Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Tubarão Lixa  Voltar

Tubarão Lixa



 

Ginglymostoma cirratum

Tubarão Lixa

Há dois tipos de tubarão lixa: o grande e o pequeno. Ambos vivem ao longo das costas do Atlântico. Sua cor é amarelo-creme, matizado de vermelho e com manchas, como se fosse um leopardo do mar. Seus dentes se assemelham aos do tubarão-azul, que é seu parente.

O tubarão lixa grande é quase duas vezes maior que o pequeno. Suas manchas cinzentas, em forma de meia lua, não podem ser confundidas com as manchas vermelhas das espécies menores. Os pescadores às vezes encontram tubarões-lixas em suas redes e quando isso acontece, é certo que elas estarão rasgadas.
Ambos os tipos procuram seu alimento, especialmente arenques, em profundidades que vão de 40 a 400 m.

Nadam rapidamente e caçam em grupos de oito a dez. Nadam em ziguezague por baixo dos cardumes de arenques e forçam sua presa a subir até a superfície.

Podem ser vistos nadando com a boca fora da água, levantando espuma e brilhando como prata. Os ovos que as fêmeas põem são duros e têm uma linda cor de âmbar transparente com filamentos dourados. São colocados num invólucro oblongo, e parecem obra de um extraordinário joalheiro.

Filo: Chordata

Superclasse: Pisces

Classe: Chondrichthyes

Ordem: Squaliformes (Pleurotremata)

Família: Scyliorchinidae

Características:(tubarão lixa grande)

Comprimento: até 1 m

Ovos: de 8 a 10 por ninhada

Período de incubação: 8 a 9 meses

Fonte: www.achetudoeregiao.com.br

Tubarão Lixa

Ginglymostoma cirratum

Classe: Condrichthyes

Ordem: Orectolobiformes

Família: Orectolobidae

Nome científico: Ginglymostoma cirratum

Nome vulgar: tubarão lixa

Categoria: Ameaçada

Pode chegar até 4 metros de comprimento. Alimenta-se de peixes que habitam no fundo do mar, camarão, lula, polvo, caranguejo, lagosta e outros. Sua barbicha o auxilia na caça, que é feita na maioria das vezes durante a noite. Vive em águas mornas desde a superficie até uma profundidade de 60 metros esse animal habita o fundo do mar. São oviparos e nasce 30 filhotes por cria, que são réplicas pequenas dos adultos.

O tubarão lixa é um dos mais populares tubarões no mundo. Eles dormem empilhados uns em cima dos outros chegando a formar pilhas de até 30 tubarões. Com pequenos dentes, mas extremamente poderosos, esses tubarões mal sentem, o sabor de suas vitimas, por que eles simplesmente esmagam elas. Esse tubarão é um dos mais estudados devido a sua fácíl adaptação em cativeiro. O record de um tubarão lixa vivendo em cativeiro foi de 25 anos o que possibilitou o estudo de todos os seus hábitos assim como a reprodução.

Tubarão Lixa

Fonte: www.ambientebrasil.com.br

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal