Breaking News
Home / Biologia / Micorrizas

Micorrizas

O que são Micorrizas

PUBLICIDADE

Embora o nome seja estranho, Micorrizas nada mais são do que a união entre as raízes das plantas e determinados tipos de fungos do solo. Essa união, que pela ecologia recebe o nome de associação mutualística, é fruto de uma associação simbiótica muito antiga. Segundo teorias, foi por causa desta associação entre as plantas e os fungos que houve a possibilidade de transição e adaptação dos vegetais no ambiente terrestre.

Ocorrência

As micorrizas ocorrem em aproximadamente 80% das plantas vasculares, sendo de fundamental importância para que os ecossistemas naturais consigam se manter, bem como são importantes para a agricultura. Vale destacar que, sem a presença dos fungos que forma micorrizas, os pelos radiculares das plantas apresentam menor absorção de água e nutrientes, comprometendo seu desenvolvimento.

Tipos de Micorrizas

Existem dois tipos de micorrizas: as ectomicorrizas e as endomicorrizas. Nas ectomicorrizas, as hifas dos fungos não penetram a célula vegetal, apenas circundam as células.  Já nas endomicorrizas, os fungos penetram as células, sendo que na maior parte (aproximadamente 80% das associações) são formadas pelas endomicorrizas.

Micorrizas

Entre os benefícios destas associações, podemos destacar: o fungo auxilia numa melhor absorção de água e nutrientes. Inclusive, há melhor absorção de nutrientes que apresentam pouca mobilidade no solo, como fósforo, cobre e zinco. Também há um aumento de tolerância quanto a elementos tóxicos, como manganês e cádmio.

A associação também ajuda a evitar o estresse hídrico, pode aumentar a tolerância a doenças que atacam as plantas, melhora a estabilidade do solo e, em áreas naturais, as plantas colonizadas pelo mesmo fungo podem contar com transferências de nutrientes entre elas. Ademais, podemos destacar que os fungos micorrizos também podem ser considerados canais de drenagem do carbono da atmosfera para o solo.

Os fungos micorrizos são muito valiosos para a biota dos solos por apresentarem efeitos nutricionais positivos nos cultivos agrícolas e plantações florestais. Por isso, na agricultura, eles são elementos que devem ser levados em consideração para uma maior e melhor produtividade.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

BERUDE, M. C; ALMEIDA, D. S; RIVA, M. M; CABANÊZ, P. A; AMARAL, AA Micorrizas
e sua importância agroecológica. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer. Goiânia, v.11 n.22; p. 2015

USP. ESALQ. Micorrizas. Disponível em: <www.esalq.usp.br/departamentos/lso/arquivos_aula/LSO_400%20Micorrizas.ppt>. Acesso em 09/06/17.

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Terra Primitiva

Terra Primitiva

PUBLICIDADE O que é terra primitiva? A história da Terra diz respeito ao desenvolvimento do …

Respiração Branquial

Respiração Branquial

PUBLICIDADE O que é respiração branquial? As brânquias ou guelras são órgãos da respiração, são …

Mecanismos de Feedback

Mecanismos de Feedback

PUBLICIDADE O que são mecanismos de feedback? Um mecanismo de feedback é um processo que usa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.