Breaking News
Home / Biologia / Angiospermas

Angiospermas

O que são Angiospermas?

PUBLICIDADE

As angiospermas representam o maior grupo das espermatófitas, isto é, plantas com sementes, e é facilmente reconhecido pela produção de flores.

Nas angiospermas, o óvulo (que dará origem a semente) é igual ao das gimnospermas,o outro grupo das espermatófitas, mas o que difere é que está dentro de uma estrutura fechada, conhecida como ovário (que dará origem ao fruto). Então podemos definir as angiospermas, como plantas que produzem sementes e que estão dentro de um fruto.

O maior e mais diversificado grupo de plantas terrestres atuais, são as angiospermas, com pelo menos 300 mil espécies distribuídas no mundo inteiro. Apresentam grande variação morfológica, sendo que a maioria das espécies são autótrofas, isto é, produz seu próprio alimento pela fotossíntese, mas algumas são saprófitas, que não fazem fotossíntese ou são parasitas, que precisam retirar seu alimento de outras plantas.

Estrutura da Flor das Angiospermas
Estrutura da Flor das Angiospermas

Apresentam diferentes formas de vida, podem ser ervas (hortelã), epífitas (orquídea), trepadeiras (maracujá), arbustos (roseira) e árvores(mamão). Também tem diferentes formas de adaptação aos mais diversificados ambientes, sobrevivem na seca do sertão nordestino (cactos), flutuando em rios (vitória regia) ou até mesmo ficam submersas na água.

A base da alimentação mundial são as angiospermas como, por exemplo, o arroz, o feijão e a batata, além de outras importâncias econômicas, como na construção civil, indústria farmacêutica e indústria têxtil.

As angiospermas apresentam características importantes na reprodução, uma delas é o gametófito feminino e o masculino em uma estrutura específica ao longo do mesmo eixo floral ou na mesma flor. As flores apresentam estratégias para garantir que a polinização ocorra, consequentemente a fecundação e produção de frutos e sementes.

O esforço em atrair polinizadores ou utilizar recursos abióticos para a transferência do pólen, desenvolveu uma grande diversidade de formas e cores das estruturas florais como, por exemplo, na produção de pétalas vistosas nas flores de ipê e feijão.

Alguns grupos de angiospermas, apresentam estruturas que exalam odor para atrair o polinizador, que pode ser um beija-flor em uma flor de jasmim ou uma mosca em uma flor fedorenta de papo-de peru. Outra estrutura que chama atenção dos polinizadores são as brácteas grandes e coloridas como no bico-de-papagaio ou nas primaveras.

Milena Ventrichi Martins

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Terra Primitiva

Terra Primitiva

PUBLICIDADE O que é terra primitiva? A história da Terra diz respeito ao desenvolvimento do …

Respiração Branquial

Respiração Branquial

PUBLICIDADE O que é respiração branquial? As brânquias ou guelras são órgãos da respiração, são …

Mecanismos de Feedback

Mecanismos de Feedback

PUBLICIDADE O que são mecanismos de feedback? Um mecanismo de feedback é um processo que usa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.