Definição de Ecologia Global

A ecologia global é o estudo das interações entre os ecossistemas da Terra, terra, atmosfera e oceanos.

A ecologia global é muito importante porque é usada para entender as interações em grande escala e como elas influenciam o comportamento de todo o planeta, incluindo as respostas da Terra às mudanças futuras.

A ecologia global é um subcampo da ecologia que lida com a relação dos organismos uns com os outros e com seu ambiente em uma escala global.

A ecologia global é principalmente importante para a compreensão de todos os ecossistemas que afetam o globo inteiro. Isso inclui todos os diferentes biomas, com considerações de aspectos como clima e outras geografias ambientais.

Isso significa que a ecologia global leva em consideração a biosfera do mundo inteiro enquanto considera todos os organismos vivos desde o microscópico até as formas de vida superiores, os ambientes em que eles deixam, as interações que têm uns com os outros, as influências que seus ambientes têm nessas interações e vícios vice-versa e, finalmente, como eles estão todos interconectados sob o fundamento comum de que todos compartilham um único planeta – a Terra.

O que é Ecologia Global?

Ecologia é o estudo de como os organismos interagem uns com os outros e com seus arredores em um determinado ambiente.

Ecologistas passam suas vidas compilando dados sobre ecossistemas, fornecendo dados valiosos tanto para o mundo científico quanto para o mundo mais amplo sobre como as espécies estão sobrevivendo e o que está acontecendo com o meio ambiente.

Embora muitos ecologistas optem por se especializar em um determinado tipo de ecossistema, como ecologia marinha ou ecologia de água doce, esses ecossistemas não existem no vácuo.

O planeta Terra é um vasto ecossistema em si, e a ecologia global é o estudo de como todos os organismos interagem e sobrevivem em seu ambiente planetário.

Desde os primeiros dias do estudo científico, foram feitas tentativas para observar e relatar a flora e a fauna de cada ecossistema.

Com os avanços dos séculos 20 e 21 em viagens, tecnologia e comunicação, os cientistas de campo conseguiram compartilhar os dados coletados com velocidade e precisão quase impossíveis.

Como muitos governos e grupos influentes concentraram sua atenção na criação do conceito de uma comunidade global, muitas pessoas começaram a pensar no planeta como um ecossistema interdependente digno de estudo.

Esses avanços criaram uma mudança de pensamento que contribuiu para a criação de muitos centros altamente financiados e elogiados pela ecologia global, como o Carnegie Department of Global Ecology da Stanford University (Departamento de Ecologia da Universidade de Stanford global Carnegie).

ecologia global é uma forma de ciência extremamente complexa que requer um amplo espectro de conhecimento.

Se for aceito que o planeta é um sistema interdependente, todos os aspectos de cada ecossistema local devem ser considerados para a compreensão completa de um problema.

Por exemplo, se um projeto de extração de madeira ou mineração começa em uma extremidade de um rio, os ecologistas globais podem olhar não apenas para os efeitos localizados, mas como o escoamento afetaria todo o rio, ecossistemas bem rio abaixo e até mesmo a possível poluição adicionada a o oceano no fim do rio.

Além disso, os cientistas podem estudar como a poluição adicionada afetaria a composição do ar, até que ponto os fumos ou gases podem subir, se os vapores prejudiciais podem ser absorvidos pelas nuvens e onde a chuva contaminada pode cair.

Claramente, os ecologistas globais precisam de uma quantidade enorme de dados de estudos especializados para conduzir seu trabalho. Manter o controle sobre as questões ambientais de toda a Terra, como a redução da camada de ozônio, exige dezenas, senão centenas de pesquisadores de campo dedicados, obtendo informações em diferentes áreas ao redor do globo.

Embora seja uma forma relativamente nova de pesquisa, a ecologia global pode capitalizar e até mesmo inventar novas tecnologias para melhorar a velocidade da comunicação e o compartilhamento de dados, e até mesmo aumentar o relacionamento com outras nações por meio da colaboração científica.

Alguns críticos consideram a ecologia global fortemente inclinada para os ambientalistas e anti-indústria por natureza. Como uma ciência séria, a ecologia global é motivada principalmente pela busca de dados, ao invés de preocupações políticas ou mesmo ambientais, mas por natureza tem certas implicações consistentes com uma posição ambientalista.

A maioria das pesquisas sobre ecologia global sugere que nenhuma parte do mundo é dispensável; que para proteger os humanos, as pessoas devem proteger a Terra.

Ecologia Global e Biogeografia

Ecologia Global

Ecologia Global e Biogeografia centra-se no campo emergente da macroecologia: o amplo estudo, padrões consistentes em características ecológicas de organismos e ecossistemas.

