Breaking News
Home / Biologia / Decompositores

Decompositores

PUBLICIDADE

O que são decompositores?

Os decompositores são seres vivos heterótrofos, ou seja, seres que não são capazes de produzir o seu próprio alimento. São responsáveis por realizarem a reciclagem da matéria orgânica na cadeia alimentar e, garantir o equilíbrio ecológico. São eles: os fungos, as bactérias, e os protozoários.

Dentro de um ecossistema, existe uma cadeia alimentar e há nele os seres produtores, consumidores e os decompositores.Esses últimos representam um importante papel no equilíbrio ecológico, pois além de garantir os fins em parte dos restos orgânicos, ainda produzem nutrientes a partir dos mesmos, estes essenciais para a vida nos ecossistemas.

Os decompositores ao realizarem o processo de decomposição, liberam para o meio importantes elementos que estavam presentes na matéria orgânica, sendo essências para os ciclos biogeoquímicos, como o do carbono e do nitrogênio, fazendo com que esses elementos retornem para o meio abiótico.

Decompositores

O processo de decomposição depende de alguns fatores básicos, tais como: umidade, calor e oxigênio.O oxigênio garante a respiração celular, a umidade a proliferação dos micro-organismos e o calor o aumento dos mesmos e a aceleração do processo. A formação dos fósseis é um exemplo de como esses fatores atuam na decomposição.

Por exemplo: a conservação em gelo faz com que micro-organismos não se desenvolvam e, os seres vivos fiquem preservados por milhares de anos.

São essenciais para a vida no planeta. Sem o processo da decomposição, a matéria orgânica ficaria inteira e,os nutrientes presos na mesma, não sendo possível que novos seres o utilizassem, levando-os à morte.

Decompositores na cadeia alimentar
Decompositores na cadeia alimentar

As minhocas são comumente classificadas como decompositoras, porém se encaixam no grupo de seres detritívoros, que são conhecidos também como saprófagos ou necrófagos e, que se alimentam de restos orgânicos (plantas ou, animais mortos), ou seja, na matéria orgânica em decomposição. Por exemplo: o urubu.

Camila Correia

Veja também

Algas Dinophytas

Algas Dinophytas

PUBLICIDADE O que são algas dinophytas? As algas dinófitas, pertencem ao Filo Dinophyta e a …

Endoderma

PUBLICIDADE Definição de endoderma Endoderma ou Endoderme é a mais interna das três camadas germinativas, …

Alelos Múltiplos

PUBLICIDADE O que são alelos múltiplos? Os alelos múltiplos ou polialelia são casos em que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.