Breaking News
Home / Animais / Sucuri

Sucuri

PUBLICIDADE

Sucuri ou Anaconda-verde – Descrição

A Sucuri ou Anaconda-verde da América do Sul é a maior cobra do mundo.

Sua prima, a píton reticulada, pode alcançar comprimentos ligeiramente maiores, mas a enorme circunferência da anaconda a torna quase duas vezes mais pesada.

Uma das maiores cobras do mundo, a Sucuri ou Anaconda-verde pode atingir proporções impressionantes – mais de 9,1 m de comprimento, 30,5 cm de diâmetro e mais de 250 kg.

Ao contrário de muitos animais, as Sucuri ou Anaconda fêmeas são consideravelmente maiores do que os machos.

Sucuri ou Anaconda são um marrom-oliva escuro com grandes manchas pretas alternadas escorrendo pelas costas e manchas ovais menores com centros amarelos ao longo de seus lados.

Seus olhos e narizes estão empoleirados em cima de suas cabeças grandes, permitindo-lhes respirar e ver suas presas mesmo quando submersas na água.

Elas usam seus dentes e mandíbulas poderosas para segurar suas presas enquanto seus corpos extremamente musculosos envolvem suas capturas para sufocá-los ou arrastá-los embaixo d’água.

O que é uma anaconda?

Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa.

Vive principalmente na floresta tropical da América do Sul conhecida como a Amazônia.

Ela vive nos rios e lagos e come animais que rodeiam as águas, como rãs e pássaros. Também vai comer porcos selvagens, veados e até gatos da selva, como as onças.

Anacondas são membros da família cobra jiboia.

Sucuri ou Anaconda-verdes são o tipo mais comum de cobra anaconda.

Seu nome científico é eunectes murinus. Eunectes é grego para “bom nadador” e murino significa “um predador de ratos” em latim.

As escamas desta cobra são geralmente marrom-esverdeadas com manchas pretas nas costas e manchas brancas nas laterais.

Suas narinas estão no topo da parte frontal de sua cabeça para que possa respirar na água. Uma anaconda, no entanto, usa sua língua para cheirar.

A anaconda é considerada a cobra mais pesada do mundo. Pode crescer para mais de meia tonelada.

As fêmeas geralmente são bem maiores que os machos.

A maior anaconda já registrada foi de 8,53 metros de comprimento e 1,12 metros ao redor. Uma média cresce para cerca de 3,05 metros.

A anaconda mata enrolando seu corpo em torno de sua presa. Pode esperar na água por um animal desavisado ou cair de uma árvore. As cobras se apertam cada vez que a vítima expira até morrer.

Então a serpente engolirá sua comida inteira, desdobrando sua mandíbula.

Os adultos não têm predadores, mas anacondas de bebês são ameaçadas por pássaros e répteis maiores, como os crocodilos.

A época de acasalamento da anaconda é em abril e maio.

Quando os anacondas acasalam, vários machos formam o que é conhecido como uma bola reprodutora em torno de uma fêmea. Eles vão imobilizar a fêmea e competir uns com os outros para se reproduzir com ela.

A competição de acasalamento pode durar várias semanas.

Uma anaconda bebê se forma dentro de um óvulo dentro de sua mãe, mas o óvulo é retido dentro do corpo da fêmea adulta.

Os jovens têm cerca de 0,6 metros de comprimento ao nascer e são imediatamente independentes. A mãe não fica por perto para cuidar de seus filhotes.

Anacondas podem viver cerca de 10 anos em estado selvagem.

Sua vida útil em cativeiro é consideravelmente maior.

Anacondas não são consideradas uma espécie em extinção. Eles são afetados pela perda gradual da terra da floresta tropical, que é seu habitat.

Cobra

Embora pertença, juntamente com a píton, as maiores espécies de serpentes do mundo, seu tamanho e sua força não são tão grandes. Ela tem sido tema de muitas lendas. Pode nadar com rapidez, mas prefere ser levada, sem esforço, pela correnteza.

A sucuri tem os mesmos hábitos dos outros constritores (cobras que apertam suas vitimas). Ela não e tão comprida como se fala nas lendas. Grande e noturna, a sucuri geralmente vive sozinhas nas florestas matas tropicais da América do Sul. Seu habitat são os pântanos ou os galhos baixo das arvores próximas da água parada. Dependendo de onde viva, alimenta-se de peixes, pequenos mamíferos ou aves. Ela fica a espreita de sua vitima.

Animais, cuidado quando vão beber água! geralmente a vitima e puxada para dentro da água depois de ser segura pela boca da cobra.

Na água ela e sufocada por uma serie de constrições e afogada ate morrer,mas a vitima não e reduzida a uma geleia antes de ser comidas, como muitos acreditam.

