Breaking News
Home / Biologia / Piracema

Piracema

PUBLICIDADE

O que é piracema?

A palavra piracema é de origem indígena que significa subida do peixe. É um fenômeno de arribação de peixes em grandes cardumes, ocorre com diversas espécies de peixes e em várias partes do mundo.

Nessa época ocorre a arribação, ou seja, os peixes sobem o rio contra a correnteza para se reproduzir e ocorrer à desova. Processo este de extrema importância para o sucesso reprodutivo.

Durante o esforço físico acontece um aumento na produção de hormônios.A fecundação ocorre externamente, ou seja, a fêmea lança os óvulos na água, enquanto o macho lança os espermatozoides sobre os mesmos. Após esse momento, os peixes descem o rio. Enquanto os filhotes amadurecem, também descem o rio no sentido contrário ao da piracema.

Piracema

No Brasil, a época da piracema se inicia do dia 1º de novembro ao dia 28 de fevereiro. Processo este que ocorre na época de chuvas, que consequentemente causam aumento no nível dos rios, além do aumento na temperatura do ar e das águas, ideal para a desova.

Um obstáculo durante piracema para os peixes são as barragens, pois ao tentarem subir o rio, encontram tal obstáculo, que por vez, ferem-se gravemente, além de ser um momento propicio para predadores.

As presenças de turbinas podem causar a morte dos peixes, dos ovos e das larvas, além do sistema de transposição que poderia favorecer a extinção dos mesmos. Alguns pesquisadores acreditam que algumas barragens não são favoráveis para os peixes descerem, não sendo adequado para desova e para o desenvolvimento dos alevinos.

Durante a piracema, a pesca é geralmente proibida por lei, devido ao período de reprodução, podendo ocasionar multa e apreensão do material. Nesse período se houver a captura de grande quantidade de peixes pode ocorrer diminuição da população.

É obrigatório todo pescador possuir carteira de pesca em qualquer época do ano. O pescador que for pego sem a carteira, poderá ter seu equipamento de pesca apreendido.

Camila Correia

Veja também

Algas Dinophytas

Algas Dinophytas

PUBLICIDADE O que são algas dinophytas? As algas dinófitas, pertencem ao Filo Dinophyta e a …

Endoderma

PUBLICIDADE Definição de endoderma Endoderma ou Endoderme é a mais interna das três camadas germinativas, …

Alelos Múltiplos

PUBLICIDADE O que são alelos múltiplos? Os alelos múltiplos ou polialelia são casos em que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.