Breaking News
Home / Biologia / Transporte Passivo

Transporte Passivo

PUBLICIDADE

O que é Transporte Passivo?

A membrana plasmática é a estrutura que está presente em todas as células vivas, tanto em células eucariontes, quanto procariontes. A membrana plasmática também está presente em células vegetais e animais. Ela é responsável por várias funções: revestimento, proteção, permeabilidade seletiva, reconhecimento celular, trocas gasosas, entre outras.

Quando falamos da membrana plasmática, não podemos esquecer de mencionar o Transporte Passivo, que nada mais é do que o nome dado à passagem de pequenas moléculas através da membrana, que ocorre naturalmente. Este tipo de transporte, por conta de suas características, não envolve o gasto energético.

O transporte passivo se dá, principalmente, pela diferença de pressão de difusão entre os líquidos que estão dos dois lados da membrana. Assim, o fluxo do soluto segue o gradiente de concentração, seguindo do mais concentrado para o menos concentrando, buscando sempre o equilíbrio. Há, desta forma, três tipos de transporte passivo: difusão simples, difusão facilitada e osmose.

Difusão Simples

Neste tipo de transporte passivo, o soluto segue das áreas de maior concentração para as de menor concentração. Desta forma, usando a pressão de difusão, o soluto se difunde pela membrana, sem qualquer tipo de trabalho feito pela célula e, portanto, sem gasto energético.

Difusão Facilitada

É o tipo de transporte de moléculas polares por meio de proteínas transportadoras. Estas proteínas, que estão nas membranas, são facilitadoras para o transporte.  A passagem se dá por meio de poros com afinidade pelo material transportado.

Osmose

Neste tipo de transporte, a água sempre vai se movimentar de forma livre, atravessando a membrana, do local com menor concentração de um soluto para o de maior concentração. Ou seja: a água vai do meio hipotônico (com menor concentração de um soluto) para um hipertônico (com maior concentração do soluto). Esta pressão, pela qual a água passa pela membrana plasmática, recebe o nome de pressão osmótica.

Transporte Passivo

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

ULRICH, A.H. Lipídeos, membrana e e transporte. Disponível em: <http://www2.iq.usp.br/docente/henning/Disciplinas/Bioquimica%20QBQ230N/aula_transporte.pdf>. Acesso 29/06/17.

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Replicação Viral

Replicação Viral

PUBLICIDADE Definição Como o vírus não possui estrutura celular, o processo de reprodução em vírus …

Gêmeos Fraternos

Gêmeos Fraternos

PUBLICIDADE O que são gêmeos fraternos? Os gêmeos fraternos ou dizigóticos são provenientes de óvulos diferentes. …

aspirina

Antipirético

PUBLICIDADE Antipirético: Algo que reduz a febre. Existem 3 classes de medicamentos antipiréticos vendidos sem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.