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Plano transversal

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Definição

plano transversal é uma linha divisória imaginária que separa as seções anterior e posterior do corpo. Também se pode dizer que o plano transversal é perpendicular ao plano sagital e ao plano frontal ou coronal.

Ambos os planos correm com o eixo longitudinal do corpo, enquanto o plano transversal corre perpendicular ao eixo longitudinal.

Nos seres humanos, o plano transversal ainda corta o eixo longitudinal da mesma maneira, mas, diferentemente de outros animais, os seres humanos são orientados verticalmente e não horizontalmente.

Isso significa que, embora o plano transversal seja geralmente exibido na posição oposta nos diagramas, ele ainda é perpendicular ao eixo longitudinal.

O plano transversal ainda separa a porção anterior do corpo da porção posterior.

Na anatomia humana o plano transversal é qualquer plano que divide o corpo em partes superior e inferior, aproximadamente perpendicular à coluna vertebral.

O que é o plano transversal?

O plano transversal é um plano de movimento usado na anatomia para descrever movimentos em torno de um eixo vertical.

No corpo humano, esse eixo é mais frequentemente a coluna vertebral e o plano transversal é o local onde ocorrem os movimentos ao redor da coluna.

Um exemplo desse movimento é a rotação do tronco ou a torção da cintura de um lado para o outro.

Outro exemplo, mas em um eixo vertical diferente, é a mosca torácica, uma abdução e adução horizontal na qual os dois braços são mantidos à frente na altura dos ombros, movidos horizontalmente para fora de cada lado e depois reunidos.

Um dos três planos através dos quais o corpo se move, o plano transversal é tipicamente representado como um plano horizontal dividindo o corpo na parte superior dos quadris, de modo que o corpo seja dividido em metades superior e inferior, ou superior e inferior.

Outros planos de movimento incluem o plano sagital e o plano frontal.

O movimento no plano sagital, que separa o corpo em metades esquerda e direita, ocorre de frente para trás; exemplos são caminhar ou realizar bíceps.

No plano frontal, o movimento ocorre perpendicular ao plano sagital, pois ocorre de um lado para o outro. O plano frontal separa o corpo nas metades da frente e de trás, e exemplos de movimento do plano frontal incluem aumentos laterais dos ombros e os pulmões laterais.

Em relação aos planos sagital e frontal, o movimento no plano transversal é frequentemente mais complexo e às vezes ocorre em combinação com o movimento sagital e/ou no plano frontal.

Como todo movimento no plano transversal ocorre em torno de um eixo vertical, normalmente envolve uma rotação. O mais simples desses movimentos é a rotação do tronco, em que o corpo está parado e os músculos abdominais e das costas são usados para girar o tronco na cintura.

Outro exemplo é a rotação da perna na articulação do quadril: quando a perna está pendurada verticalmente sob o corpo e girada interna e externamente no quadril, esse movimento está ocorrendo no plano transversal.

Um exemplo mais complexo de movimento do plano transversal seria arremessar em um ângulo de 45 graus enquanto cortava uma bola medicinal no joelho da frente. Sair em um ângulo de 45 graus, em vez de seguir para frente ou para o lado, significa que o movimento está ocorrendo nos planos frontal e sagital à medida que o corpo viaja pelo espaço.

Trazer os braços em um movimento circular e girar o torso para cortar a bola além do joelho dianteiro é uma ação que está ocorrendo no plano transversal, mesmo quando o corpo se move através de outros planos.

O que é um plano sagital?

O plano sagital é uma linha imaginária que divide o corpo em faixas esquerda e direita, como linhas de longitude em um mapa.

Na anatomia, é usado para descrever a colocação de partes do corpo. O plano mediana, por exemplo, divide o corpo exatamente ao meio e geralmente é chamado de linha média.

Para a maioria das pessoas, o nariz e a coluna estão no plano mediana.

Planos parasagitais são planos paralelos à linha média. O coração geralmente fica em um plano parasagital à esquerda da linha média.

Partes do corpo individuais também podem ser divididas em seções da linha média e parasagital. Ao dissecar um cérebro, um neurocientista pode cortar ao longo de um plano parasagital em um dos hemisférios para chegar a um cluster específico de neurônios.

Os analistas de movimento usam o plano sagital para descrever o movimento que ocorre nesse plano. O movimento que ocorre neste plano avança e retrocede.

Por exemplo, uma pessoa geralmente caminha no plano sagital quando caminha para o seu destino. Um caranguejo andando de lado, no entanto, não está se movendo no plano sagital, mas no plano horizontal.

Um salto direto para o ar ocorre no plano vertical. Alguns movimentos acontecem em vários planos. Um jogador de basquete que pula para a cesta está se movendo para frente e para cima, de modo que o jogador está se movendo nos planos sagital e vertical.

