Breaking News
Home / Biologia / Melanina

Melanina

PUBLICIDADE

Você já deve ter esbarrado nesse nome por aí, certo? Interessante se pararmos pra pensar que esse é o nome de algo microscópico que causa tanto incomodo em algumas pessoas pelo falto de terem quantidade de melanina diferente. Pois é, as pessoas preconceituosas, julgam as pessoas com base no fenótipo, geralmente associados à quantidade de melanina. Mas o que é isso?

O que é melanina?

Melanina é um pigmento, que são basicamente responsáveis pela cor no nosso corpo. A cor não se limita a pele, mas aos olhos, cabelo, entre outros. As duas formas de melanina são chamadas de eumelanina e feomelanina, sendo a primeira em tons de marrom e preto, e a segunda tons de vermelho e amarelo. O pigmento é produzido por um grupo celular especializado, chamado melanócitos.

Melanina

Qual a diferença das cores de pele?

A quantidade de melanina é baseada na genética, e herdada. Existem diferentes tipos de melanina presentes nas pessoas. Isso explica porque toda a população não tem a mesma cor de pele ou a mesma cor dos olhos ou mesmo o mesmo cabelo. Isso reforça que não há pessoas diferentes, mas sim composições genéticas diferentes.

As áreas geográficas também determinam a quantidade e o tipo de melanina de uma determinada população, por seleção natural, as pessoas com mais melanina tendem a ser mais protegidas em áreas com incidência solar muito alta por exemplo, isso está ligado então as adaptações dos seres vivos ao ambiente, e não há argumentos preconceituosos e racistas.

Curiosidades

Existem doenças relacionadas a alteração do nível de melanina na pele. As alterações mais comuns são o albinismo, vitiligo, melasmas e alterações causadas por lesão na pele.

O albinismo é uma alteração hereditária, em que não se forma melanina. O vitiligo é uma alteração em que ocorre a perca de melanócitos e produz manchas lisas e brancas na pele. Melasmas são placas sobre a pele que são hiperpigmentadas de cor castanho escuro. E lesões cutâneas como queimaduras, podem causar a perca de pigmentos.

Por Ana Rosa Calheiro Luz

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Evolução Convergente

Evolução Convergente

PUBLICIDADE Definição de Evolução Convergente Evolução convergente é o processo no qual organismos que não estão …

Hominídeos

PUBLICIDADE As definições recentes mais usadas são: Hominídeo – o grupo que consiste em todos …

Polipeptídeo

PUBLICIDADE Definição Os polipeptídeos ajudam a formar proteínas ligando vários aminoácidos. As proteínas são criadas …

Um comentário

  1. Excelente portal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.