PUBLICIDADE
O que são condroblastos?
A denominação condroblastos deriva das palavras gregas chondros que significa cartilagem e blastos definida como célula jovem. São células que produzem as fibras colágenas e formam a matriz da cartilagem, conferindo sua rigidez e consistência. Estão presentes no tecido conjuntivo que circunda e nutre a cartilagem, denominado pericôndrio.
A medida que sintetizam a matriz vão sendo envolvidos por ela e diminuindo sua atividade, sofrendo uma pequena retração de volume, passando a ser chamados condrócitos, também com significado grego chondros, cartilagem, e kytos, célula. Os condroblastos são formados por células tronco (estaminais mesenquimais).
O tecido cartilaginoso ou cartilagem apresenta consistência firme, porém não é rígido. Nas cartilagens não há vasos sanguíneos nem nervos, sendo a nutrição desse tecido realizada por meio dos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo adjacente.
Reveste superfícies articulares, facilitando os movimentos e, tem função de sustentação, além de ser fundamental para o crescimento dos ossos longos. Nos humanos há cartilagens que sustentam o nariz, as orelhas, a traqueia, os brônquios, as vértebras e revestem as extremidades dos ossos.
Condrócitos: células esféricas ou poliédricas residentes do tecido cartilaginoso. Como a matriz extracelular é relativamente rígida, os condrócitos se localizam em pequenas cavidades existentes na mesma, denominadas lacunas. Estas podem estar extremamente próximas, apenas separadas por uma fina porção da matriz, caracterizando assim o tecido cartilaginoso.Participam do crescimento diagonal da cartilagem, onde excreção de mais matriz entre as células filhas e divisões mitóticas das células permitem a expansão da cartilagem.
Pericôndrio: tecido conjuntivo que nutre e oxigena os condroblastos e condrócitos e envolvem a cartilagem. Nele há também células que podem se transformar em condrócitos, permitindo o crescimento e a regeneração do tecido cartilaginoso.
Cartilagem hialina: variedade mais encontrada no corpo humano, sendo os principais locais: traqueia, brônquios, fêmur, extremidade ventral das costelas e recobrindo a superfície dos ossos longos.
Camila Correia