Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home   Voltar

Hidroponia



Hidroponia

A hidroponia é uma ciência que estuda o desenvolvimento das plantas sem o uso do solo, podendo ser auxiliada pelo uso de substratos inertes, tais como: cascalho, areia, vermiculita, perlita, lã de rocha, serragem, casca de árvore, etc., aos quais são adicionados uma solução de nutrientes contendo elementos essenciais que a planta necessita para o seu desenvolvimento.

Este processo também é conhecido como cultura sem solo (Soil Less).

Hidroponia

Utilizada na educação ela abre caminhos para a interdisciplinaridade onde o aluno ao acompanhar o desenvolvimento do vegetal trabalha conceitos de matemática na construção de gráficos, geografia, história e ciências além de despertar o interesse a pesquisa científica.

Os projetos são desenvolvidos desde o ensino infantil, fundamental até o médio gerando espaço para trabalhar conteúdos em qualquer série.

Hidroponia

A agricultura em hidroponia é usada desde os povos antigos até os dias atuais.

Os mais recentes desenvolvimentos fizeram a hidroponia mais eficiente e produtiva, tornando-a um método alternativo para a produção de alimentos, utilizado inclusive pela NASA (National Aeronautics and Space Administration), através da implantação de uma fazenda hidropônica na lua e na estação orbital durante as explorações espaciais de longo prazo.

O cultivo na hidroponia apresenta algumas vantagens:

1. Ocupa menos espaço físico que o cultivo tradicional.
2. Possibilita a utilização racional da água.
3. Elimina o uso de agrotóxicos prejudiciais à nossa saúde.
4. Possibilita o cultivo em regiões desérticas ou rochosas onde a terra não é produtiva.
5. O custo da produção é menor.
6. Mantém uma produtividade maior.

Desvantagens

1. Os custos iniciais são elevados.
2. A prevenção da falta de água e de energia elétrica é necessária.


O conhecimento da fisiologia da espécie cultivada é imprescindível.

Fonte: www.h2s.com.br

Hidroponia

A hidroponia é um sistema de cultivo, dentro de estufas, onde as plantas não crescem fixadas no solo. Os nutrientes que a planta precisa para seu desenvolvimento e produção são fornecidos somente por água.

Como as plantas são cultivadas?

As plantas são cultivadas em canais ou recipientes por onde circula uma solução nutritiva, que é composta de água pura e de nutrientes dissolvidos de forma balanceada, de acordo com a necessidade de cada espécie vegetal. Esses canais ou recipientes podem ou não ter algum meio de sustentação para as plantas, como pedrinhas ou areia. A solução nutritiva tem um controle rigoroso para manter suas características, periodicamente é feito um monitoramento do pH e da concentração de nutrientes, assim as plantas crescem sob as melhores condições possíveis.

Hidroponia

Quais Plantas já foram cultivadas pela Hydroponia?

A alface é a mais cultivada, mas pode-se encontrar: brócoli, feijão-vagem, repolho, couve, salsa, melão, agrião, pepino, beringela, pimentão, tomate, arroz, morango, forrageiras para alimentação animal, mudas de árvores, plantas ornamentais, entre outras espécies.

Quais as vantagens para o Consumidor?

Já que o cultivo é feito longe do solo, as plantas não tem contaminantes desse meio, como bactérias, fungos, lesmas, insetos e vermes. As plantas são mais saudáveis, pois cresceram em um ambiente controlado procurando atender as exigências da cultura. Todo produto hidropônico é vendido embalado, não entrando em contato direto com mãos, caixas, caminhões, etc. Devido ao cultivo em ambiente fechado, o ataque de pragas e doenças é quase inexistente, diminuido ou anulando a aplicação de defensivos. Pela embalagem você pode identificar: marca, cidade da produção, nome do produtor ou responsável técnico, características do produto e telefone de contato. Os vegetais hidropônicos duram mais na geladeira. A única possível desvantagem pode ser o preço: maior em alguns poucos centavos.

Quais as vantagens para o Produtor?

O trabalho é mais leve e mais limpo. Não precisa realizar operações como: aração, gradeação, coveamento, capina. Não há preocupação com rotação de culturas. A produtividade e uniformidade da cultura é maior. Maior qualidade e aceitação do produto. Sem desperdício de água e nutrientes. Redução de pulverizações. Pode ser realizada em qualquer local, mesmo onde o solo é ruim para a agricultura.

Tem desvantagens?

Tem sim: Os custos iniciais são elevados. Necessidade de prevenção contra falta de energia elétrica. Exige conhecimentos técnicos e de fisiologia vegetal. Uma planta doente pode contaminar toda a produção. Rotinas regulares e periódicas de trabalho.

Fonte: www.geocities.com

voltar 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 avançar
Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal