Breaking News
Home / Biologia / Melanina

Melanina

PUBLICIDADE

Você já deve ter esbarrado neste nome por aí, certo?

Interessante se pararmos pra pensar que esse é o nome de algo microscópico que causa tanto incomodo em algumas pessoas pelo falto de terem quantidade de melanina diferente.

Pois é, as pessoas preconceituosas, julgam as pessoas com base no fenótipo, geralmente associados à quantidade de melanina. Mas o que é isso?

Melanina – O que é

Melanina é um pigmento, que são basicamente responsáveis pela cor no nosso corpo. A cor não se limita a pele, mas aos olhos, cabelo, entre outros.

As duas formas de melanina são chamadas de eumelanina e feomelanina, sendo a primeira em tons de marrom e preto, e a segunda tons de vermelho e amarelo.

O pigmento é produzido por um grupo celular especializado, chamado melanócitos.

MelaninaMelanina

Qual a diferença das cores de pele?

A quantidade de melanina é baseada na genética, e herdada. Existem diferentes tipos de melanina presentes nas pessoas. Isso explica porque toda a população não tem a mesma cor de pele ou a mesma cor dos olhos ou mesmo o mesmo cabelo. Isso reforça que não há pessoas diferentes, mas sim composições genéticas diferentes.

As áreas geográficas também determinam a quantidade e o tipo de melanina de uma determinada população, por seleção natural, as pessoas com mais melanina tendem a ser mais protegidas em áreas com incidência solar muito alta por exemplo, isso está ligado então as adaptações dos seres vivos ao ambiente, e não há argumentos preconceituosos e racistas.

Melanina – Curiosidades

Existem doenças relacionadas a alteração do nível de melanina na pele. As alterações mais comuns são o albinismo, vitiligo, melasmas e alterações causadas por lesão na pele.

O albinismo é uma alteração hereditária, em que não se forma melanina. O vitiligo é uma alteração em que ocorre a perca de melanócitos e produz manchas lisas e brancas na pele.

Melasmas são placas sobre a pele que são hiperpigmentadas de cor castanho escuro. E lesões cutâneas como queimaduras, podem causar a perca de pigmentos.

Melanina – Pigmento

Também chamada de pigmento, a melanina é uma substância que dá à pele e aos cabelos sua cor natural. Também dá cor à íris do olho, penas e escamas. Em humanos, aqueles com pele mais escura têm maiores quantidades de melanina. Em contraste, aqueles com menos pigmento têm uma coloração de pele mais clara ou mais clara.

melanina, às vezes chamada de substância química, é formada como parte do processo de metabolização de um aminoácido chamado tirosina. Na pele, a melanina é formada por células chamadas melanócitos.

Certas condições médicas, como o albinismo, estão associadas à falta de melanina. O albinismo é uma condição marcada pela ausência de uma quantidade normal de pigmento no corpo. Animais, humanos e até plantas podem ter albinismo.

O albinismo existe em uma série de variações. Dependendo do tipo de albinismo, a pele, o cabelo e os olhos podem ser afetados. Na verdade, o albinismo ocular afeta não apenas a cor dos olhos, cabelo e pele, mas também resulta em visão deficiente. Além disso, alguns tipos de deficiência de melanina estão associados ao aumento das taxas de mortalidade.

melanina oferece muitos benefícios aos seres humanos. Um dos benefícios mais reconhecidos envolve os raios ultravioleta do sol. A melanina oferece uma proteção natural contra os efeitos nocivos desses raios.

No entanto, ele não oferece proteção total do sol, e os indivíduos com tons de pele mais escuros ainda correm o risco dos raios solares prejudiciais.

Geralmente, aqueles com tons de pele mais escuros e mais melanina são capazes de tolerar a exposição ao sol por horas sem se queimar. Por outro lado, uma pessoa com pele mais clara pode ter queimaduras solares após passar apenas alguns minutos ao sol do meio-dia.

O câncer de pele está diretamente relacionado à exposição ao sol e à presença de quantidades menores de pigmentos. A exposição ao sol já foi associada à catarata.

Uma mão com uma distribuição irregular de melanina

melanina também é um mecanismo para absorver o calor do sol. Esse propósito é de particular importância para animais de sangue frio. Cobras, lagartos, certos tipos de peixes e uma grande variedade de outros animais dependem de seus arredores, incluindo os raios do sol, para estabelecer e manter sua temperatura corporal.

Também importante para a nitidez da visão, a melanina serve para minimizar o número de feixes de luz que entram no olho. Também permite a absorção da luz difusa dentro do olho. Desta forma, a pigmentação permite uma visão mais apurada.

Fonte: Ana Rosa Calheiro Luz

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Um comentário

  1. Excelente portal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.