Breaking News
Home / Biologia / Teoria do Encaixe Induzido

Teoria do Encaixe Induzido

PUBLICIDADE

O que é a teoria do encaixe induzido?

A teoria do encaixe induzido foi proposta por Koshland e colaboradores em 1958 e diz que a interação entre a enzima e o substrato não é um processo rígido e inflexível, e demonstra a capacidade da enzima de se adaptar ao substrato, permitindo que atinja a forma necessária para que o processo catalítico ocorra.

Segundo essa teoria a enzima não é uma estrutura rígida e pode mudar quando interage com o substrato, mostrando que ligantes e receptores não são tão rígidos como se imaginava, garantindo um melhor ajuste entre o sítio ativo e o substrato.

Quando o substrato interage com o sítio ativo da enzima surgem ligações que induzem mudanças que permitem que mais ligações sejam estabelecidas e o reconhecimento do substrato ocorra. A modificação gerada na enzima pode ser passada para enzimas próximas, o que garante a eficiência do processo.

Teoria do Encaixe Induzido

As enzimas são substâncias orgânicas proteicas de extrema importância para o funcionamento dos organismos vivos, atuando como catalisadoras das reações biológicas, acelerando a velocidade das mesmas sem interferir nos processos.

O substrato é um composto químico que sofre reação catalisada por uma enzima, ou seja, é o reagente sobre o qual uma determinada enzima age. O substrato liga-se a uma região específica da enzima denominada de sítio ativo, formando um complexo enzima-substrato e transformando-o em produto.

Considerava-se anteriormente que a enzima e o substrato complementavam-se de maneira rígida e, que a enzima encaixava-se perfeitamente em um substrato específico, o que garantia a especificidade de cada uma delas, não havendo nenhuma flexibilidade entre os mesmos.

Esse modelo é conhecido como “chave-fechadura” e, foi proposto por Emil Fischer em 1894, esse modelo ainda é apresentado em alguns livros didáticos, porém pesquisas mostram que a enzima não é uma estrutura rígida como descrito em tal modelo. Nas pesquisas acadêmicas, ocorre uma grande aceitação da teoria do encaixe induzido.

Camila Correia

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Replicação Viral

Replicação Viral

PUBLICIDADE Definição Como o vírus não possui estrutura celular, o processo de reprodução em vírus …

Gêmeos Fraternos

Gêmeos Fraternos

PUBLICIDADE O que são gêmeos fraternos? Os gêmeos fraternos ou dizigóticos são provenientes de óvulos diferentes. …

aspirina

Antipirético

PUBLICIDADE Antipirético: Algo que reduz a febre. Existem 3 classes de medicamentos antipiréticos vendidos sem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.