Breaking News
Home / Biologia / Biogeografia

Biogeografia

PUBLICIDADE

A diversidade de seres não é a mesma em todos os lugares, algumas espécies são restritas a uma determinada área enquanto outras apresentam ampla distribuição. Para compreender os padrões e as relações que existem entre os seres e as áreas, surgiu a Biogeografia: ciência que estuda a distribuição dos seres vivos no planeta, disciplina que relaciona informações de diversas outras ciências tais como a Geografia, Ecologia, Evolução e Geologia.

Respondendo a partir dessa relação em diferentes escalas de análise desde a global como continentes a de uma pequena região. O estudo abrange distribuição espacial (área geográfica de ocorrência dos organismos), através do tempo (eventos históricos que influenciaram os padrões atuais), e forma (diversidade e/ou grupos de organismos) com o objetivo de entender os processos e padrões de organização.

Exemplos dos estudos:

Biogeografia fenotípica: área de distribuição individual.

Biogeografia de dispersão ou filogenética: composição e relação das regiões. Origem e história de dispersão.

Biogeografia Vicariante e Panbiogeografia: área de distribuição de organismo de filogenia distinta (história evolutiva).

A Biogeografia se divide em:

Biogeografia ecológica: estudo dos processos ecológicos que atuam na interação entre organismos e meio ambiente em um curto espaço de tempo. Analisa variação de comportamento e fisiologia de espécies vivas esuas adaptações ás condições atuais do meio.

Biogeografia histórica: atuam em uma escala de tempo maior, estudam as influências que ocorreram nas mudanças das regiões,buscando reconstruir a origem, dispersão e extinção de táxons e biotas (conjunto de seres vivos de um ecossistema). Explica a distribuição dos organismos através de fatores históricos e, avaliam as causas das variações e sua evolução ao longo do tempo geológico.

Biogeografia
Mapa ilustrando as duas hipóteses sobre a origem dos grupos de mamíferos na América do Sul.

Importante para se compreender a forma como as espécies estão distribuídas pelas diferentes regiões, e as relações que existem entre os seres vivos e os componentes do meio como: clima, relevo, solo, hidrografia, entre outros.

Os estudos biogeográficos estão comprometidos com o entendimento da relação sociedade/natureza visando fornecer elementos para um uso racional dos bens naturais, contribuindo no entendimento dos processos de degradação. A partir dessa compreensão que se dá condições de contribuir para a manutenção dos diversos ecossistemas ameaçados.

Camila Correia

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Plastos

Plastos

PUBLICIDADE O que são plastos? Os plastos ou plastídeos são organelas de dupla membrana encontrados …

Plantas Tóxicas

Plantas Tóxicas

PUBLICIDADE O que são plantas tóxicas? As plantas tóxicas também chamadas de plantas venenosas contêm …

Plantas Carnívoras

Plantas Carnívoras

PUBLICIDADE O que são plantas carnívoras? As plantas carnívoras são definidas como plantas que atraem, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.