Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Tubarão Baleia  Voltar

Tubarão Baleia



 

Rhincodon typus

Tubarão Baleia

Ordem: Orectolobiformes

O maior de todos os tubarões e o maior peixe vivo conhecido, o tubarão-baleia constitui um dos mais comoventes espetáculos nos oceanos. O seu tamanho colossal e grande boca o tornam facilmente reconhecível, podendo ser visto perto da superfície em muitas águas tropicais ou subtropicais do mundo inteiro.

Os tubarões-baleia alimentam-se principalmente de plâncton, embora também comam regularmente cardumes de pequenos peixes e lulas.

Ao contrário dos tubarões-frade, que simplesmente filtram enormes quantidades de água enquanto nadam, os tubarões-baleia sugam ativamente as suas presas antes de filtrá-las com eficácia. Já foram observados se alimentando em grupos em lugares com grande concentração de algum determinado tipo de alimento.

Aparecem regularmente nos mesmos locais e determinadas épocas do ano, provavelmente para aproveitarem o florescimento regular de plâncton e certos acontecimentos, como a desova dos corais. Por esta razão, tornaram-se o centro de uma grande indústria de ecoturismo em algumas partes do mundo, principalmente na costa ocidental da Austrália, onde os mergulhadores fazem fila para ter a oportunidade de nadar junto com estas dóceis criaturas.

Os tubarões-baleia estão protegidos por lei em alguns países, mas são caçados em outros, principalmente em Taiwan e Filipinas.

Mais de 100 tubarões são mortos anualmente somente em Taiwan, o que levanta sérias preocupações quanto ao futuro de um peixe que cresce lentamente e que demora para atingir a maturidade.

Tamanho Máximo: Incerto, mas provavelmente até os 20 metros / mais de 12.000 kg.

Distribuição: Todos os mares temperados quentes e tropicais, exceto o Mediterrâneo. É possível que seja um animal altamente migratório.

Dieta: Zooplâncton, pequenos peixes, lulas.

Reprodução: Vivíparo. Número de crias variado; um exemplar em Taiwan continha mais de 300 fetos, o maior número encontrado em um tubarão.

Fonte: www.discoverybrasil.com

Tubarão Baleia

O Tubarão Baleia é o pacífico gigante do mar.Possui aproximadamente 15 metros e pode chegar a pesar até 15 toneladas.

Sua cor é escura com pintas brancas por todo o corpo.Ele pode ser encontrado em Queensland e na Nova Guiné, mas é mais comum no Oceano Índico.

O tubarão Baleia ,possui 300 fileiras de pequenos dentes,e permite que os mergulhadores cheguem perto.Nunca aconteceu um ataque humano.

 

 

Fonte: www.tubaroes.vilabol.uol.com.br

Tubarão Baleia

Rhincodon typus

Classe: Condrichthyes 
Ordem: Orectolobiformes
Família: Rhincodontidae
Nome científico: Rhiniodon typus
Nome vulgar: Tubarão-Baleia
Categoria: Ameaçada

Podem chegar até 15 metros de comprimento e pode chegar a pesar até 15 toneladas sendo o maior peixe que existe. Para alimentar-se, ele filtra o alimento, no caso o plâncton, pelas suas brânquias ele nada com a boca boquiaberta, algumas vezes ele come peixes grandes como o atum. Vivem perto da linha do Equador ao longo da costa e em mar aberto perto da superfície. São vivíparos, e se reproduzem novos, mas na verdade pouco se sabe sobre a reprodução desse animal.

O Tubarão-Baleia é um pacífico gigante de aproximadamente 15 metros. Possui uma cor escura com "pintas" esbranquiçadas pelo corpo todo, pode ser encontrado em Queensland e na Nova Guiné, mas é mais comum no oceano Índico. Um Tubarão-Baleia possui 300 fileiras de pequenos dentes. E permite que mergulhadores cheguem bem perto, quando o tubarão-baleia fica triste ele nada para o fundo ou nada bem rápido, nunca aconteceu um ataque aos humanos.

Fonte: www.ambientebrasil.com.br

Tubarão Baleia

Rhincodon typus

Tamanho: aproximadamente 15 metros de comprimento e pode chegar a pesar até 15 ton

Dieta: Alimentam-se filtrando a água, daí o seu nome.

Habitat: Vivem perto da linha do Equador ao longo da costa e em mar aberto perto da supefície.

Reproducão: são vivíparos, e se reproduzem novos, mas na verdade pouco se sabe sobre sua reprodução.

Classificação

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata 
Classe: Chondrichthyes 
Subclasse: Elasmobranchii
Ordem: Orectolobiformes
Familia: Rhincodontidae
Genêro: Rhincodon
Espécie: Rhincodon typus

Descrição geral

O tubarão baleia é o maior tubarão do mundo.

Possui uma cor escura com "pintas" esbranquiçadas pelo corpo todo. Pesquisadores ainda não sabem a função de sua coloração; talvez tenha algo a ver com o sombreamento adequado para resultar em um padrão que se assemelhe aos reflexos da luz acima. Mas ninguém tem uma resposta concreta.

Um Tubarão Baleia possui 300 fileiras de pequenos dentes. E permite a aproximação de mergulhadores.

Fonte: www.geocities.com

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal