Breaking News
Home / Biologia / Teoria do Encaixe Induzido

Teoria do Encaixe Induzido

PUBLICIDADE

O que é a teoria do encaixe induzido?

A teoria do encaixe induzido foi proposta por Koshland e colaboradores em 1958 e diz que a interação entre a enzima e o substrato não é um processo rígido e inflexível, e demonstra a capacidade da enzima de se adaptar ao substrato, permitindo que atinja a forma necessária para que o processo catalítico ocorra.

Segundo essa teoria a enzima não é uma estrutura rígida e pode mudar quando interage com o substrato, mostrando que ligantes e receptores não são tão rígidos como se imaginava, garantindo um melhor ajuste entre o sítio ativo e o substrato.

Quando o substrato interage com o sítio ativo da enzima surgem ligações que induzem mudanças que permitem que mais ligações sejam estabelecidas e o reconhecimento do substrato ocorra. A modificação gerada na enzima pode ser passada para enzimas próximas, o que garante a eficiência do processo.

Teoria do Encaixe Induzido

As enzimas são substâncias orgânicas proteicas de extrema importância para o funcionamento dos organismos vivos, atuando como catalisadoras das reações biológicas, acelerando a velocidade das mesmas sem interferir nos processos.

O substrato é um composto químico que sofre reação catalisada por uma enzima, ou seja, é o reagente sobre o qual uma determinada enzima age. O substrato liga-se a uma região específica da enzima denominada de sítio ativo, formando um complexo enzima-substrato e transformando-o em produto.

Considerava-se anteriormente que a enzima e o substrato complementavam-se de maneira rígida e, que a enzima encaixava-se perfeitamente em um substrato específico, o que garantia a especificidade de cada uma delas, não havendo nenhuma flexibilidade entre os mesmos.

Esse modelo é conhecido como “chave-fechadura” e, foi proposto por Emil Fischer em 1894, esse modelo ainda é apresentado em alguns livros didáticos, porém pesquisas mostram que a enzima não é uma estrutura rígida como descrito em tal modelo. Nas pesquisas acadêmicas, ocorre uma grande aceitação da teoria do encaixe induzido.

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Eritropoetina

PUBLICIDADE O que é A eritropoetina é um hormônio produzido nos rins. A existência desse …

Teste de Schilling

PUBLICIDADE Definição O teste de Schilling é uma investigação médica usada para pacientes com deficiência …

Prostaglandina

PUBLICIDADE Definição As prostaglandinas são um grupo de lipídios produzidos em locais de dano ou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.