Histologia

O que é

Histologia é o estudo das células e tecidos de plantas, animais e seres humanos.

É uma palavra grega que vem de histos, que significa tecido, e logia, que significa conhecimento. Juntas, as palavras se combinam para significar a análise da composição, estrutura e função do tecido.

A disciplina também estuda células e, em menor grau, órgãos.

Células e tecidos são colocados sob um microscópio e estudados de perto para doenças e outras anormalidades.

A ciência é construída sobre as premissas de disciplinas maiores porque estuda os blocos de construção de uma estrutura humana, animal ou vegetal.

Tecidos, que são coleções de células, são estudados em grupos.

Nas plantas, a histologia celular investiga como as células processam nutrientes, eliminam os resíduos e interagem com outras células.

A histologia humana coloca um forte foco em como as células se tornam tecidos, que se tornam órgãos, que se tornam sistemas corporais.

Os estudos e programas histológicos são semelhantes aos cursos de biologia celular. Os tópicos abordados nestes cursos incluem partes de células, junções celulares, tipos de tecidos e estruturas, tecido conjuntivo e as funções do sistema circulatório. O aprendizado teórico e prático ocorre nesses programas, e os projetos de laboratório individuais ou em grupo são frequentemente designados, com problemas de laboratório, relatórios e pesquisas independentes também. Os estudantes interessados em histologia devem ter uma boa compreensão de assuntos como matemática, biologia e química.

Depois que o aluno conclui o curso e o treinamento necessários, ele se torna um histotécnico ou técnico de histologia. Esses médicos realizam coloração histológica, que envolve colocar uma fatia de tecido sob um microscópio e estudá-la.

Os histologistas também investigam estruturas teciduais e realizam experimentos. Os histologistas são similares aos técnicos de ciências e cientistas biológicos, médicos, agrícolas e de alimentos, e podem trabalhar com esses profissionais médicos também.

Este campo é muitas vezes referido como anatomia microscópica por causa de sua dependência de estudos cuidadosamente ampliados. Além disso, está próximo da citologia , um ramo da biologia que lida apenas com células.

Esta ciência pode ser dividida em três subclassificações: citologia, histologia propriamente dita (tecidos) e organologia.

Não apenas a histologia tenta identificar doenças, mas a disciplina se concentra em entender tudo sobre células e tecidos e, por padrão, órgãos.

Histologia – Significado

Histologia é o estudo científico dos detalhes das células e tecidos biológicos usando microscópios para examinar espécimes de tecidos que foram cuidadosamente preparados usando processos especiais chamados técnicas histológicas.

É uma disciplina que é essencial para a compreensão e o avanço da biologia, medicina, medicina veterinária e muitas sub-disciplinas dentro desses assuntos científicos.

A palavra “histologia” veio do grego “histo-” que significa tecido + “logos”, é grego para ramo de aprendizagem.

Definição Histológica

Histologia é o estudo da anatomia microscópica (microanatomia) de células e tecidos.

Cada célula do tipo de tecido é única, baseada nas muitas funções que um organismo realiza.

A histologia usa técnicas avançadas de imagem para analisar e identificar os tecidos e estruturas presentes.

Tanto a microscopia de luz como sistemas especializados, como a microscopia eletrônica, são usados para visualizar as minúsculas estruturas presentes em amostras de tecido especialmente preparadas.

A histologia de diferentes tecidos pode ser usada para identificar tecidos desconhecidos, fornecer pistas sobre a função do tecido ou células, ou mesmo identificar doenças nas células de um organismo.

Histologia