Breaking News
Home / Biologia / Micorrizas

Micorrizas

PUBLICIDADE

Micorrizas – O que são

Embora o nome seja estranho, Micorrizas nada mais são do que a união entre as raízes das plantas e determinados tipos de fungos do solo.

Essa união, que pela ecologia recebe o nome de associação mutualística, é fruto de uma associação simbiótica muito antiga.

Segundo teorias, foi por causa desta associação entre as plantas e os fungos que houve a possibilidade de transição e adaptação dos vegetais no ambiente terrestre.

Micorrizas – Ocorrência

As micorrizas ocorrem em aproximadamente 80% das plantas vasculares, sendo de fundamental importância para que os ecossistemas naturais consigam se manter, bem como são importantes para a agricultura.

Vale destacar que, sem a presença dos fungos que forma micorrizas, os pelos radiculares das plantas apresentam menor absorção de água e nutrientes, comprometendo seu desenvolvimento.

Tipos de Micorrizas

Existem dois tipos de micorrizas: as ectomicorrizas e as endomicorrizas.

Nas ectomicorrizas, as hifas dos fungos não penetram a célula vegetal, apenas circundam as células.

Já nas endomicorrizas, os fungos penetram as células, sendo que na maior parte (aproximadamente 80% das associações) são formadas pelas endomicorrizas.

MicorrizasRaízes

Entre os benefícios destas associações, podemos destacar: o fungo auxilia numa melhor absorção de água e nutrientes. Inclusive, há melhor absorção de nutrientes que apresentam pouca mobilidade no solo, como fósforo, cobre e zinco. Também há um aumento de tolerância quanto a elementos tóxicos, como manganês e cádmio.

A associação também ajuda a evitar o estresse hídrico, pode aumentar a tolerância a doenças que atacam as plantas, melhora a estabilidade do solo e, em áreas naturais, as plantas colonizadas pelo mesmo fungo podem contar com transferências de nutrientes entre elas. Ademais, podemos destacar que os fungos micorrizos também podem ser considerados canais de drenagem do carbono da atmosfera para o solo.

Os fungos micorrizos são muito valiosos para a biota dos solos por apresentarem efeitos nutricionais positivos nos cultivos agrícolas e plantações florestais. Por isso, na agricultura, eles são elementos que devem ser levados em consideração para uma maior e melhor produtividade.

Micorrizas – Raízes e Fungos

As associações entre raízes e fungos são chamadas de micorrizas.

Esses arranjos simbióticos foram encontrados em cerca de 90% de todas as plantas terrestres e existem há aproximadamente 400 milhões de anos.

As raízes das plantas são locais hospitaleiros para os fungos se ancorarem e produzirem seus fios (hifas). As raízes fornecem nutrientes essenciais para o crescimento dos fungos.

Em contrapartida, a grande massa de hifas fúngicas atua como um sistema radicular virtual para as plantas, aumentando a quantidade de água e nutrientes que a planta pode obter do solo circundante.

Uma planta que forma uma associação que beneficia tanto o fungo quanto a planta é um “hospedeiro”. Um grande número de plantas nativas do deserto hospeda esses fungos e não sobreviveria sem eles.

Dois termos gerais são usados para descrever praticamente todas as micorrizas:

Nas ectomicorrizas (externas), o fungo produz uma bainha ao redor da raiz.
Essa bainha então produz hifas que crescem até a raiz e saem para o solo.
As endomicorrizas (internas) não produzem uma bainha; as hifas crescem dentro das células e saem para o solo. São muito mais comuns do que as ectomicorrizas.

O que as micorrizas fazem?

Nutrientes e água

As micorrizas são essenciais em áreas onde os solos são deficientes em água e certos nutrientes – condições encontradas no deserto. Mesmo quando há uma grande quantidade de um nutriente, ele pode não ser facilmente acessível para a planta. Um sistema de raiz dramaticamente maior (ou micorrizas) permite que a planta obtenha umidade e nutrientes adicionais. Isso é particularmente importante na absorção de fósforo, um dos principais nutrientes exigidos pelas plantas.

Quando as micorrizas estão presentes, as plantas são menos suscetíveis ao estresse hídrico. Os fios de fungos não apenas ajudam a trazer água e nutrição para a planta, mas também podem armazená-los para uso quando as chuvas são escassas e as temperaturas são altas. Quando matéria orgânica (composto) é adicionada para melhorar o solo, as micorrizas são importantes para disponibilizar seus nutrientes. A matéria orgânica residual e as hifas melhoram a estrutura do solo. Pesquisas recentes indicam que os fungos até mesmo ajudam a quebrar as rochas, aumentando a disponibilidade de nutrientes essenciais, como potássio, cálcio, zinco e magnésio.

Resistência a doenças

As micorrizas também ajudam a planta a resistir a infecções por outros fungos e até bactérias. Isso pode ser porque a planta, por ser mais bem nutrida, é mais saudável e tem melhor resistência ao invasor.

Também pode ser que a grande presença física de um fungo impeça a infecção de outros. Outra possibilidade é que a planta ou o fungo produzam compostos que evitam a infecção por patógenos.

Interação com outros micróbios do solo – um ciclo de benefícios

As plantas do deserto interagem com outros organismos no solo. Muitos desses microrganismos fertilizam as plantas “fixando” o nitrogênio, que fica então disponível para o crescimento das plantas.

Quando as micorrizas estão presentes, o número e a vitalidade desses fixadores de nitrogênio aumentam. Como resultado, a saúde e o vigor da planta melhoram, assim como a saúde e o vigor dos fungos benéficos.

Fonte: Juliano Schiavo (Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente)

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.