Breaking News
Home / Biologia / Condroblastos

Condroblastos

PUBLICIDADE

O que são condroblastos?

A denominação condroblastos deriva das palavras gregas chondros que significa cartilagem e blastos definida como célula jovem.

São células que produzem as fibras colágenas e formam a matriz da cartilagem, conferindo sua rigidez e consistência.

Estão presentes no tecido conjuntivo que circunda e nutre a cartilagem, denominado pericôndrio.

A medida que sintetizam a matriz vão sendo envolvidos por ela e diminuindo sua atividade, sofrendo uma pequena retração de volume, passando a ser chamados condrócitos, também com significado grego chondros, cartilagem, e kytos, célula. Os condroblastos são formados por células tronco (estaminais mesenquimais).

tecido cartilaginoso ou cartilagem apresenta consistência firme, porém não é rígido.

Nas cartilagens não há vasos sanguíneos nem nervos, sendo a nutrição desse tecido realizada por meio dos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo adjacente.

Condroblastos
Condroblastos

Reveste superfícies articulares, facilitando os movimentos e, tem função de sustentação, além de ser fundamental para o crescimento dos ossos longos. Nos humanos há cartilagens que sustentam o nariz, as orelhas, a traqueia, os brônquios, as vértebras e revestem as extremidades dos ossos.

Condrócitos: células esféricas ou poliédricas residentes do tecido cartilaginoso. Como a matriz extracelular é relativamente rígida, os condrócitos se localizam em pequenas cavidades existentes na mesma, denominadas lacunas. Estas podem estar extremamente próximas, apenas separadas por uma fina porção da matriz, caracterizando assim o tecido cartilaginoso.Participam do crescimento diagonal da cartilagem, onde excreção de mais matriz entre as células filhas e divisões mitóticas das células permitem a expansão da cartilagem.

Pericôndrio: tecido conjuntivo que nutre e oxigena os condroblastos e condrócitos e envolvem a cartilagem. Nele há também células que podem se transformar em condrócitos, permitindo o crescimento e a regeneração do tecido cartilaginoso.

Cartilagem hialina: variedade mais encontrada no corpo humano, sendo os principais locais: traqueia, brônquios, fêmur, extremidade ventral das costelas e recobrindo a superfície dos ossos longos.

Em síntese: Os condroblastos são células que desempenham um papel importante na formação da cartilagem (também conhecido como condrogênese).

Eles estão localizados no pericôndrio, que é uma camada de tecido conjuntivo que envolve o osso em desenvolvimento e também ajuda a proteger a cartilagem.

A cartilagem é o principal tipo de tecido conjuntivo do corpo e desempenha muitas funções.

condroblasto é uma célula que produz ativamente os componentes da matriz extracelular e pode se formar em um condrócito quando fica presa na matriz que produziu

O que os condroblastos fazem?

Condroblastos

Os condroblastos contribuem para a formação da matriz extracelular e são os precursores dos condrócitos, que, coletivamente, constituem a cartilagem. Os condroblastos secretam a matriz extracelular que é composta de várias substâncias, incluindo colágeno, proteoglicanos, glicoproteínas, ácido hialurônico, água e macromoléculas. Essas substâncias fornecem resistência e suporte estrutural à cartilagem em desenvolvimento. Além disso, os condroblastos amadurecem em condrócitos, que constituem os componentes celulares da cartilagem.

Essas células também contribuem para o crescimento aposicional da cartilagem, que é caracterizado pelo espessamento da cartilagem existente.

Eles fazem isso secretando a matriz extracelular nas superfícies periféricas da cartilagem.

Na cartilagem existente, os condrócitos podem ser danificados ou destruídos. Quando isso acontece, os condrócitos restantes se diferenciam em condroblastos para secretar mais matriz extracelular e regenerar o tecido cartilaginoso perdido. No entanto, esse processo de regeneração da cartilagem é muito lento, em parte devido à falta de suprimento sanguíneo adequado.

Em alguns casos, o crescimento e função desregulados dos condroblasto pode levar à formação de condroblastomas ou condrossarcomas.

Os condroblastomas são tumores benignos que se formam nos locais de ossificação endocondral (locais onde a cartilagem em crescimento é substituída por osso). Eles ocorrem mais comumente no osso da coxa (fêmur), tíbia (tíbia) ou úmero, localizado na parte superior do braço. Por outro lado, os condrossarcomas são tumores malignos com origem nos condroblastos e representam cerca de 30% dos casos de câncer ósseo.

Os condroblastos, localizados no pericôndrio, são células que desempenham um papel importante no desenvolvimento da cartilagem. Ao produzir matriz extracelular, os condroblastos criam o principal componente que fornece estrutura e resistência à cartilagem. Essas células também amadurecem em condrócitos, que constituem o componente celular da cartilagem.

Os condroblastos também apoiam o crescimento aposicional, ou o espessamento da cartilagem, adicionando matriz extracelular à cartilagem periférica. Além disso, quando o tecido da cartilagem é danificado, os condrócitos se diferenciam em condroblastos para regenerar a cartilagem. O crescimento desregulado e a estimulação de condroblastos podem resultar em condroblastomas (tumor benigno) ou em condrossarcoma (tumor maligno).

Fonte: Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.