Os exercícios no plano sagital incluem qualquer exercício com um componente para frente e para trás, como abdominais, flexões de braço ou pulmões.

Esses exercícios naturalmente fortalecem os músculos que correm pela frente e por trás do corpo. O bíceps pode ser fortalecido através de flexões de braço, enquanto o tríceps pode ser construído através de extensões de braço para trás. As abdominais fortalecem os músculos abdominais e lombares, enquanto os pulmões desenvolvem os músculos quadríceps, isquiotibiais e glúteos, além dos bezerros.

Alongamentos no plano sagital trabalham músculos e tendões semelhantes. Para esticar os flexores do quadril, tente uma estocada profunda ou uma divisão. Estique as panturrilhas colocando um pé atrás do outro, endireitando a perna traseira e dobrando a frente um pouco. Os isquiotibiais podem ser esticados sentados no chão, com as pernas estendidas para a frente. Para aprofundar o alongamento, incline-se para a frente a partir da cintura, com os braços estendidos e as mãos alcançando os pés. É difícil alongar os músculos do braço, mas torcer a coluna e alcançar um braço para a frente e o outro para trás pode aquecer muito bem os bíceps e tríceps.

O que é um plano coronal?

O plano coronal é um plano que divide o corpo verticalmente em seções anterior e posterior, ou frontal e traseira.

Também conhecido como plano frontal, é usado na anatomia para descrever movimentos que são realizados em ambos os lados do corpo.

Em outras palavras, movimentos que ocorrem de um lado para o outro e não da frente para trás, como ao elevar os braços lateralmente à altura dos ombros, ocorrem no plano coronal.

Também pode ser usado como uma referência anatômica para ilustrar onde uma determinada parte do corpo está situada em relação a outra.

Um dos três planos pelos quais o corpo se move, o plano coronal é representado em ilustrações anatômicas como um plano vertical dividindo o corpo como uma folha de vidro, de modo que o corpo seja separado visualmente nas metades anterior e posterior.

Outros planos de movimento incluem os planos sagital e transversal.

O movimento no plano sagital – também um plano vertical, mas que divide o corpo em seções esquerda e direita – ocorre de frente para trás, como caminhar ou realizar curvas de bíceps.

O plano transversal, por outro lado, é um plano horizontal que corta o corpo em seções superior e inferior, ou superior e inferior. O movimento no plano transversal é circular e ocorre em torno de um eixo vertical, como na rotação do tronco ao redor da coluna vertebral ou aproximando os braços em uma mosca no peito.

Embora grande parte do movimento humano ocorra no plano sagital, como caminhar, andar de bicicleta ou levantar objetos na frente do corpo, o movimento do plano coronal é bastante comum na vida cotidiana.

Inclinar-se para o lado para pegar uma maleta e estender a mão para destrancar a porta do carro por dentro é um exemplo de movimento neste avião.

Muitos dos músculos do corpo são especializados em movimentos do plano coronal e geralmente estão localizados nas laterais do corpo. Estes incluem, mas não estão limitados aos deltóides, encontrados no topo dos ombros e que levantam os braços para os lados; o quadratus lombar, encontrado em ambos os lados do tronco e que permite a flexão lateral ou flexão lateral do tronco; e o glúteo médio, localizado em ambos os lados do quadril e que auxilia na abdução do quadril ou no levantamento da perna para o lado.

Muitos programas cardiovasculares e de treinamento de força negligenciam o treinamento no plano coronal. Caminhar, correr, andar de bicicleta e subir escadas só ocorrem de frente para trás.

Da mesma forma, os músculos comumente treinados na sala de musculação incluem tórax, bíceps, abdominais e quadríceps, que controlam amplamente o movimento do plano sagital.

A incorporação de exercícios como pulmões laterais, caminhada lateral com uma faixa de resistência, tábuas laterais e elevações laterais dos ombros garante que esses músculos recebam tratamento igual e que o corpo não sofra desequilíbrios musculares.

Planos do corpo

Plano Coronal (Plano Frontal) – Um plano vertical que corre de um lado para o outro; divide o corpo ou qualquer uma de suas partes em porções anterior e posterior.

Plano Sagital (Plano Lateral) – Um plano vertical que corre da frente para trás; divide o corpo ou qualquer uma de suas partes nos lados direito e esquerdo.

Plano Axial (Plano Transversal) – Um plano horizontal; divide o corpo ou qualquer uma de suas partes em partes superiores e inferiores.

Plano mediano – plano sagital através da linha mediana do corpo; divide o corpo ou qualquer uma de suas partes em metades direita e esquerda.

Plano transversal

Plano transversal

Fonte: biologydictionary.net/training.seer.cancer.gov/www.physical-solutions.co.uk/www.bexhillacademy.org/www.bbc.co.uk/www.wisegeek.org/teachmeanatomy.info/embryology.med.unsw.edu.au/cnx.org

 

 

 

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