Breaking News
Home / Biologia / Pseudofrutos

Pseudofrutos

PUBLICIDADE

Fruto é o ovário desenvolvido de uma flor, sendo assim, só ocorre nas angiospermas, podendo se agregar a ele outras partes da flor.

Os frutos são organizados em duas partes, o pericarpo, que corresponde a parede do fruto e está dividido em três regiões: epicarpo ou exocarpo (região mais externa), mesocarpo (região mediana) e endocarpo (região mais externa); e a semente,que corresponde ao óvulo fecundado.

Os frutos apresentam classificações quanto a sua origem, isto é, as estruturas das flores irão definir o tipo dos frutos. Entretanto, nos pseudofrutos (falsos frutos) as estruturas suculentas não têm origem do desenvolvimento do ovário e sim de outras partes das flores. Os pseudofrutos podem ser classificados em simples ou compostos.

Estruturas do caju, pseudofruto simples
Estruturas do caju, pseudofruto simples

Pseudofrutos simples, são aqueles que se formam a partir do desenvolvimento do pedúnculo (ponto de ligação entre a flor e o caule) ou do receptáculo (região onde estão os órgãos florais: cálice, corola, gineceu e androceu) de uma flor, por exemplo: caju e maça.

No caju, a parte que corresponde ao fruto é a castanha, já a parte da qual fazemos suco é um pseudofruto originado do pedúnculo da flor. Na maça, a parte que comemos é o receptáculo da flor, o fruto verdadeiro é meio, onde está a semente e que acabamos jogando fora.

Pseudofrutos compostos, também chamados de agregados, são aqueles que se originam a partir do receptáculo e de uma flor com vários ovários, por exemplo: morango e framboesa. Tanto no morango quanto na framboesa, o fruto verdadeiro é cada parte com a semente que cresce em torno do receptáculo.

Os pseudofrutos compostos, podem ser múltiplos, chamados de infrutescências, isto ocorre quando há o desenvolvimento do ovário e de outras partes das flores (cálice, corola, brácteas) de uma inflorescência, que ao se desenvolverem dão a impressão de um único fruto, por exemplo: abacaxi e figo.

Estruturas da maçã, pseudofruto simples
Estruturas da maçã, pseudofruto simples

Estruturas do morango, pseudofrutos compostos
Estruturas do morango, pseudofrutos compostos

Inflorescência do abacaxi, pseudofruto compostos
Inflorescência do abacaxi, pseudofruto compostos

Milena Ventrichi Martins

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Neurobiologia

Neurobiologia

PUBLICIDADE Definição Neurobiologia é o estudo de células do sistema nervoso e a organização dessas …

Esporos

PUBLICIDADE Definição Os esporos são a unidade reprodutiva unicelular de plantas não-florescentes, bactérias, fungos e …

Evolução Convergente

Evolução Convergente

PUBLICIDADE Definição de Evolução Convergente Evolução convergente é o processo no qual organismos que não estão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.