Breaking News
Home / Biologia / Bacteriologia

Bacteriologia

PUBLICIDADE

O que é bacteriologia?

A bacteriologia é uma área da ciência que estuda as bactérias. Encontradas aos milhares por toda parte, são de extrema importância para a vida e o meio ambiente como um todo. Seres vivos unicelulares, ou seja, possuem uma única célula, sendo está procariótica. Pertencem ao reino monera que é constituído por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias.

Cianobactérias: possuem clorofila e realizam fotossíntese. São encontradas em água doce, água salgada e terra úmida. Produzem oxigênio e fixam o nitrogênio do ar nas raízes das plantas.

Arqueobactérias: vivem em regiões extremas do planeta. Apesar de possuírem características morfológicas semelhantes às bactérias, são distintas geneticamente.

Características estruturais das bactérias

A estrutura externa de uma bactéria é formada pela parede celular, composta por peptídeos.

Logo abaixo da parede celular encontra-se a membrana plasmática.

O citoplasma da célula é gelatinoso e possui vários líquidos, nele existem ribossomos espalhados por toda parte, que são responsáveis pela síntese de proteínas.

O DNA (material genético) forma um único cromossomo, este DNA é denominado de nucleóide e fica imerso, porém não delimitado no citoplasma,sendo uma das principais características que diferenciam as células procarióticas das células eucarióticas, onde nesta última há uma delimitação. Possuem também DNA circular chamado plasmídeo, que não contém muitos genes, diferentemente dos que estão no nucleóide, os genes dos plasmídeos são basicamente responsáveis pelas características que diferenciam as bactérias uma das outras.

Flagelos: encontrados em algumas bactérias, são longos filamentos proteicos que possuem função de locomoção.

Cápsula externa: também denominada cápsula bacteriana, formada por polissacarídeos e/ou proteínas. Encontrada em algumas bactérias.

As bactérias podem ser divididas em:

Tipos de Bactérias

Classificação das Bactérias

Bactérias autotróficas: produzem seu próprio alimento, através da fotossíntese ou quimiossíntese.

Bactérias heterotróficas: não produzem seu próprio alimento e, obtém o mesmo á partir de moléculas orgânicas produzidas por outros seres vivos. Podem ser decompositoras, que ajudam na degradação de matéria orgânica e na fertilização do solo. Existem também as parasitas, muitas são benéficas, porém outras são responsáveis por causarem doenças tais como: pneumonia, tuberculose, leptospirose, gonorreia, cólera, etc.

Camila Correia

Veja também

Água de Reuso

Água de Reuso

PUBLICIDADE O que é a água de reuso? É grande a preocupação com a disponibilidade …

Torniquete

PUBLICIDADE Definição Um torniquete pode ser definido como um dispositivo de constrição ou compressão usado …

cetose

Cetose

PUBLICIDADE Definição Cetose é um estado metabólico caracterizado por níveis aumentados de corpos cetônicos nos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.