Breaking News
Home / Biologia / Pinocitose

Pinocitose

O que é Pinocitose?

PUBLICIDADE

As células, tanto animais, quanto vegetais, contam com processos de endocitose. Por endocitose entende-se um mecanismo em que a célula consegue absorver um material externo, sendo que este material pode ser constituído por moléculas sólidas ou líquidas ou, ainda, outras células ou pedaços de detritos. A endocitose pode, portanto, ser dividida em três tipos, sendo que cada um tem suas características. São eles: fagocitose, pinocitose e endocitose mediada por um receptor.

Neste texto, o processo a ser analisado é a Pinocitose. Mas a título de curiosidade e esclarecimento, vamos explicar os outros dois processos rapidamente. No caso da fagocitose, as células conseguem englobar macromoléculas relativamente de grande tamanho. Assim, a célula cria pseudópodes, que nada mais são do que prolongamentos da membrana plasmática, os quais “abraçam” a molécula externa e a trazem para dentro da célula. Já na endocitose mediada por receptor, um receptor de membrana funciona como um agente seletivo para o englobamento de determinados tipos de partículas.

Pois bem, esclarecido os outros dois processos, vamos focar agora na pinocitose. A pinocitose, ao contrário da fagocitose, está relacionada ao englobamento de gotículas líquidas ou partículas pequenas, ocorrendo em regiões especializadas da membrana.

O processo da pinocitose envolve a formação de vesículas (com cerca de 15 nm de diâmetro) a partir de invaginações da membrana plasmática. Ou seja: na pinocitose não ocorre a formação de pseudópodes (como na fagocitose), mas sim o surgimento de uma “cavidade” na membrana, que engloba a molécula. Este processo também envolve o gasto energético, portanto, o transporte das substâncias, por meio do processo de pinocitose, é ativo.

Pinocitose

Vale ressaltar que a pinocitose pode ocorrer de duas formas: o processo pode ser não-seletivo, ou seja, engloba fluidos sem que os mesmos sejam “selecionados” para tal; e também pode ser um processo seletivo, no qual há um receptor na membrana plasmática da célula que medeia a interação com o fluído e, por meio do processo de pinocitose, o engloba.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

ICB. UFMG. Tráfego de proteínas. Disponível em: <labs.icb.ufmg.br/lbcd/grupo4/endocitose.html>. Acesso em 30/06/17

O CORPO HUMANO. Pinocitose. Disponível em: <http://www.ocorpohumano.com.br/index1.html?http://www.ocorpohumano.com.br/pinocitose.htm>. Acesso em 30/06/17.

SILVA, T.F. Endocitose e exocitose. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3362798/mod_resource/content/1/Aula%206.pdf>. Acesso em 30/06/17

Veja também

Água de Reuso

Água de Reuso

PUBLICIDADE O que é a água de reuso? É grande a preocupação com a disponibilidade …

Torniquete

PUBLICIDADE Definição Um torniquete pode ser definido como um dispositivo de constrição ou compressão usado …

cetose

Cetose

PUBLICIDADE Definição Cetose é um estado metabólico caracterizado por níveis aumentados de corpos cetônicos nos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.