Breaking News
Home / Biologia / Gêmeos Coligados

Gêmeos Coligados

PUBLICIDADE

Gêmeos Coligados – O que são

Os gêmeos coligados nascem fisicamente conectados um ao outro. Também chamados de gêmeos siameses, unidos ou acolados; estes se encontram ligados por uma região comum do corpo, a conexão pode ser leve ou extensa, podendo compartilhar um ou mais órgãos.

Os estudos sobre a embriologia desses gêmeos levam em conta as primeiras semanas de gestação (terceira e quarta), pois são nelas que ocorrem os eventos mais significativos de crescimento do embrião e mudança de forma e tamanho (clivagem e gastrulação), porém as teorias do desenvolvimento embrionário dos gêmeos coligados são opostas.

A primeira é a teoria da fissão sugerindo que um único óvulo fertilizado sofre uma divisão incompleta ou parcial resultando em embriões unidos entre si.

A segunda é a teoria da fusão e esta sugere que existem dois discos embrionários fundidos secundariamente em determinadas regiões específicas. Não se trata de um defeito genético, mas sim de uma mutação durante o desenvolvimento do embrião.

Gêmeos Coligados

Gêmeos Coligados

Gêmeos siameses são normalmente classificados de acordo com o local que estão unidos.

Quando a união se dá pelo tórax, são chamados de xifópagos; pelo osso esterno, esternópagos; pela pelve, isquiópagos; pela cabeça, cefalópagos; pela face são denominados metopópagos; pelo dorso, raquiópago; e os ligados pelo tórax, toracópagos.

Muitos gêmeos coligados morrem no útero (natimortos) ou logo após o nascimento. Alguns gêmeos siameses sobreviventes podem ser separados cirurgicamente, dependendo da região que os mesmos têm em comum.

O sucesso da cirurgia depende de onde os gêmeos estão unidos e quantos e quais órgãos são compartilhados, entretanto, este processo é bastante delicado, dependendo do ponto de fixação e das partes internas que são compartilhadas, nem sempre garante à sobrevivência de ambos e pode deixar sequelas. Se mais profundamente unidos, eles podem ter de ir através da vida com a sua deficiência.

O que são gêmeos siameses?

Gêmeos Coligados – Siameses

Gêmeos siameses são gêmeos que nascem com seus corpos fisicamente conectados, incluindo cabeça, tórax, abdômen, pélvis e nádegas.

Gêmeos siameses ocorrem uma vez a cada 50.000 a 60.000 nascimentos. Aproximadamente 70 por cento dos gêmeos siameses são mulheres e a maioria é natimorta. Aproximadamente 75 por cento dos gêmeos siameses estão unidos pelo menos parcialmente no tórax e compartilham órgãos uns com os outros.

Se eles têm conjuntos separados de órgãos, as chances de cirurgia e sobrevivência são maiores do que se eles compartilhassem os mesmos órgãos.

Como regra, gêmeos siameses de coração compartilhado não podem ser separados.

Fonte: Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.