Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Sucuri  Voltar

Sucuri



 

Sucuri
Cobra Sucuri

Filo: Chordata

Classe: Repitilia

Ordem: Squamata

Família: Boidae

Comprimento: até 12 mt

  • Procriam uma vez por ano
  • Nascem de 20 a 70 filhotes
  • Comprimento do filhote: 15 a 45 cm
  • Cinco mil dólares essa era a quantia que o zoológico de Nova York pagava, tempos atrás, a qualquer pessoa que apanhasse uma sucuri de 9m. Dizem existir até 19m. Embora pertença, juntamente com a píton, as maiores espécies de serpentes do mundo, seu tamanho e sua força não são tão grandes. Ela tem sido tema de muitas lendas. Pode nadar com rapidez, mas prefere ser levada, sem esforço, pela correnteza.

    A sucuri tem os mesmos hábitos dos outros constritores (cobras que apertam suas vitimas). Ela não e tão comprida como se fala nas lendas. Grande e noturna, a sucuri geralmente vive sozinhas nas florestas matas tropicais da América do Sul. Seu habitat são os pântanos ou os galhos baixo das arvores próximas da água parada. Dependendo de onde viva, alimenta-se de peixes, pequenos mamíferos ou aves. Ela fica a espreita de sua vitima.

    Animais, cuidado quando vão beber água! geralmente a vitima e puxada para dentro da água depois de ser segura pela boca da cobra. Na água ela e sufocada por uma serie de constrições e afogada ate morrer,mas a vitima não e reduzida a uma geléia antes de ser comidas, como muitos acreditam.

    Fonte: www.achetudoeregiao.com.br

    Sucuri

    Sucuri
    Cobra Sucuri
    foto: Antonio Bordignon

    A Sucuri tem fama de matadora de homens, e principalmente na internet, onde circulam várias fotos de cobras que engoliram seres humanos, mas nunca foi exibido nem na televisão ou em fotos uma Sucuri com um ser humano como "conteúdo", tendo somente fotos da Píton Reticulado (Phyton reticulatus) da Ásia.

    Sucuri 
    Píton Reticulado (Phyton reticulatus)

    Muitas lendas são contadas, inclusive que a Sucuri quebra ossos. Na verdade isso pode até acontecer, mas ela não faz propositadamente.

    Muitas histórias são verdadeiras, mais a grande maioria é mito. Não se descarta a possibilidade da Sucuri matar e comer um homem, mas até hoje todas as histórias envolvendo as Sucuris são falsas.

    Sucuri
    Sucuri capturada em Boca do Mamirauá (AM), próxima à Tefé. (foto: Marcio Ayres - Projeto Mamirauá)

    DADOS

    NOMES COMUNS: Sucuri, Anaconda

    NOME EM INGLÊS: Green Anaconda

    NOME CIENTÍFICO: Eunectes murinus

    FILO: Chordata

    CLASSE: Reptilia

    ORDEM: Squamata

    FAMÍLIA: Boidae

    DISTRIBUIÇÃO: Ocorre em toda a América do Sul

    Sucuri
    Filhote de sucuri (foto: Dick Bartlett)

    HABITAT: Pântanos, rios, e lagoas.

    HÁBITO: Diurno e crepuscular.

    COMPRIMENTO: Mede geralmente 4,5 metros, podendo chegar a 9m.

    ALIMENTAÇÃO NA NATUREZA: Alimenta-se principalmente de capivaras, veados e jacarés.

    REPRODUÇÃO: Vivípara, nascendo entre 10 e 20 filhotes no início da estação chuvosa.

    Sucuri
    Sucuri

    Fonte: www.libreria.com.br

    Sucuri

    Sucuri

    A sucuri-verde, conhecida como anaconda, é a maior serpente brasileira, atingindo 9 m de comprimento e até 250 kg. É considerada a segunda maior serpente do planeta, ficando atrás apenas da píton-reticulada, que vive na Ásia e mede até 11 m.

    Além da sucuri-verde (Eunectes murinus) há também a amarela (Eunectes notaeus). Elas habitam locais diferentes e têm características distintas. A amarela vive no Pantanal, é menor e tem coloração mais chamativa. A verde é mais robusta e tem cor escura para poder se esconder melhor no seu habitat, a Floresta Amazônica.

    Nenhuma das duas é venenosa, mas ambas têm fama de devoradoras. É que a sucuri é serpente constritora, ou seja, mata a presa enrolando-se em volta do corpo dela para sufocá-la. Procura não quebrar os ossos da vítima para não correr o risco de se machucar na hora de se alimentar.

    Mas como saber a diferença entre venenosa e constritora? O que diferencia um grupo do outro é a presença de um orifício que fica entre a boca e as narinas, chamado fosseta loreal, presente nas venenosas, além do tipo de dentição. Entretanto, como é difícil observar esses detalhes, o melhor é sempre se afastar e não mexer nela, muito menos matá-la. Todas as espécies são importantes para o equilíbrio da natureza, e cobra só ataca se for importunada.

    Uma lenda diz que a sucuri é ‘comedora de gente'. Essa serpente, assim como todas as outras, é carnívora, mas os humanos não fazem parte de seu cardápio natural que inclui peixes, jacarés e capivaras. Prefere ‘pescar' com muita habilidade seu rango.

    É excelente nadadora, mesmo sem pernas ou braços. Vive próxima a lagos e rios e procura se manter sempre enrolada em galhos de árvore ou mesmo no solo. Ao se sentir ameaçada, entra imediatamente na água, onde consegue se movimentar com mais rapidez, já que seu corpo é grande e pesado.

    Fonte: www.dgabc.com.br

    Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal