Breaking News
Home / Biologia / Decompositores

Decompositores

PUBLICIDADE

Decompositores – Definição

Um decompositor é um organismo que se decompõe, ou se rompe, material orgânico, tais como os restos de organismos mortos.

Os decompositores incluem: bactérias e fungos.

Esses organismos realizam o processo de decomposição, pelo qual todos os organismos vivos passam após a morte.

A decomposição é um processo importante porque permite que a matéria orgânica seja reciclada em um ecossistema.

Decompositores – O que são

Decompositores e necrófagos decompõem plantas e animais mortos. Eles também decompõem os resíduos (cocô) de outros organismos.

Decompositores são microrganismos que digerem coisas mortas ou em decomposição e transformam plantas e animais mortos em húmus.

Os decompositores são muito importantes para qualquer ecossistema.

Se não estivessem no ecossistema, as plantas não obteriam nutrientes essenciais e a matéria morta e os resíduos se acumulariam.

Os decompositores são seres vivos heterótrofos, ou seja, seres que não são capazes de produzir o seu próprio alimento. São responsáveis por realizarem a reciclagem da matéria orgânica na cadeia alimentar e, garantir o equilíbrio ecológico.

São eles: os fungos, as bactérias, e os protozoários.

Dentro de um ecossistema, existe uma cadeia alimentar e há nele os seres produtores, consumidores e os decompositores.Esses últimos representam um importante papel no equilíbrio ecológico, pois além de garantir os fins em parte dos restos orgânicos, ainda produzem nutrientes a partir dos mesmos, estes essenciais para a vida nos ecossistemas.

Os decompositores ao realizarem o processo de decomposição, liberam para o meio importantes elementos que estavam presentes na matéria orgânica, sendo essências para os ciclos biogeoquímicos, como o do carbono e do nitrogênio, fazendo com que esses elementos retornem para o meio abiótico.

Decompositores
Decompositores

Decompositores
Os cogumelos são um tipo de fungo e desempenham um papel na decomposição

O processo de decomposição depende de alguns fatores básicos, tais como: umidade, calor e oxigênio.

O oxigênio garante a respiração celular, a umidade a proliferação dos micro-organismos e o calor o aumento dos mesmos e a aceleração do processo.

A formação dos fósseis é um exemplo de como esses fatores atuam na decomposição.

Por exemplo: a conservação em gelo faz com que micro-organismos não se desenvolvam e, os seres vivos fiquem preservados por milhares de anos.

São essenciais para a vida no planeta. Sem o processo da decomposição, a matéria orgânica ficaria inteira e,os nutrientes presos na mesma, não sendo possível que novos seres o utilizassem, levando-os à morte.

Decompositores na cadeia alimentar
Decompositores na cadeia alimentar

As minhocas são comumente classificadas como decompositoras, porém se encaixam no grupo de seres detritívoros, que são conhecidos também como saprófagos ou necrófagos e, que se alimentam de restos orgânicos (plantas ou, animais mortos), ou seja, na matéria orgânica em decomposição. Por exemplo: o urubu.

Decompositores – Função

Os decompositores desempenham um papel importante em todos os ecossistemas. Sem os decompositores, os organismos mortos não seriam decompostos e reciclados em outra matéria viva.

A razão pela qual os decompositores se decompõem, entretanto, é simplesmente porque eles precisam sobreviver. Os decompositores são heterotróficos, o que significa que obtêm sua energia da ingestão de material orgânico.

Um organismo morto fornece nutrientes para decompositores como bactérias e fungos usarem a fim de crescer e se reproduzir, propagando sua própria espécie.

O efeito colateral dessa necessidade básica de sobrevivência é que o material orgânico e os nutrientes são reciclados por todo o ecossistema à medida que outros organismos consomem as bactérias e os fungos.

Estágios de decomposição

Quando um organismo morre e os decompositores fazem o trabalho de decomposição, os restos do organismo passam por cinco estágios de decomposição: fresco, inchaço, decadência ativa, decadência avançada e seco/permanece.

Existem dois processos principais que ocorrem em um organismo em decomposição: autólise e putrefação.

A autólise ocorre quando as enzimas celulares no próprio corpo do organismo morto quebram as células e os tecidos, enquanto a putrefação ocorre quando os micróbios crescem e se reproduzem por todo o corpo após a morte.

Aqui está um breve resumo das cinco etapas:

Fresco: Esta fase começa assim que o coração de um organismo para de bater. Sem mais oxigênio entrando no corpo e um acúmulo de dióxido de carbono, a autólise começa a ocorrer. A putrefação também começa a ocorrer.
Inchar
: Devido à putrefação, ocorre um acúmulo de gases e os restos do organismo aparecem inchados no que é conhecido como estágio de inchaço. Alguns gases e fluidos são eliminados do corpo.
Decadência Ativa
: Os restos perdem massa e começam a ocorrer liquefação e desintegração dos tecidos. As bactérias produzem produtos químicos como amônia, sulfeto de hidrogênio e metano, que causam odores fortes.
Decadência Avançada
: O organismo perdeu muita massa, então não há muito para ser decomposto. Se o organismo estiver no solo ou no solo, o solo circundante apresentará um aumento de nitrogênio, um nutriente importante para as plantas.
Seco/Permanece
: Nesse estágio, apenas sobram pele, cartilagem e ossos secos. O crescimento das plantas pode ocorrer em torno dos restos mortais por causa do aumento dos níveis de nutrientes no solo. Eventualmente, apenas os ossos do organismo permanecerão.

Fonte: Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.