Breaking News
Home / Biologia / Vitamina B2 – Riboflavina

Vitamina B2 – Riboflavina

PUBLICIDADE

Vitamina B2 – Riboflavina – O que é

vitamina B2, também chamada de riboflavina, é uma das 8 vitaminas B. Todas as vitaminas B ajudam o corpo a converter alimentos (carboidratos) em combustível (glicose), que é usado para produzir energia.

vitamina B2 participa do crescimento e da reprodução e contribui para a cicatrização de feridas na boca, lábios e língua. É indicada em casos de depressão e na acne rosácea.

Essas vitaminas B, geralmente chamadas de vitaminas do complexo B, também ajudam o corpo a metabolizar gorduras e proteínas. As vitaminas do complexo B são necessárias para um fígado, pele, cabelo e olhos saudáveis. Eles também ajudam o sistema nervoso a funcionar adequadamente.

Todas as vitaminas B são solúveis em água, o que significa que o corpo não as armazena.

Além de produzir energia para o corpo, a riboflavina atua como antioxidante, combatendo as partículas nocivas do corpo conhecidas como radicais livres.

Os radicais livres podem danificar as células e o DNA e contribuir para o processo de envelhecimento, bem como para o desenvolvimento de uma série de problemas de saúde, como doenças cardíacas e câncer.

Os antioxidantes, como a riboflavina, podem combater os radicais livres e podem reduzir ou ajudar a prevenir alguns dos danos que causam.

riboflavina também é necessária para ajudar o corpo a transformar a vitamina B6 e o folato em formas que ele possa usar. Também é importante para o crescimento e produção de glóbulos vermelhos.

A maioria das pessoas saudáveis que comem uma dieta bem balanceada obtém riboflavina suficiente. No entanto, idosos e alcoólatras podem estar em risco de deficiência de riboflavina devido à dieta inadequada.

vitamina B2 é de fácil absorção, e tal como outras vitaminas B, não é armazenada e deve ser reposta regularmente através de alimentos integrais ou suplementos. Ao contrário da tiamina, a riboflavina não é destruída pelo calor, oxidação ou ácidos.

vitamina B2 é essencial para a libertação de energia contida nos alimentos. É um componente essencial de todas as células vivas. É necessária também para o adequado funcionamento da vitamina B6 e da vitamina B3 (niacina).

vitamina B2 ou riboflavina é uma das vitaminas do chamado complexo B. Este grupo de vitaminas tem em comum (excepto a vitamina B12 e o ácido fólico), o fato de a sua função estar relacionada com a libertação de energia contida nos alimentos. Também, à excepção da vitamina B12, têm a característica de serem solúveis em água, o que impede o seu armazenamento no corpo.

Os sintomas de deficiência de riboflavina incluem:

Fadiga
Crescimento lento
Problemas digestivos
Rachaduras e feridas nos cantos da boca
Língua de cor magenta inchada
Fadiga ocular
Inchaço e dor de garganta
Sensibilidade à luz

Riboflavina – O que é

Vitamina B2

riboflavina é única entre as vitaminas solúveis em água em que o leite e os laticínios dão a maior contribuição para sua ingestão nas dietas ocidentais.

Carne e peixe também são boas fontes de riboflavina, e certas frutas e vegetais, especialmente vegetais verde-escuros, contêm concentrações razoavelmente altas.

Os sinais bioquímicos de depleção surgem apenas alguns dias após a privação alimentar.

O baixo nível de riboflavina nos países ocidentais parece ser o que mais preocupa os idosos e adolescentes, apesar da diversidade de alimentos ricos em riboflavina disponíveis. No entanto, as discrepâncias entre os dados de ingestão alimentar e os dados bioquímicos sugerem que os requisitos são maiores do que se pensava até agora ou que os limiares bioquímicos para deficiência são inadequados.

Há evidências razoavelmente boas de que o baixo nível de riboflavina interfere no manuseio do ferro e contribui para a etiologia da anemia quando a ingestão de ferro é baixa. Vários mecanismos têm sido propostos, incluindo efeitos no trato gastrointestinal que podem comprometer o manuseio de outros nutrientes.

deficiência de riboflavina foi apontada como um fator de risco para câncer, embora não tenha sido satisfatoriamente estabelecido em humanos.

