa

Nome científico: Alopias vulpinus
Classe: Condrichthyes
Ordem: Lamniformes
Família: Alopidae

Características

O tubarão Raposa uma espécie comum nas águas tropicais do litoral brasileiro. Sua é cauda muito curiosa, pois mede o mesmo tamanho do seu corpo. Pode medir 5,50 metros de comprimento. Alimenta-se de outros peixes comuns em alto-mar.

Fonte: www.fiocruz.br

Tubarão Raposa

Alopias vulpinus

Classe: Condrichthyes

Ordem: Lamniformes

Família: Alopidae

Nome científico: Alopias vulpinus

Nome vulgar: Tubarão-raposa

Categoria: Ameaçado

É uma espécie comum nas águas tropicais do litoral brasileiro. Chega a medir 5,50 metros. Possui uma cauda curiosa, que mede o mesmo tamanho do seu corpo. Alimenta-se de outros peixes comuns em alto-mar.

Fonte: www.ambientebrasil.com.br

Tubarão Raposa

Tubarão Raposa ou Cação Raposa (Alpias superciliosus)

Cação-raposa Alopias superciliosus 

Alopias superciliosus  
Tamanho máximo: 4,6 metros 

De todos os membros do gênero Alopias, o cação-raposa, está entre os mais vulneráveis por causa de suas populações em declínio. Essa tendência de queda é o resultado de uma combinação de características histórica de vida lenta, resultado de sua baixa capacidade de recuperar-se da exploração, e do alto número de mortalidade em decorrência da pesca predatória. 

O Cação-raposa (Alopias superciliosus) é uma espécie relativamente migradora, vivendo na zona oceânica e costeira, encontrado em mares tropicais e temperados. Tem baixa fecundidade (2-4 filhotes / ninhada). Esta espécie é particularmente vulnerável à exploração predatória. 

Ocorrência do Tubarão-raposa (Alopias superciliosus) 
Este tubarão é encontrado nas zonas oceânicas e costeiras e é praticamente Circumglobal em mares tropicais e temperadas (Compagno 2001). 

Atlântico Oeste: varia de Nova York para a Flórida, Mississippi e Texas, EUA, México (Veracruz e Yucatán), Bahamas, Cuba, Venezuela, Brasil (da Praia do Forte, Bahia, Rio Grande do Sul), Uruguai e Argentina. 

Atlântico Oriental: a partir do Leste de Portugal e Espanha, ilhas de Madeira e Açores, Marrocos, Ilhas Canárias, Senegal, Guiné e Serra Leoa, Angola, África do Sul (Western Cape), incluindo o Mar Mediterrâneo. 

Oceano Índico: África do Sul (Eastern Cape e Kwazulu-Natal), Madagascar, Mar da Arábia (Somália), Golfo de Aden, Maldivas, Sri Lanka. 

Pacífico Ocidental: no Sul do Japão (incluindo Okinawa), Taiwan, Vietnam, entre as Ilhas Marianas do Norte e Ilha Wake, Nova Caledônia, Austrália (costa noroeste), Nova Zelândia. Éencontrado, também, no Pacífico Central na área entre as ilhas Wake, Marshall, Howland e Baker, Palmyra e Ilhas Johnston. 

Pacífico Oriental: Califórnia e Havaí nos Estados Unidos, México (Golfo da Califórnia), Peru, incluindo as ilhas Galápagos, no Equador e, provavelmente, no norte do Chile (Compagno 2001). 

Habitat e Ecologia  
Encontrados em águas costeiras ao longo das plataformas continentais, às vezes perto costeira em águas rasas, e no alto mar, também encontrado em águas profundas no talude continental (Compagno 2001). Varia entre a superfície e no intertidal a pelo menos 500 m de profundidade e foi registrado a 723 m de profundidade (Nakano et al. 2003), a maioria abaixo de 100 m de profundidade (Compagno 2001). captura do Mediterrâneo são tipicamente de forma offshore nas águas da plataforma continental. 

A estimativa do período da vida reprodutiva do Cação-raposa (Alopias superciliosus) é de 12 a 13 anos (fêmeas), 9 a 10 anos (machos) (Liu et al. 1998). A longevidade é estimada em 20 anos para as fêmeas e 19 anos para os machos) (Liu et al. 1998). Os machos adultos tem cerca de 2,70 m a 3,00 m de comprimento e as fêmeas em torno de 3,32 m a 3,55 m (Chen et al. 1997, Liu et al. 1998, Moreno e Moron 1992, Stillwelli e Casey, 1976). O tamanho máximo registrado de um Cação-raposa (Alopias superciliosus) foi de 4,61 metros (Compagno 2001). 

Fonte: www.klimanaturali.org

Veja também

Rinoceronte

Rinoceronte, Reprodução, Características, Espécies, Mamíferos, Hábitos, Fotos, Classificação, Habitat, Tamanho, Animal, Anatomia, Comportamento, Rinoceronte

Rinoceronte Indiano

Rinoceronte Indiano, Características, Tamanho, Alimentação, Habitat, Extinção, Espécie, Hábitos Alimentares, Peso, Altura, Visão, Rinoceronte Indiano

Rinoceronte Branco

Rinoceronte Branco, Características, Tamanho, Alimentação, Habitat, Extinção, Espécie, Hábitos Alimentares, Reprodução, Peso, Visão, Rinoceronte Branco

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.