Breaking News
Home / Biologia / Glaucófitas

Glaucófitas

PUBLICIDADE

O que são glaucófitas?

As glaucófitas ou Glaucophyta, também denominadas como glaucófitos, glaucocistófitas, glaucocístidas ou glaucofíceas, são um pequeno grupo de algas microscópicas de água doce. Fazem parte de uma divisão do sub-reino Biliphyta do Reino Plantae.

As glaucófitas vivem no plâncton ou como epífitas sobre outras algas, briófitas e angiospermas. Assemelham-se às cianobactérias simbióticas e distinguem principalmente pela presença de cianelas, que são os cloroplastos que possuem características típicas de cianobactérias e estão ausentes dos plastos das outras algas e plantas.

Estudos sugerem que podem ser semelhantes ao tipo de alga original que evoluiu originando as plantas verdes e as algas vermelhas. A parede celular das cianobactérias ainda envolve o plastídio, porém a mesma foi perdida na linhagem que inclui as algas vermelhas e as plantas verdes.

Glaucófitas

Estas algas possuem uma parede com uma fina camada de peptideoglicano. Realizam mitose aberta, sem centríolos e possuem mitocôndrias com cristas planas. Em alguns raros animais móveis possuem seus flagelos desiguais, que podem estar ligados por um sistema de várias camadas de microtúbulos, similares encontrados em algumas algas verdes. A reprodução é assexuada por meio de endósporos, zoósporos ou bipartição.

As glaucófitas denominadas como glaucocistófitas, são um pequeno grupo de algas verdes azuladas, que possuem apenas um único núcleo, acredita-se, que sua ancestral cianobactéria possuía clorofila a e b, como também pigmentos vermelhos e azuis que foram modificados, conferindo assim uma cor verde-azulada. Grupo este de algas unicelulares eucarióticas, que muitas das vezes podem viver em colônias, sendo flageladas e imóveis.

As glaucófitas dividem-se em três gêneros:

Glaucocystis: são imóveis, uma ou mais células por colônia, possui flagelo muito curto, os plastos são alongados. Possuem uma parede de celulose. Reprodução assexuada por autósporos.

Cyanophora: móvel e não possui parede celular.

Gloeochaete: possuem estágios móveis e imóveis. A parede celular não é composta por celulose.

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Superorganismo

Superorganismo

PUBLICIDADE Definição Superorganismo é uma sociedade organizada (como um inseto social) que funciona como um todo …

Biotecnologia Industrial

Biotecnologia Industrial

PUBLICIDADE Definição A biotecnologia industrial faz uso de recursos sustentáveis para reduzir as emissões de efeito estufa …

Período Jurássico

Período Jurássico

PUBLICIDADE Definição O Período Jurássico é o segundo período da Era Mesozóica, em que os dinossauros eram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.