Breaking News
Home / Biologia / Transdução

Transdução

PUBLICIDADE

Definição

A transdução é a ação ou processo de transdução especialmente: a transferência de material genético de um microorganismo para outro por um agente viral.

Transdução é o processo pelo qual um vírus transfere material genético de uma bactéria para outra.

Os vírus chamados bacteriófagos são capazes de infectar células bacterianas e usá-las como hospedeiros para produzir mais vírus.

Após a multiplicação, esses vírus se reúnem e ocasionalmente removem uma parte do DNA bacteriano da célula hospedeira.

Mais tarde, quando um desses bacteriófagos infecta uma nova célula hospedeira, esse pedaço de DNA bacteriano pode ser incorporado ao genoma do novo hospedeiro.

Existem dois tipos de transdução: generalizada e especializada.

Na transdução generalizada, os bacteriófagos podem captar qualquer porção do genoma do hospedeiro.

Em contraste, com a transdução especializada, os bacteriófagos captam apenas porções específicas do DNA do hospedeiro.

Os cientistas aproveitaram o processo de transdução para introduzir de maneira estável genes de interesse em várias células hospedeiras usando vírus.

O que é transdução?

O termo “transdução” é usado de várias maneiras diferentes nas ciências.

A transdução é uma técnica de recombinação genética usada por bactérias para fins de aquisição e troca de material genético.

A transdução é uma das muitas maneiras pelas quais as bactérias podem evoluir para lidar com mudanças em seu ambiente e espalhar adaptações positivas.

Este termo significa “transferência” e pode ser usado para descrever a transmissão de sinais através do sistema nervoso, a transferência de elétrons e várias outras situações.

As bactérias podem transferir material genético de várias maneiras, incluindo a transferência vertical de genes, na qual o material genético é recombinado e passado para outra geração e a transferência horizontal de genes, na qual o material genético é trocado entre membros da mesma geração.

A transdução é um exemplo de uma técnica de troca horizontal, juntamente com transformação e conjugação.

Na transdução, um organismo chamado bacteriófago entra em uma bactéria, e a bactéria envia um pouco de seu DNA junto com o organismo como um caroneiro. Quando o bacteriófago se reproduz, esse DNA é transportado com ele e, portanto, transferido para outras bactérias na área quando estão infectadas.

Usando a transdução, uma bactéria pode trocar material genético com muitos outros sem precisar entrar em contato com eles.

Apenas certos bacteriófagos são capazes de facilitar a transdução.

Organismos especializados semelhantes também podem permitir que vírus utilizem a transdução para trocar material genético, e a transdução também pode ser usada para infectar as células de um organismo hospedeiro, como um humano, para que o genoma do organismo hospedeiro seja alterado nas células infectadas .

Para as bactérias, a transdução é muito importante, pois permite que os organismos evoluam dentro de uma geração viva. Isso significa que eles podem se adaptar rapidamente às mudanças de condições, como a introdução de um antibiótico, e explica por que algumas bactérias podem ser tão difíceis de tratar, porque, mesmo sendo bombardeadas com o tratamento, estão evoluindo e mudando.

Os outros métodos de transferência horizontal de genes são ligeiramente diferentes.

A transformação envolve a captação de material genético útil do ambiente circundante, uma característica usada por Escherichia coli, enquanto a conjugação envolve a transferência de material genético enquanto duas bactérias estão em contato físico entre si.

A transformação é muito útil para pesquisadores científicos, porque eles podem forçar as bactérias a absorver material genético que pode ser usado de várias maneiras.

Transdução – Processo

Transdução, um processo de recombinação genética em bactérias em que os genes de uma célula hospedeira (uma bactéria) são incorporados no genoma de um vírus bacteriano (bacteriófago) e depois transportados para outra célula hospedeira quando o bacteriófago inicia outro ciclo de infecção.

Na transdução geral, qualquer um dos genes da célula hospedeira pode estar envolvido no processo; na transdução especial, no entanto, apenas alguns genes específicos são transduzidos.

Foi explorada como uma técnica biológica molecular notável para alterar a construção genética de bactérias, para localizar genes bacterianos e para muitos outros experimentos genéticos.

Fonte: Editores Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Palinologia

PUBLICIDADE Palinologia é o estudo do pólen da planta, esporos e certos organismos microscópicos do plâncton (chamados coletivamente de palinomorfos) …

Bioindicador

Bioindicador

PUBLICIDADE Definição Um bioindicador são espécies cujo desaparecimento ou perturbação dá um aviso prévio da degradação de …

Diatomáceas

PUBLICIDADE As diatomáceas são fitoplâncton onipresente que representam a fonte primária de fotossíntese (e produção de oxigênio) …