Breaking News
Home / Biologia / Panspermia

Panspermia

PUBLICIDADE

Panspermia – O que é

Várias teorias já surgiram na tentativa de desvendar a origem da vida.

panspermia é uma teoria criada no final do século XIX, que defende a existência de vida em todo universo e, que a mesma que chegou a Terra pelo espaço, e está sendo semeada não só neste planeta, mas também em outros.

A hipótese da panspermia sugere que a vida começou na Terra quando as “sementes” da vida, já presentes no universo, chegaram do espaço.

Como essas sementes, ou micróbios, chegaram aqui?

Os métodos de transporte propostos incluem: meteoritos, cometas e espaçonaves.

Segundo esta hipótese, uma célula de vida microbiana vinda de algum lugar do universo começa a multiplicar-se em outros locais.

Microrganismos vindos do espaço através de meteoritos presos no núcleo e,cobertos por uma grossa camada de material gelado e em cima uma grossa camada de poeira, que os protegeriam sobrevivendo à viagem, colonizando assim planetas, cujas condições forem adequadas para manter a vida.

Através de pesquisas foram descobertos a presença de substâncias vindas de outro lugar do universo em meteoritos tais como: formaldeído, álcool etílico, alguns aminoácidos e outros compostos.

Também já foram encontrados organismos micro fósseis, como bactérias antigas dentro dos mesmos, indícios de troca de material biológico entre a Terra e o espaço.Isso sugere que bactérias vivas chegaram a Terra e podem ter se estabelecido.

PanspermiaPanspermia

Litopanspermia: Defende que nuvens interestrelares chegam aos planetas com organismos capazes de colonizar outros lugares no universo. Os cientistas constataram polímeros orgânicos estrelar, o que considera uma evidência. Aponta, por exemplo, que o vírus pode ter surgido no espaço e que pode ter evoluído através de uma junção de material genético de outros planetas.

Panspermia dirigida: Defende que a vida formou-se em um local e, depois foi difundida propositalmente para outros lugares.

Relata a hipótese de que seres superiores inteligentes teriam colonizado a Terra e vários outros planetas.

Uma teoria seria que estes seres avançados podem transportar materiais através de uma nave espacial por vontade própria e, disseminaram a vida em nosso planeta com intuito de preservar a espécie e seus descendentes.

Outra hipótese seria a colonização por outros seres em todo o universo através do DNA, deixando que o mesmo faça novas espécies.

O que significa Panspermia?

Panspermia

Um punhado de cientistas argumentam que a vida não começou na Terra, mas em outras partes do universo, e que foi carregada aqui em meteoróides e outros corpos espaciais.

A origem pode estar em algum lugar próximo, como Marte, ou anos-luz de distância. A ideia é chamada de “panspermia”.

Além do fato de que isso simplesmente realoca o problema de como a vida estava indo, também não encontramos evidências de vida em outro lugar. Se a panspermia fosse verdadeira, bactérias estariam chovendo do espaço na Terra e mundos vizinhos, como a lua, estariam espalhados com seus restos mortais. Mas não há evidência de entrada de bactérias, e as rochas lunares são estéreis.

Além disso, o espaço é hostil à vida. Em experimentos em que bactérias foram colocadas fora da Estação Espacial Internacional, até mesmo exposições de um ano cobraram um preço alto.

Isso deixa uma janela para a vida viajar dentro do sistema solar, mas é estreita: a viagem de Marte à Terra levaria muitos meses, pelo menos. Viajar de outras estrelas levaria milênios, então parece impossível.

Os defensores da Panspermia também podem ficar desapontados ao saber que os cientistas estão finalmente desvendando o mistério de como a vida começou na Terra. Como o próprio planeta, suas matérias-primas vieram do espaço – mas parece mais do que provável foi a Terra que os trouxe à vida.

Fonte: Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.