Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Tubarões  Voltar

Tubarões



 


Características

Tubarões

A pele dos tubarões é flexível e resistente, e eles costumam ter cinco fendas branquiais atrás da cabeça. A cauda é assimétrica e a coluna vertebral prolonga-se em seu lóbulo superior. Tem o esqueleto cartilaginoso. O crânio é uma caixa cartilaginosa; as mandíbulas se unem a ele por meio de simples ligamentos.

Carecem de bexiga natatória e se ficam imóveis, afundam. Também se alimentam de animais como focas, tartarugas, aves, baleias, caranguejos e grande variedade de peixes. A maior parte dos tubarões dá à luz crias grandes e bem desenvolvidas, em número máximo de 100 por vez. Embora as espécies sejam na maioria ovovivíparas, algumas são ovíparas e outras, vivíparas. O Tubarão-Gigante vive em média 25 anos, e pode nadar a uma velocidade de 44 km/h.

Dentes

A pele do tubarão é muito resistente e separada por diminutas escamas. Perto da boca, essas escamas se transformam em dentes de verdade.

A dentadura é formada por seis ou sete fileiras paralelas de dentes (protegidas por dobras de mucosa), que perdem com freqüência ao cravá-los em suas presas, sendo logo substituídos por outros. Apesar da dentição perfeita, o tubarão engole a presa inteira, sem mastigar.

Depois, o estômago se encarrega de rejeitar o que não é capaz de digerir. Os dentes servem só para segurar a vítima.

O matador

Os tubarões têm fama de carnívoros agressivos, matadores de gente, que chegam até a atacar membros de sua própria espécie, mas dois dos maiores (o tubarão-peregrino e o tubarão-baleia), são animais dóceis e se alimentam de plâncton.

Na realidade, alguns tubarões como o Tubarão Focinhudo (ou Azul) e o Tubarão Branco, são mesmo muito violentos e comedores de gente. Mas já existe uma substância química que jogada ao mar, mantêm esses peixes afastados, o que diminui o número de acidentes com nadadores, surfistas e outros.

Habitat

Os tubarões vivem principalmente em mares quentes e temperados. São numerosos no Mar Vermelho, no Golfo do México e nas águas da Malásia e Austrália. Mas mesmo nos mares frios do Norte são encontradas algumas espécies. No entanto, alguns sobem os rios, como o Cabeça-Chata (Carcharhinus leucas), que chega até o Lago Nicarágua, na América Central.

Derivados do tubarão

Do tubarão aproveita-se a carne, nas espécies menores como: Cação-Lixa, Cação-Frango, Focinhudo (ou Tubarão-Azul), etc. A pele é usada como lixa ou na confecção de objetos. O fígado, que contém grande quantidade de óleo, é rico em vitamina A. Fabricam ornamentos com os dentes; e as nadadeiras servem como alimento.

Tubarão Azul

Conhecido também por Tubarão-Focinhudo, é um tubarão de alto-mar, muito voraz, que persegue cardumes de arenques e cavalas. Alcança até 3,5 m de comprimento. Pertence a família dos Carcarinídeos, e seu nome científico é Prionace glauca.

Tubarão Baleia

É o maior tubarão que se conhece, pode alcançar 20 metros de comprimento. Nativo dos mares tropicais de todo o mundo. Alimenta-se de pequenos peixes e plâncton, os quais filtram da água por meio de suas longas fendas branquiais. Pertence a família dos Ricodontídeos, ordem do Lamniformes e seu nome científico é Rhincodon typus.

Tubarão Branco

Tubarões

É considerado o mais perigoso dos tubarões, chamado também de Anequim. Tem o focinho cônico, olhos negros e grandes dentes em forma de ponta de flecha. Os lóbulos superior e inferior da cauda são quase do mesmo tamanho e o corpo é azul ou castanho-acinzentado. Pertence a família dos Lamnídeos e seu nome científico é Carcharodon carcharias.

Tubarão Martelo

Nome comum de aproximadamente dez espécies aparentadas de tubarões que vivem em mares tropicais e temperados.

Duas grandes extensões planas e laterais da cabeça dão-lhes uma força hidrodinâmica que lhes permite girar com mais rapidez que outros tubarões. Pertence a família dos Esfurnídeos, ordem dos Galeiformes.

Fonte: www.webciencia.com

Tubarões

Curiosidades

4 Os Tubarões surgiram a 300 milhões de anos.Atualmente são conhecidas 350 espécies.

4 Durante a 2ª Guerra Mundial,caçava-se tubarão para retirar óleo do seu fígado,para lubrificação dos aviões.

4 Pernambuco(Brasil),detém uma das maiores estátisticas do mundo de ataques de Tubarão e 60% dos casos de todo o País.

4 A maioria desses ataques aconteceu nas fases de lua cheia e nova, quando as marés estão mais altas e as ondas maiores.

4 No Japão a carne de Tubarão é muito consumida. Eles costumam fazer um bolo que comem como petisco.

4 A mordida de um Tubarão tem uma força de 560kg/cm²,força suficiente para arrancar um braço.

4 Durante a época do acasalamento,os Tubarões machos vão para onde estão as fêmeas.Ele morde a nadadeira ventral de sua fêmea para agarrá-la.

4 Os tubarões costumam eleger seu habitat, a maioria dos mares quentes e temperados.

4 Os Tubarões enxergam razoavélmente bem. Eles usam os olhos para localizar sua presa, depois ele confia quase que totalmente no seu tato. São atraídos por sons de pulso regulares e de baixa frequência. Ao contrário do que dizem, estes sons não afastam os tubarões, os aproximam mais.

Algumas dicas para surfistas

4 Mergulhe sempre em grupos, pois tubarões preferem os solitários.

4 Não entre na água se estiver sangrando(essa é velha!!)

4 Não nade ao amanhecer nem ao entardecer, é quando os tubarões são mais ativos.

4 Se estiver em águas mais fundas, procure não agitar "muito" pernas e braços.

4 E um cuidado especial para os gostosos...Tubarão adora uma perninha!

Fonte: www.tubaroes.vilabol.uol.com.br

voltar 12345avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal