Breaking News
Home / Biologia / Agentes Mutagênicos

Agentes Mutagênicos

Quem assistiu filmes do Godzilla, aquele imenso monstro que surge do mar e destrói as cidades – principalmente de Tóquio –  talvez se lembre como ele foi criado. Godzilla, um ser ficcional, surgiu graças a mutações ocorridas em seu código genético, por meio da radiação originada de testes atômicos. Por Mutações Gênicas se compreendem mudanças repentinas nos genes, ou seja, quando um gene sofre uma mudança estrutural.

Embora Godzilla seja uma ficção, há diversos agentes mutagênicos, que são agentes capazes de criar mutações nos genes, ocasionando mudanças no material genético. Estes agentes mutagênicos podem ser de origem física, química ou biológica.

No caso dos agentes físicos, temos a temperatura e radiação. No caso da temperatura, ao haver uma variação, por exemplo, de 10ºC, há uma taxa duplicada de mutação. Também há radiações ionizantes, como os raios X, alfa, beta e gama, que atuam na mudança da valência química. Há ainda as radiações excitantes, que aumentam o nível de energia do átomo, deixando-o menos estável. Um exemplo é a luz ultravioleta, que é um agente capaz de causar mutações gênicas.

Por sua vez, também temos os agentes mutagênicos de natureza química. São várias substâncias existentes, as quais podem gerar mudanças estruturais nos genes. Uma delas é bastante conhecida: a cafeína, que é um derivado da purina. Esta substância é amplamente utilizada pelo ser humano, estando presente em diversos alimentos, como café, refrigerantes e chás. Como é derivado da purina, estudos apontaram que várias substâncias desta natureza são capazes de quebrar cromossomos de plantas e bactérias.

Já os agentes mutagênicos biológicos compreendem organismos capazes de inocular parte de seu código genético em seus hospedeiros. Como exemplo, temos os vírus e bactérias. Quando estes microrganismos inoculam seu código genético em seus hospedeiros, o mesmo pode se integrar ao DNA e, por conta disso, ocorrer mutações originadas por falhas genéticas.

Juliano Schiavo