Breaking News
Home / Biologia / Minhocas

Minhocas

PUBLICIDADE

O que são minhocas?

As minhocas são vermes pertencentes ao grupo dos anelídeos, e são muito importantes para o solo. Elas passam a vida inteira o perfurando e preferem os solos úmidos e bem arejados. Se alimentam de matéria orgânica morta e minerais, além de temperatura do solo um pouco mais amena, por volta de dez graus.

As minhocas não sobrevivem em solos com pouca umidade e altas ou baixas temperaturas. Em caso de solos compactados, congelados ou secos, as minhocas tentam penetrar em profundidades maiores para encontrar por melhores condições de sobrevivência, caso contrário elas morrem.

Minhocas

Esse tipo de anelídeo promove o transporte do solo fundo para a superfície e vice-versa, e favorece a estrutura, pois o solo que a minhoca consome é transformado em pequenos agradados arredondados por meio dos seus excrementos. Esses dejetos servem de adubo natural, chamado de húmus, rico em nutrientes para as plantas.

O excremento das minhocas têm mais matéria orgânica, mais nutrientes, menos acidez e maior capacidade de troca de cátions que o próprio solo que ingeriram. Por isso, sua presença indica um solo saudável.

A influência das minhocas é importantíssima para a agricultura em países tropicais, pois os solos dessas regiões são naturalmente mais pobres em nutrientes que os das regiões de clima mais frio.

As minhocas ajudam o homem em diversas áreas como: agricultura, culinária, ecologia, medicina, geologia, arqueologia dentre outras.

Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Interfase

Interfase

PUBLICIDADE Definição de Interfase Antes que uma célula possa se reproduzir, ela precisa executar uma …

Um exemplo importante de dissacarídeos é a Lactose.

Dissacarídeos

PUBLICIDADE Definição dos Dissacarídeos Os dissacarídeos, também chamado de açúcar duplo, é uma molécula formada por …

Pomologia

PUBLICIDADE Definição de Pomologia Pomologia é a ciência do cultivo de frutas. É um ramo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.