Breaking News
Home / Biologia / Mimetismo

Mimetismo

O que é Mimetismo?

PUBLICIDADE

Ao falarmos em Mimetismo, estamos nos referindo a uma adaptação complexa dos seres vivos, que envolve genética, ecologia, comportamento, comunicação, entre outros aspectos da biologia.

Por meio desta adaptação, alguns seres vivos conseguem mimetizar outros seres de outra espécie. Geralmente, a semelhança física ou de comportamento, está presente em uma espécie que imita uma outra, sendo que a espécie imitada é aquela que apresenta características nocivas.

É importante ressaltar que o mimetismo é diferente da camuflagem. No caso da camuflagem, ela está relacionada a seres vivos que conseguem permanecer indistintos ao ambiente que os cerca. Já no mimetismo, trata-se de uma adaptação que os seres vivos se exibem, porém “enganam” os predadores, ao se passar por algo que não são.

Há alguns tipos de mimetismo, como o batesiano e o Mülleriano.

O mimetismo batesiano está presente quando a espécie mimética (aquela que imita) e o modelo (aquele que é imitado) dividem o mesmo espaço geográfico, porém eles não interagem. Vale lembrar que, nesta configuração, o animal modelo encontra-se em maior abundância, quando relacionado ao animal mimético. Assim o predador evitaria predar o indivíduo mimético, ao pensar que ele é o indivíduo modelo. Ou seja: uma espécie inofensiva mimetiza uma espécie perigosa e, com isso, evitaria ser atacada pelo predador. Como exemplo, podemos citar a coral falsa e a coral verdadeira.

Já no mimetismo Mülleriano, trata-se de um mimetismo em que duas ou mais espécies, e que não estão relacionadas entre si, compartilham certas características, além de compartilharem predadores. Neste caso, as espécies contam com coloração de advertência e proteção, são igualmente abundantes e a semelhança entre as formas não é necessariamente tão exata como no mimetismo batesiano.

Como exemplo de mimetismo Mülleriano temos a lagarta Eucheliajacobaea, que conta com faixas amarelas e negras. Ela apresenta secreções nauseabundas na derme. Algumas vespas trazem o mesmo padrão de coloração e tem um gosto nauseabundo. As aves, ao se alimentarem destes insetos e, portanto, terem tido experiências não agradáveis com lagartas ou vespas, acabam por rejeitar insetos com este padro cromático.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

CASSINI, Sérgio Túlio. Ecologia: conceitos fundamentais. 2005.

SOARES, G. DELFINA, C. Entre cobras, lagartas e cacatuas – estratégias da natureza que confundem e surpreendem. Disponível em <www.dicyt.com/viewNews.php?newsId=29270>. Acesso em 07/08/17

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Síntese de Proteínas

PUBLICIDADE O que é a síntese de proteínas? A síntese de proteínas é um processo …

Teoria do Encaixe Induzido

PUBLICIDADE O que é a teoria do encaixe induzido? A teoria do encaixe induzido foi proposta …

Sinalização Celular

PUBLICIDADE O que é sinalização celular? A sinalização celular é um processo de comunicação entre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.