Facebook do Portal São Francisco
Google+
+ circle
Home  Tubarão Raposa  Voltar

Tubarão Raposa



 

Alopias vulpinus

Tubarão Raposa

Nome científico: Alopias vulpinus
Classe: Condrichthyes
Ordem: Lamniformes
Família: Alopidae

Características

O tubarão Raposa uma espécie comum nas águas tropicais do litoral brasileiro. Sua é cauda muito curiosa, pois mede o mesmo tamanho do seu corpo. Pode medir 5,50 metros de comprimento. Alimenta-se de outros peixes comuns em alto-mar.

Fonte: www.fiocruz.br

Tubarão Raposa

Alopias vulpinus

Classe: Condrichthyes

Ordem: Lamniformes

Família: Alopidae

Nome científico: Alopias vulpinus

Nome vulgar: Tubarão-raposa

Categoria: Ameaçado

É uma espécie comum nas águas tropicais do litoral brasileiro. Chega a medir 5,50 metros. Possui uma cauda curiosa, que mede o mesmo tamanho do seu corpo. Alimenta-se de outros peixes comuns em alto-mar.

Fonte: www.ambientebrasil.com.br

Tubarão Raposa

Tubarão Raposa ou Cação Raposa (Alpias superciliosus)

Cação-raposa Alopias superciliosus 

Alopias superciliosus 
Tamanho máximo: 4,6 metros 

De todos os membros do gênero Alopias, o cação-raposa, está entre os mais vulneráveis por causa de suas populações em declínio. Essa tendência de queda é o resultado de uma combinação de características histórica de vida lenta, resultado de sua baixa capacidade de recuperar-se da exploração, e do alto número de mortalidade em decorrência da pesca predatória. 

O Cação-raposa (Alopias superciliosus) é uma espécie relativamente migradora, vivendo na zona oceânica e costeira, encontrado em mares tropicais e temperados. Tem baixa fecundidade (2-4 filhotes / ninhada). Esta espécie é particularmente vulnerável à exploração predatória. 


Ocorrência do Tubarão-raposa (Alopias superciliosus) 
Este tubarão é encontrado nas zonas oceânicas e costeiras e é praticamente Circumglobal em mares tropicais e temperadas (Compagno 2001). 

Atlântico Oeste: varia de Nova York para a Flórida, Mississippi e Texas, EUA, México (Veracruz e Yucatán), Bahamas, Cuba, Venezuela, Brasil (da Praia do Forte, Bahia, Rio Grande do Sul), Uruguai e Argentina. 

Atlântico Oriental: a partir do Leste de Portugal e Espanha, ilhas de Madeira e Açores, Marrocos, Ilhas Canárias, Senegal, Guiné e Serra Leoa, Angola, África do Sul (Western Cape), incluindo o Mar Mediterrâneo. 

Oceano Índico: África do Sul (Eastern Cape e Kwazulu-Natal), Madagascar, Mar da Arábia (Somália), Golfo de Aden, Maldivas, Sri Lanka. 

Pacífico Ocidental: no Sul do Japão (incluindo Okinawa), Taiwan, Vietnam, entre as Ilhas Marianas do Norte e Ilha Wake, Nova Caledônia, Austrália (costa noroeste), Nova Zelândia. Éencontrado, também, no Pacífico Central na área entre as ilhas Wake, Marshall, Howland e Baker, Palmyra e Ilhas Johnston. 

Pacífico Oriental: Califórnia e Havaí nos Estados Unidos, México (Golfo da Califórnia), Peru, incluindo as ilhas Galápagos, no Equador e, provavelmente, no norte do Chile (Compagno 2001). 

Habitat e Ecologia 
Encontrados em águas costeiras ao longo das plataformas continentais, às vezes perto costeira em águas rasas, e no alto mar, também encontrado em águas profundas no talude continental (Compagno 2001). Varia entre a superfície e no intertidal a pelo menos 500 m de profundidade e foi registrado a 723 m de profundidade (Nakano et al. 2003), a maioria abaixo de 100 m de profundidade (Compagno 2001). captura do Mediterrâneo são tipicamente de forma offshore nas águas da plataforma continental. 

A estimativa do período da vida reprodutiva do Cação-raposa (Alopias superciliosus) é de 12 a 13 anos (fêmeas), 9 a 10 anos (machos) (Liu et al. 1998). A longevidade é estimada em 20 anos para as fêmeas e 19 anos para os machos) (Liu et al. 1998). Os machos adultos tem cerca de 2,70 m a 3,00 m de comprimento e as fêmeas em torno de 3,32 m a 3,55 m (Chen et al. 1997, Liu et al. 1998, Moreno e Moron 1992, Stillwelli e Casey, 1976). O tamanho máximo registrado de um Cação-raposa (Alopias superciliosus) foi de 4,61 metros (Compagno 2001). 

Fonte: www.klimanaturali.org

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal