Breaking News
Home / Biologia / Animais Homeotérmicos

Animais Homeotérmicos

PUBLICIDADE

O que são animais homeotérmicos?

Todas as características que adequam os possuidores de algo, são ditas como adaptativas e, permitem que os seres vivos desenvolvam certa harmonia com o ambiente, ajustando-se assim, para sua sobrevivência em um determinado local. Os seres vivos estão em constante adaptação ao meio. Algumas adaptações tem relação com fatores não vivos do ambiente, como o clima.

Existem dois tipos de animais quanto à sua temperatura corporal:

Animais homeotérmicos ou endotérmicos: são aqueles animais de sangue quente, que mantem sua temperatura corporal constante, ou seja, a sua temperatura é independente da temperatura do ambiente. Não varia com a temperatura externa. A temperatura do corpo necessita exclusivamente das reações metabólicas internas.

A temperatura corporal está relacionada com o funcionamento de proteínas, que desempenham funções importantes no organismo. Assim, a conservação da temperatura é essencial para manter o potencial metabólico, porém dentro de um limite, que se ultrapassado, pode causar a desnaturação dessas proteínas.

Vantagem e desvantagem: permanecem com a temperatura mais alta e constante, isso acaba influenciando na atividade enzimática e, permite que os animais homeotérmicos ocupem lugares mais frios. Porém há um gasto de energia maior, então esses animais precisam alimentar-se constantemente para produzir energia e calor para aquecer o organismo.

Exemplos: mamíferos e aves.

Animais Homeotérmicos

Animais ectotérmicos, heterotérmicos, exotérmicos ou pecilotérmicos: são aqueles animais cuja temperatura é variável, ou seja, regulam a temperatura corporal de acordo com o ambiente no qual estão inseridos. Quando a temperatura do ambiente está baixa, a dos animais também vai ficar baixa. Quando a temperatura do ambiente está alta, a dos animais também vai ficar alta. Possuem estratégias fisiológicas e comportamentais.

Vantagem e desvantagem: podem sobreviver em lugares pobres de alimentos, devido ao fato de não necessitarem alimentar-se constantemente. Porém há uma dependência da temperatura externa.

Exemplos: répteis, anfíbios e peixes.

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Ecologia Vegetal

Ecologia Vegetal

Definição de ecologia vegetal PUBLICIDADE A ecologia vegetal é a ciência das relações entre os organismos e seus …

Translocação cromossômica

Translocação cromossômica

PUBLICIDADE Definição O termo translocação é usado quando a localização de um material cromossômico específico muda. A translocação é …

Fosfatidiletanolamina

Fosfatidiletanolamina

Definição de fosfatidiletanolamina PUBLICIDADE A fosfatidiletanolamina é qualquer um de um grupo de fosfolipídios que ocorrem especialmente no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.