A Sucuri tem fama de matadora de homens, e principalmente na internet, onde circulam várias fotos de cobras que engoliram seres humanos, mas nunca foi exibido nem na televisão ou em fotos uma Sucuri com um ser humano como “conteúdo”, tendo somente fotos da Píton Reticulado (Phyton reticulatus) da Ásia.

Muitas lendas são contadas, inclusive que a Sucuri quebra ossos. Na verdade isso pode até acontecer, mas ela não faz propositadamente.

Muitas histórias são verdadeiras, mais a grande maioria é mito. Não se descarta a possibilidade da Sucuri matar e comer um homem, mas até hoje todas as histórias envolvendo as Sucuris são falsas.

Sucuri-verde

A sucuri-verde, conhecida como anaconda, é a maior serpente brasileira, atingindo 9 m de comprimento e até 250 kg. É considerada a segunda maior serpente do planeta, ficando atrás apenas da píton-reticulada, que vive na Ásia e mede até 11 m.

Além da sucuri-verde (Eunectes murinus) há também a amarela (Eunectes notaeus). Elas habitam locais diferentes e têm características distintas. A amarela vive no Pantanal, é menor e tem coloração mais chamativa.

A verde é mais robusta e tem cor escura para poder se esconder melhor no seu habitat, a Floresta Amazônica.

Nenhuma das duas é venenosa, mas ambas têm fama de devoradoras. É que a sucuri é serpente constritora, ou seja, mata a presa enrolando-se em volta do corpo dela para sufocá-la.

Procura não quebrar os ossos da vítima para não correr o risco de se machucar na hora de se alimentar.

Mas como saber a diferença entre venenosa e constritora?

O que diferencia um grupo do outro é a presença de um orifício que fica entre a boca e as narinas, chamado fosseta loreal, presente nas venenosas, além do tipo de dentição. Entretanto, como é difícil observar esses detalhes, o melhor é sempre se afastar e não mexer nela, muito menos matá-la. Todas as espécies são importantes para o equilíbrio da natureza, e cobra só ataca se for importunada.

Uma lenda diz que a sucuri é comedora de gente. Essa serpente, assim como todas as outras, é carnívora, mas os humanos não fazem parte de seu cardápio natural que inclui peixes, jacarés e capivaras. Prefere pescar com muita habilidade seu rango.

É excelente nadadora, mesmo sem pernas ou braços. Vive próxima a lagos e rios e procura se manter sempre enrolada em galhos de árvore ou mesmo no solo. Ao se sentir ameaçada, entra imediatamente na água, onde consegue se movimentar com mais rapidez, já que seu corpo é grande e pesado.

Habitat

A Sucuri ou Anaconda-verde pode ser encontrada no norte da América do Sul, Venezuela, Colômbia, Equador, Brasil, nordeste do Peru, norte da Bolívia, Guiana e Trinidad.

Por causa de seu tamanho grande, a Sucuri ou Anaconda-verde é incômoda em terra, mas furtiva na água.

Ela passa a maior parte do tempo submerso à espera de presas, mas de vez em quando espera nas árvores e cai para surpreender a presa.

Seus habitats preferidos são os rios em movimento lento, o solo das florestas inundadas e os pântanos.

Dieta

Sucuri ou Anaconda-verde alimentam-se de grandes roedores, veados, peixes, queixadas, capivaras, antas, tartarugas, aves, cães, ovelhas, répteis aquáticos, como jacarés, e até jaguares.

Depois de asfixiar suas presas, elas são capazes de soltar suas mandíbulas para engolir suas presas de cabeça e inteiras, independentemente do tamanho.

Suas grandes refeições podem levar tempo para serem digeridas, permitindo que elas passem semanas ou mesmo meses sem se alimentar.

Anacondas jovens se alimentam de pequenos roedores, filhotes, sapos e peixes.

Ameaças

No topo da cadeia alimentar, as Sucuri ou Anaconda adultas não têm predadores naturais.

A maior ameaça à sua sobrevivência é o medo humano; muitas anacondas são mortas por pessoas preocupadas que a enorme serpente atacará.

Elas também são caçados por sua pele, que é transformada em couro ou usada como decoração.

O desmatamento e a perda de habitat também são uma grande ameaça.

Classificação

Nome Científico: Eunectes murinus
Nome comum: 
Sucuri, Anaconda
Nome em inglês: 
Green Anaconda
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Serpentes
Família: Boidae
Gênero: Eunectes
Habitat:
Pântanos, rios e lagos
Alimentação: Carnívoro, come, por exemplo: capivara, peixes, felinos, veados, jacarés
Peso: em torno de 450kg
Tamanho: de 4,5 a 9m
Tempo de gestação:
vivíparos de 240 dias
Número de filhotes: 10 a 20 que nascem com quase 1m
Expectativa de vida: 30 anos

Sucuri ou Anaconda-verde

 

Fonte: www.rainforest-alliance.org/nationalzoo.si.edu/reptilepark.com.au/www.wisegeek.org/br.pinterest.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.