Breaking News
Home / Biologia / Citocininas

Citocininas

PUBLICIDADE

Você já ouviu falar em citocininas?

As citocininas, substâncias são conhecidas como hormônios vegetais, ou seja, substâncias produzidas pelas plantas, as quais têm como propósito desempenhar uma série de funções e regular interações que ocorrem nos vegetais. No caso da citocinina, trata-se de um hormônio que está basicamente relacionado ao estímulo da divisão celular vegetal.

Logo, o principal papel da citocinina, considerada um hormônio da classe de regulares de crescimento, é atuar no controle da divisão celular. Esse processo é essencial para a sobrevivência e desenvolvimentos dos vegetais, pois é por meio da divisão celular que as células poderão, por exemplo, se dividir.

Essas substâncias foram descobertas durante o desenvolvimento de pesquisas de fatores que estimulavam as células vegetais a se dividirem, ou seja, sofrerem o processo de citocinese. Além de atuarem no fator de divisão celular, a citocinina tem apresentado diversos efeitos em outros processos fisiológicos, como também de desenvolvimento vegetal.

Citocininias

Entre esses processos, pode-se destacar a senescência foliar, que é um período de mudança relacionado com a passagem do tempo, o qual afeta fisiologicamente o organismo. Desta forma, a senescência foliar envolve a degradação de conteúdos celulares, que resultam na transferência de nutrientes para as partes da planta em desenvolvimento.

Outra função da citocinina é atuar na mobilização de nutrientes, atuar na dominância apical (fenômeno pelo qual o eixo central da planta é dominante e relação aos ramos laterais); na formação e, inclusive, na atividade dos meristemas apicais e, também, no desenvolvimento vascular.

Vale lembrar que a citocinina tem sua síntese, ou seja, produção, principalmente nos meristemas das raízes, como também no embrião de sementes que encontram-se em desenvolvimento, além de folhas e frutos jovens.

Além das plantas, a citocinina também pode estar presente em outros tipos de seres vivos. Neste caso, ela está presente em alguns tRNAs(tirosina, serina, leucina, cisteína,triptofano e fenilalanina) de células de bactérias e também de animais.

Juliano Schiavo é biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Superorganismo

Superorganismo

PUBLICIDADE Definição Superorganismo é uma sociedade organizada (como um inseto social) que funciona como um todo …

Biotecnologia Industrial

Biotecnologia Industrial

PUBLICIDADE Definição A biotecnologia industrial faz uso de recursos sustentáveis para reduzir as emissões de efeito estufa …

Período Jurássico

Período Jurássico

PUBLICIDADE Definição O Período Jurássico é o segundo período da Era Mesozóica, em que os dinossauros eram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.