O interesse atual está focado no papel que a riboflavina desempenha na determinação das concentrações circulantes de homocisteína, um fator de risco para doenças cardiovasculares.

Outros mecanismos foram propostos para um papel protetor da riboflavina na lesão de isquemia-reperfusão; isso requer um estudo mais aprofundado.

deficiência de riboflavina pode exercer alguns de seus efeitos reduzindo o metabolismo de outras vitaminas B, principalmente folato e vitamina B-6.

Vitamina B2 – Riboflavina – Função

Vitamina B2

riboflavina (vitamina B2) atua com as outras vitaminas B. É importante para o crescimento corporal. Ajuda na produção de glóbulos vermelhos. Também auxilia na liberação de energia das proteínas.

Tem a função de coenzima de sistemas que intervêm nas oxidações celulares. Exerce ação promotora do crescimento. Atua na regeneração sanguínea, no fígado, no trabalho cardíaco e no aparelho ocular.

Conserva os tecidos. Proteção de corticosteróides, gliconeogenese e atividade reguladora das enzimas tiroídeas. Ajuda cicatrizar feridas na boca, lábios e língua. Metaboliza carboidratos, as gorduras e as proteínas.

Ajuda o organismo a aproveitar oxigênio e é importante na formação de anticorpos.

Riboflavina – Vitamina B2

Vitamina B2

A vitamina B2, ou riboflavina, está naturalmente presente nos alimentos, adicionada aos alimentos e disponível como suplemento.

As bactérias no intestino podem produzir pequenas quantidades de riboflavina, mas não o suficiente para atender às necessidades dietéticas.

riboflavina é um componente-chave das coenzimas envolvidas com o crescimento das células, produção de energia e degradação de gorduras, esteroides e medicamentos. A maior parte da riboflavina é usada imediatamente e não é armazenada no corpo, portanto, as quantidades em excesso são excretadas na urina.

Um excesso de riboflavina na dieta, geralmente de suplementos, pode fazer com que a urina se torne amarelo brilhante.

Vitamina B2 – Benefícios

Ajuda no crescimento e na reprodução.
Proporciona pele, unhas e cabelos saudáveis.
Auxilia na cicatrização.
Beneficia a visão e alivia o cansaço dos olhos.
Funciona com outras substâncias para metabolizar os carboidratos, as gorduras e as proteínas.

Fontes: Leite, ovos, fígado, coração, músculo de boi e aves, e vegetais de folhas verdes, rim, levedura de cerveja, espinafre, beringela, mandioca, cará, feijões, ervilhas, soja, lentilha, amendoim, grão-de-bico, cereais (trigo, arroz). Pêssego, pêra, ameixa, damasco, amêndoa.

Para que se utiliza

vitamina B2 tem a função de libertar a energia contida nos alimentos, em conjunto com outras vitaminas. Promove a saúde da pele, unhas e cabelo.

Ajuda o organismo a suportar melhor o stress.Em que situações deve ser utilizado A vitamina B2 tem a função de libertar a energia contida nos alimentos, em conjunto com outras vitaminas. Promove a saúde da pele, unhas e cabelo. Ajuda o organismo a suportar melhor o stress.

vitamina B2 encontra-se sobretudo no leite, queijo e iogurtes integrais ou enriquecidos, no fígado e coração, vegetais de folha verde, carne, peixe, ovos, cereais de pequeno-almoço enriquecidos.

Que precauções deve ter

vitamina B2 encontra-se sobretudo no leite, queijo e iogurtes integrais ou enriquecidos, no fígado e coração, vegetais de folha verde, carne, peixe, ovos, cereais de pequeno-almoço enriquecidos.

Quando não deve ser utilizado

vitamina B2 encontra-se sobretudo no leite, queijo e iogurtes integrais ou enriquecidos, no fígado e coração, vegetais de folha verde, carne, peixe, ovos, cereais de pequeno-almoço enriquecidos.

O excesso de vitamina B2 é eliminado pelos rins sendo os sintomas de excesso desconhecidos.

Fonte: www.nutrimais.com/www.mountsinai.org/pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/medlineplus.gov/www.hsph.harvard.edu

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.