Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Cobra-Cipó  Voltar

Cobra-Cipó



 

Cobra-Cipó

Filo: Chordata

Classe: Reptilia

Ordem: Squamata

Subordem: Serpentes

Família: Colubridae

Características

10 a 15 ovos Dimorfismo sexual Diurna Prefere lagartos, pássaros e rãs

Esta cobra, como o nome diz, parece um cipó. A cor e a forma desse réptil mimetizam-no muito bem no seu meio ambiente. A cobra-cipó é predadora, de hábitos arborícolas. Ótima caçadora, prefere apanhar lagartos, pássaros e pererecas. É ativa de dia e movimenta-se muito rapidamente. As cobras-cipós são agressivas, a ponto de, quando assustadas, atacarem mesmo animais maiores, para depois tentarem fugir. Elas vivem em regiões das matas, nas zonas tropical e equatorial da América do Sul.

Essas cobras não são hermafroditas, isto é, há machos e fêmeas, como em todos os demais vertebrados. Além disso, apresentam dimorfismo sexual: o macho e a fêmea apresentam características diferentes.

Nas cobras-cipós, quando chega a época do acasalamento, ocorre fecundação interna e a fêmea é ovípara. A cada período de reprodução são postos de 10 a 15 ovos.

Fonte: www.achetudoeregiao.com.br

Cobra-Cipó

Cobra-Cipó

Nome científico: Chironius bicarinatus
Classe: Reptilia 
Ordem: Squamata
Família: Colubridae
Habitat: Mata Atlântica
Hábitos: Diurno

Nome popular: Cobra cipó 


Esta espécie é muito agitada e geralmente foge no momento em que é avistada. É muito arisca e pode morder. Possui uma coloração verde que se confunde muito com o ambiente, principalmente por passar a maior parte do tempo nas árvores e arbustos. Atinge cerca de 1,20m, e é uma cobra fina e ágil. Alimenta-se de pequenos anfíbios, como pererecas.
A reprodução é ovípara. Põe entre 15 e 18 ovos com o nascimento previsto para início da estação chuvosa.

Fonte: www.fiocruz.br

Cobra-Cipó

A Cobra Cipó

As cobras do tipo cipó é um tipo de cobra dos mencionados acima. Ela não é peçonhenta, mas apesar disso, ela pode ser bem assustadora, pois quando ameaçada ou quando se sente ameaçada ela se torna agressiva, e ataca e pica suas vítimas, mesmo não soltando nenhum veneno.

A Cobra Cipó Marrom

A cobra cipó marrom pertence à família das cobras cipó.
Essas cobras têm esse nome devido justamente a sua aparência física, que por atingirem um comprimento grande em relação às outras cobras e serem bem finas (e a espécie mais conhecida ser verde), elas parecem com cipós.

Esse seu aspecto físico é justamente devido à maneira com que geralmente é encontrada na natureza. Ela vive pendurada em árvores e galhos, e passa de árvore em árvore usando seu imenso corpo para se pendurar e ficar presa. Algumas cobras dessa espécie alcançam 1,20 metros de comprimento.

Cobra-Cipó

Aspecto

Habitat natural e localização: Tirando as cobras que vivem em cativeiros, a cobra cipó marrom é encontrada geralmente em matas e florestas. No Brasil, são encontradas nas regiões sul, sudeste e região central. Basicamente são lugares com vegetação presente e com umidade.

Alimentação: Elas atacam qualquer pessoa ou animal, mesmo que sejam maiores que elas, para se defenderem. Mas é claro, que só comem quando estão com fome, e animais menores que elas. Geralmente se alimentam de sapos e rãs ou outros anfíbios, ratos e camundongos, lagartos de menor porte e até pássaros que não conseguem fugir a tempo.

Reprodução: Essas cobras têm sexo definido, tendo cobras machos e cobras fêmeas. Elas se acasalam como as demais cobras, se enrolando uma na outra. Ocorre a fecundação dentro da fêmea e após o tempo de encubação ela bota os ovos (de 10 a 15).

Cobra-Cipó

Acasalam

Comportamento: Essas cobras têm hábitos diurnos, e como já se foi mencionado, elas passam grande parte do dia e também da vida em cima das árvores. Elas têm habilidades enormes para isso, além de serem muito rápidas.

Atualmente, a espécie encontra-se ameaçada pelo intenso tráfico e venda de animais, pois elas não se adéquam aos novos ambientes, fora as que morrem durante o transporte, e também pela destruição de seu habitat natural.

Fonte: animais.culturamix.com

Cobra-Cipó

Cobra-Cipó

Características ? de coloração predominantemente verde, é comprida e delgada. Ventre claro. Atingem 1 m de comprimento. 

Habitat ? cerrado e florestas tropicais. 

Ocorrência ? Argentina, Brasil, Colômbia, Guiana Francesa, Paraguai, Peru e Uruguai. No Brasil ocorre na região sul, sudeste e centro-oeste. 

Hábitos ? arborícola, diurno. Passa a maior parte do tempo nas árvores e arbustos, mas pode ser encontrada no chão. É aparentemente agressiva, abrindo amplamente a sua boca quando intimidada. Normalmente foge rapidamente pela vegetação quando perturbada. Muitas pessoas acham que esta espécie é inofensiva. Esta espécie possui o veneno 4 vezes mais tóxico que o da jararaca. Mas, por possuir dentição opistóglifa (o dente de veneno fica situado no fundo da boca) não é considerada venenosa. As serpentes deste tipo de dentição (Opistoglifodonte) como raramente injetam o veneno são consideradas não-peçonhentas. São muito ágeis, tanto sobre a terra como nas árvores. Muito tímida. 

Alimentação ? pequenos insetos, pequenos roedores, anfíbios e lagartos. 

Reprodução ? ovípara, coloca entre 15 e 18 ovos com o nascimento no início da estação chuvosa. 

Ameaças ? destruição do habitat. 

Fonte: www.vivaterra.org.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal