Breaking News
Home / Biologia / Leucócitos

Leucócitos

O que são Leucócitos?

PUBLICIDADE

Os leucócitos são células do sistema imune que defendem o organismo diariamente contra invasores. O processo pelo qual este sistema protege o corpo, desde a entrada de uma partícula estranha, até que a mesma seja destruída é denominada resposta imune.

São células produzidas na medula óssea vermelha,a partir das linhagens mielóides e linfóides. A linhagem mielóide é responsável por originar os neutrófilos, basófilos, eosinófilos e monócitos. Já na linhagem linfóide são originados os linfócitos, que são classificados em: linfócitos B, linfócitos T (CD4 e CD8) e Natural Killer (NK).

Os neutrófilos são caracterizados por possuírem três ou mais lóbulos em seu interior e apresentar um citoplasma com muitos grânulos. São os tipos mais comuns de leucócitos representando de 45 a 75% dos leucócitos. Tem como função combater as bactérias. Altamente especializados eles destroem as mesmas por meio de fagocitose (englobamento e digestão de partículas).

Os eosinófilos são caracterizados por possuírem dois lóbulos conectados e apresentam muitos grânulos em seu citoplasma. Representam de 1 a 5% dos leucócitos. São responsáveis pelo combate a parasitas e processos alérgicos.

Os basófilos são caracterizados por possuírem um núcleo em formato irregular e apresentar em seu citoplasma vários grânulos grandes. É o tipo menos comum de leucócitos, representando 2% ou menos. Tem a função de atuarem em processos alérgicos e infecções crônicas.

Os monócitos são os maiores de todos os leucócitos, apresentam um núcleo com formato de U ou de rim. Representam de 3 a 10% de leucócitos. São responsáveis pelo combate de processos virais e bacterianos. Quando o sistema é invadido os monócitos são ativados e transformam-se em macrófagos que são capazes de fagocitar organismos invasores.

Os linfócitos são os menores de todos os leucócitos, seu núcleo ocupa quase toda sua célula. Representam de 15 a 45% dos leucócitos.

O linfócito B vai ao gânglio para produzir anticorpos e, retorna a corrente sanguínea onde libera os anticorpos que são responsáveis por neutralizar os vírus. Por fim os macrófagos eliminam os mesmos por meio de fagocitose.

O linfócito T é formado na medula vermelha, porém amadurece no Timo (órgão do sistema imune).As CD4 estimulam os linfócitos B a produzirem anticorpos. As CD8 atacam e destroem células tumorais e células infectadas por vírus.

Os macrófagos são importantes na regulação da resposta imune, são os primeiros a detectar e fagocitar microrganismos invasores. Transmitem as informações aos linfócitos CD4 que é estimulado a ativar outros tipos de linfócitos tais como: os linfócitos B e o CD8.

Os naturais killers (NK) apresentam a mesma função da CD4, que é de atacar células tumorais, podendo atacar diferentes tipos de células, porém não apresentam em sua membrana marcadores de superfícies que ocorrem nos linfócitos B e T.

A concentração de linfócitos no sangue depende da condição física do indivíduo, em casos de imunodeficiência a concentração é baixa (linfopenia), já quando há infecções ou rejeição a transplantes ela aumenta (linfocitose).

Células Sanguíneas
Células Sanguíneas

Camila Correia

Veja também

Algas Dinophytas

Algas Dinophytas

PUBLICIDADE O que são algas dinophytas? As algas dinófitas, pertencem ao Filo Dinophyta e a …

Endoderma

PUBLICIDADE Definição de endoderma Endoderma ou Endoderme é a mais interna das três camadas germinativas, …

Alelos Múltiplos

PUBLICIDADE O que são alelos múltiplos? Os alelos múltiplos ou polialelia são casos em que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.