Ecologia Global – Ecossistema

Ecologia Global

Se a ciência da ecologia demonstrou alguma coisa, foi esta: nenhum ato cai no isolamento ou no esquecimento. Tudo está entrelaçado e responsivo, com todos os processos naturais intimamente ligados em um ecossistema global precisamente equilibrado.

Cada espécie, cada criatura, cada órgão, cada célula, está perfeitamente sintonizado e adaptado ao seu ambiente natural e, ainda assim, cada um tem seu papel significativo na criação das condições ambientais precisas para a próxima célula, o próximo órgão, a próxima criatura e a biosfera como um todo.

O equilíbrio natural dos ecossistemas é tão bem ajustado que uma pequena mudança em apenas um componente, seja a camada de ozônio, os níveis de dioxina, a área da floresta tropical ou a sobrevivência da baleia azul, pode ter um impacto tremendo, direta ou indiretamente, no aparentemente sistemas não relacionados, mesmo na metade do mundo.

Um exemplo clássico é a história do antigo inseticida DDT. Uma pequena quantidade entrou na água e foi absorvida pela alimentação do Tiny shrimp (camarão minúsculo). Estes eram comidos por peixes pequenos, que por sua vez eram comidos por peixes maiores. Pássaros predadores como águias-pescadoras, águias ou pelicanos comeram os peixes e – como o mundo ficou surpreso em ouvir no final dos anos 1960 – os pássaros não se reproduziam por causa do DDT espalhado em mosquitos a centenas de quilômetros de distância.

O problema era que em cada elo dessa cadeia alimentar, o DDT estava se tornando cerca de dez vezes mais concentrado nos animais.

Então, o que começou como partes por milhão na água acabou como uma porcentagem mortal em cascas de ovos de pássaros.

Então, é claro, estão as catástrofes ambientais demasiadamente frequentes precipitadas por crimes humanos relativamente pequenos, como derramamentos de óleo no oceano, Chernobyl e assim por diante.

Um fenômeno mais positivo é o movimento ambiental, onde um número surpreendentemente pequeno de ativistas otimistas conseguiu galvanizar e redirecionar empresas, setores industriais e até sociedades inteiras para reciclar, conservar recursos naturais e reduzir o desperdício e a poluição.

Em apenas algumas décadas, o movimento ambientalista se tornou literal e figurativamente um movimento popular, e os políticos em todo o mundo estão se tornando mais verdes.

Como diz a máxima: “Onde as pessoas liderarem, os líderes o seguirão.” Nos últimos anos, vimos a Comissão Bruntland da ONU sobre desenvolvimento sustentável, os acordos de Montreal sobre gases de efeito estufa e a cúpula do Brasil, onde em cada caso cerca de 100 líderes nacionais alcançaram consenso sobre os principais problemas ambientais globais e o que é necessário ser feito para remediá-los.

Tudo isso foi realizado em uma premissa única e simples. Cada pequena atividade privada é essencial para restaurar os ambientes naturais do mundo a um estado saudável.

O conceito de “Pense globalmente, aja localmente” não começa nem termina com o movimento ambientalista. Está na Torá há milhares de anos.

Mais de 800 anos atrás, o grande Maimônides escreveu em sua Mishneh Torá:

Portanto, cada pessoa deve continuamente se considerar como se fosse igualmente equilibrada entre mérito e culpa. Da mesma forma, o mundo inteiro é meio merecedor e meio culpado. Se ele fizer um movimento errado, ele põe a balança para si mesmo e para o mundo inteiro para o lado da culpa e causa destruição para si mesmo. Quando ele obedece a um Mandamento, ele põe a si mesmo e ao mundo inteiro para o lado do mérito, salvando assim a si mesmo e ao mundo do mal (Mishneh Torah, Hilkhot Tshuva 3: 4).

Historicamente, essas declarações foram tomadas com base apenas na fé. Nas gerações anteriores, ninguém podia realmente ver ou entender como este vasto mundo poderia responder aos pequenos atos locais de uma única pessoa.

Somente em nossa geração esse princípio se tornou uma realidade prática e evidente em nosso dia a dia. O planeta Terra se tornou uma aldeia global onde a parte pode afetar instantaneamente o todo, não apenas por meio da ecologia global, mas também por meio da comunicação global, economia global e política global.

O ponto principal tanto nas ciências naturais quanto na vida da Torá é que em todos os atos, palavras e até mesmo pensamentos humanos, a pessoa é livre para escolher entre caminhos alternativos que levam ao fracasso pessoal e desastre ecológico (Deus não o permita) por um lado, ou sucesso pessoal e bem-estar global, por outro.

Fonte: www.eolss.net/study.com/www.uva.nl/www.biologyonline.com/ascentofsafed.com/www.wisegeek.org/www.conserve-energy-future.com/www.semesteratsea.org/www.scijournal.org