Breaking News
Home / Animais / Tubarão Mako Cavala

Tubarão Mako Cavala

Isurus oxyrinchus

PUBLICIDADE

Classe: Condrichthyes

Ordem: Lamniformes

Família: Lamnidae

Nome científico: Isurus oxyrinchus

Nome vulgar: Tubarão-mako-cavala

Categoria: Ameaçada

Cresce até 4 metros, mas o tamanho comum é de 2 metros. Comem atum, pequenos e grandes peixes inclusive tubarões de várias espécies como os tubarão azul e tubarão martelo, o tubarão-mako come de tudo. Habitam águas litorâneas e a 150 m da superficie, gostam de água morna, mas nos oceanos tropicais eles vivem em àguas frias, são encontrados em todo o mundo. São ovíparos e nascem de 8 a 16 filhotes, com aproxidamente 70 cm, o macho chega a maturidade sexual com 2 metros e 100 kg a fêmea com 2,8 metros e 200 kg.

O Tubarão-mako é o tubarão mais rápido dentre as espécies de tubarão, chegando a 88 km/h e dentre os peixes só é menos rápido que o atum. O Mako é capaz de manter a sua temperatura maior que a temperatura do seu ambiente, são encontrados em mares tropicais e temperados, raramente são encontrados em temperaturas menores que 16ºC, inclusive são encontrados no sul do Brasil e nas ilhas do Hawai. O Mako possue uma cor azul metálica. É muito valorizado pelos pescadores profissionais, por causa da sua grande resistência quando é fisgado por uma linha de pesca, é muito dificil pega-lo. Apesar de ter uma cara de mau sua periculosidade aos humanos não é confirmada, eles parecem ser perigosos, embora seja questionável.

Fonte: www.ambientebrasil.com.br

Tubarão de Mako Cavala

Isurus oxyrinchus

Tubarão Mako Cavala

Nome científico: Isurus oxyrinchus
Classe: Chondrichthyes
Subclasse: Elasmobranchii
Ordem: Lamniformes 
Família: Lamnidae

Características

É considerado o tubarão mais rápido, podendo chegar a 88 km/h e dentre os peixes só é menos rápido que o atum. Sua coloração é azul metálica e mede cerca de 4 metros de comprimento. O tubarão Mako é capaz de manter a sua temperatura maior que a temperatura do seu ambiente. Gosta de mares tropicais e temperados, raramente é encontrado em temperaturas menores que 16ºC.

Possui excelente habilidade para nadar. Alimenta-se de peixes de alto-mar e de outros tubarões. Não foram registrados ainda casos de ataques à humanos, embora sua periculosidade seja questionável.

Fonte: www.fiocruz.br

Tubarão de Mako Cavala

Isurus oxyrinchus

Tubarão Mako Cavala

Ordem: Lamniformes

O tubarão mako de barbatana pequena é mais bem conhecido pela sua surpreendente velocidade, que pode chegar aos 32 quilômetros por hora.

Bastante apreciado pelos pescadores desportivos, o tubarão mako é famoso pelos seus saltos, havendo até casos em que chegaram a pular para dentro do barco enquanto eram fisgados, aleijando os pescadores.

Como nadam muito rápido, os tubarões mako conseguem perseguir e apanhar peixes que são muito ágeis para outros predadores, como certas espécies de atuns e de espadartes, e outros tubarões.

O seu apetite por agulhões já lhe trouxe alguns problemas.

Muitos tubarões mako capturados apresentaram marcas de feridas provocadas por espadartes.

Devido à sua força e agressividade, eles são considerados perigosos para os humanos, havendo registro de inúmeros casos fatais.

Tamanho Máximo: 3,8 metros / 570 kg.

Distribuição: Águas temperadas do mundo inteiro, mas também pode ocorrer em águas tropicais profundas.

Dieta: Peixes, principalmente espécies oceânicas como o atum, o espadarte e outros tubarões.

Reprodução: Ovovivíparos. Entre 5 e 10 crias por ninhada. Há conhecimento de crias de tubarões mako mais desenvolvidas que se alimentam de outros embriões no interior do útero da fêmea.

Fonte: www.discoverybrasil.com

Tubarão de Mako Cavala

Tubarão Mako Cavala

O tubarão Mako, é o mais veloz de todas as espécies existentes de tubarão, e entre os peixes, só perde para o atum,em velocidade.Sua velocidade média é de 88km/h.

São encontrados em mares tropicais e temperados,raramente em temperaturas menores que 16ºC,inclusive são encontrados no sul do Brasil e nas Ilhas do Hawai.

Se alimentam de pequenos e grandes peixes, inclusive de tubarões de várias espécies, como o martelo e o azul.Apesar de sua aparência de mau, ainda não existe registro de ataques a humanos e sua periculosidade é questionada.

Fonte: www.tubaroes.vilabol.uol.com.br

Tubarão de Mako Cavala

Isurus oxyrinchus

Tubarão Mako Cavala

O Tubarão-Mako é o 5º mais perigoso para o Homem, devido à sua agilidade e velocidade.

Tamanho – Crescem até aos 4 metros, mas o tamanho comum é de 2 metros.

Dieta – Atum, pequenos e grandes peixes, inclusive comem tubarões de várias espécies, como o tubarão azul e tubarão martelo.

Habitat – Habitam águas litorais e a 150 m da superficie, gostam de água morna, mas nos oceanos tropicais eles vivem em aguas frias. São encontrados em todo o mundo .

Reprodução – São oviparos e nascem de 8 a 16 filhotes com aproximadamente 70 cm, o macho chega à maturidade sexual com 2 metros e 100 kg e a femea com 2,8 metros e 200 kg.

Tubarão Mako Cavala

Classificação

Reino – Animalia

Filo – Chordata

SubFilo – Vertebrata

Classe – Chondrichthyes

Subclasse – Elasmobranchii

Ordem – Lamniformes

Familia – Lamnidae

Género – Isurus

Espécies – Oxyrinchus

Tubarão Mako Cavala

Descrição geral

O Tubarão Mako é o tubarão mais rápido de entre as espécies de tubarão, chegando a 88 km/h e de entre os peixes só é menos rápido que o Atum. O Mako é capaz de manter a sua temperatura maior que a temperatura do seu ambiente. São encontrados em mares tropicais e temperados, raramente são encontrados em temperaturas menores que 16ºC, inclusive são encontrados no sul do Brasil e nas ilhas do hawai. O Mako possue uma cor azul metálica. É muito valorizado pelos pescadores profissionais, por causa da sua grande resistencia quando é fisgado por uma linha de pesca, é muito dificil pega-lo. Apesar de ter uma cara de mau, a sua perigosidade em relação aos humanos não é confirmada.

Fonte: tubaroes.com.sapo.pt

Veja também

Rinoceronte

Rinoceronte, Reprodução, Características, Espécies, Mamíferos, Hábitos, Fotos, Classificação, Habitat, Tamanho, Animal, Anatomia, Comportamento, Rinoceronte

Rinoceronte Indiano

Rinoceronte Indiano, Características, Tamanho, Alimentação, Habitat, Extinção, Espécie, Hábitos Alimentares, Peso, Altura, Visão, Rinoceronte Indiano

Rinoceronte Branco

Rinoceronte Branco, Características, Tamanho, Alimentação, Habitat, Extinção, Espécie, Hábitos Alimentares, Reprodução, Peso, Visão, Rinoceronte Branco

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.