Cromatina Sexual

O que é cromatina sexual?

Existe uma diferença entre os núcleos interfásicos, período que não está se dividindo, das células femininas e masculinas em mamíferos.

Nas zonas periféricas dos núcleos das células femininas, existe uma massa de cromatina, chamada de cromatina sexual, ou corpúsculo de Barr, pois foi descoberta por Murray Barr em 1949, durante sua observação das células somáticas de fêmeas de mamíferos.

O que acontece é uma compensação da dose genética dos dois sexos, porque a célula feminina (XX), inativa um cromossomo X, para igualar a quantidade de genes da célula masculina (XY).

Esse cromossomo inativo é o chamado corpúsculo de Barr.

Corpúsculo de BarrCromatina Sexual

É importante ressaltar, que uma das hipóteses, que descreve que a maioria dos genes do cromossomo está desativada, é de uma cientista mulher, a geneticista Mary Lyon.

E também dizia que o cromossomo X que vai ser inativado, pode ter sido herdado tanto do pai quanto da mãe, e essa inativação aleatória é que torna o corpo das fêmeas uma mistura de células diferentes em relação a qual X está ativo, o de origem materna ou paterna.

Um dos exemplos é a explicação do porque dizem que todos os gatos de 3 cores são fêmeas. A verdade é que 99% dos gatos com três cores são fêmeas. Isso acontece porque a cor da pelagem é herdada dos pais (preto, branco e amarelo), e está presente no cromossomo X. Durante a reprodução, fêmea e macho passam seu tipo de cromossomo X. Cada gato fêmea portanto possui um par de genes relativos à cor, podendo ser dominante ou recessivo na expressão da cor. Se a fêmea tiver um cromossomo X com um gene dominante e um recessivo de uma cor, e outro com gene recessivo de outra cor, ela terá três cores.

Determinação da cromatina sexual – um novo conceito

Em vez da ativação e/ou inativação aleatória do cromossomo X na determinação do sexo, como sugerido pela hipótese de Lyon, propõe-se aqui que o cruzamento entre as cadeias irmãs e/ou não irmãs nos lócus pegajosos ou não pegajosos, nas regiões heterocromatinizantes e nos centros inativadores do centrômero, ser responsáveis pela heterocromatinização e/ou heteropicnotização do cromossomo X. (Esta proposta será chamada de hipótese Mustafá.)

Tal seria a base para a ativação e/ou inativação da (s) cromátide (s) X, que então se replicaria em um cromossomo X normal ou heterocromático, respectivamente.

O cromossomo X heterocromático pode ser transformado em uma massa heteropyknotized de cromatina sexual (corpo de Barr).

A translocação do cromossomo Y e de alguns dos autossomos também pode resultar no mesmo efeito. Portanto, o número de cromossomos X heterocromatinizados e/ou de massas heteropyknotized (corpos de Barr), em cada célula-filha é diretamente proporcional à metade do número de cromátides envolvidas no cruzamento e/ou translocação na célula-mãe.

Cromatina Sexual – Resumo

Corpúsculo de Barr

Cromatina Sexual é a cromatina encontrada apenas em células femininas e que se acredita representar um único cromossomo X em uma célula que não se divide.

Ele pode ser usado para descobrir o sexo de um bebê antes do nascimento, por meio do exame de células obtidas por amniocentese ou biópsia de vilo corial.

Existem dois tipos principais:

1) o corpo de Barr, um pequeno objeto que se mancha com tintas básicas, encontrado na borda do núcleo, logo dentro da membrana nuclear;
2) um apêndice
 semelhante a uma baqueta no núcleo dos neutrófilos (um tipo de glóbulo branco).

O corpo de Barr, um pequeno objeto que se tinge com corantes básicos, encontrado na borda do núcleo logo dentro da membrana nuclear; um apêndice semelhante a uma baqueta no núcleo dos neutrófilos (um tipo de glóbulo branco).

Fonte: Ana Rosa Calheiro