Breaking News
301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.

Home / Biologia / Membrana Plasmática

Membrana Plasmática

O que é Membrana Plasmática

PUBLICIDADE

A membrana plasmática, membrana celular ou plasmalema é uma estrutura presente em todas as células vivas, tanto vegetais, quanto animais. É a membrana plasmática que delimita estas células. Ela está presente tanto em células eucariontes, quanto procariontes, sendo responsável por várias funções: revestimento, proteção, permeabilidade seletiva, reconhecimento celular, trocas gasosas, entre outas.

A membrana plasmática tem espessura variando de 7,5 a 10 nanômetros. Toda a estrutura e função celular está relacionada à membrana celular, pois é ela quem vai separar o interior da célula do ambiente circundante. Quando observadas por meio de microscópio eletrônico, é possível verificar uma estrutura trilaminar, que recebe o nome de unidade de membrana.

A plasmalema é formada por uma bicamada de fosfolipídios, contando com uma série de proteínas associadas.  Essa bicamada de moléculas de fosfolipídios conta com grupamentos hidrofóbicos (que repelem água). São chamados de grupamento não-olares, que estão presentes no centro da membrana. Já o outro agrupamento é hidrofílico, localizado nas duas superfícies da membrana.

Para facilitar o entendimento, pense em duas fatias de pão de forma com margarina na parte interna. A parte interna (centro do membrana) é hidrofóbica. Já a parte externa é hidrofílica. Além de haver essas camadas na membrana celular, há diversas proteínas espetadas nela. Imagine que, nestes dois pães de forma, você espete palitos de dente. As proteínas seriam estes palitos.

Membrana Plasmática

Função

A membrana plasmática é essencial para a célula. Primeiro, por que ela reveste e dá proteção à célula, delimitando seu formato. Além disso, ela faz a permeabilidade seletiva, ou seja, ela atua como um porteiro: seleciona quem vai entrar dentro da célula. Alguns compostos são mais difíceis de adentrar na célula.

Por isso, existem algumas proteínas que favorecem a entrada. Outra importante função da membrana plasmática é fazer o reconhecimento celular (glicocálix), cuja função é permitir que as células se identifiquem e se unam umas às outras, formando tecidos, bem como rejeitando células que são diferentes.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

JUNQUEIRA L.C.; CARNEIRO J. Histologia básica. 10ª edição. 2004.

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Gametas

PUBLICIDADE Gametas é uma célula reprodutiva sexual madura, como esperma ou óvulo, que se une …

Glicose

PUBLICIDADE Definição A Glicose um tipo de açúcar encontrado nas plantas, especialmente frutas, e fornece …

Mapas Mentais

PUBLICIDADE Por mapa mental se compreende um diagrama com a função de representar ideias, tarefas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.