Breaking News
Home / Biologia / Ciclo da Água

Ciclo da Água

Ciclo da Água ou Ciclo Hidrológico

PUBLICIDADE

A água é um dos principais elementos responsáveis pela vida no planeta Terra. Só para termos noção, mais de 70% do corpo humano é composto por água. E, embora ela seja de extrema importância, ela é um recurso finito, ou seja, tem fim. A mesma água que os dinossauros bebiam, há 65 milhões de anos, é a mesma que bebemos hoje. Vale lembrar que a água está num constante ciclo, chamado de Ciclo da Água.

Embora muitas vezes pensemos na água como líquida, ela está no ambiente em forma de vapor e também, nos polos, em forma sólida (gelo). E tudo está relacionado num sistema, em que os fatores climáticos mantém um dinâmico processo de evaporação e condensação deste líquido fundamental para a existência da vida.

Processo

O ciclo da água basicamente pode ser resumido num processo em que a água, pelo auxílio da energia solar, passa pelo processo de evaporação e se transforma em nuvens. Quando estas nuvens estão em áreas mais frias, as gotículas de água, que estavam dispersas em forma de vapor, passam pelo processo de condensação e voltam a ser líquidas, caindo na forma de chuva.

Quando as nuvens estão em áreas muito frias (temperatura abaixo dos -80°C) o processo pode ser tão rápido que dá origem ao granizo. O mesmo processo acontece com a neve. É um ciclo constante de evaporação e condensação, que é fortemente influenciado pelas condições, como vegetação, relevo, temperatura etc.

Rios voadores

Você sabia que existem “rios voadores”? Estes são formados por massas de ar carregadas por vapor d’água, as quais são levadas pelas correntes de ar. A floresta amazônica, por exemplo, pode ser considerada uma espécie de “bomba d’água”: a umidade evaporada pelo oceano Atlântico, trazida pelos ventos alísios, faz com que ocorram chuvas na floresta.

Essa água, então, ao ser absorvida pelos vegetais, passa pelo processo de evapotranspiração (as plantas também transpiram) e, assim, devolvem o vapor de água para a atmosfera. E esse vapor segue pelas correntes de ar rumo ao oeste. Por isso, conforme avança o desmatamento da floresta amazônica, o regime de chuvas é afetado em diversas regiões que dependem destes rios voadores.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

EDUCABRAS. O ciclo da água. Disponível em: <https://www.educabras.com/ensino_medio/materia/biologia/ecologia/aulas/o_ciclo_da_agua_e_do_carbono>. Acesso em 19/06/17

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Mudanças de estado. Disponível em: <http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap5/cap5-2.html>. Acesso em 19/06/17.

Veja também

Algas Dinophytas

Algas Dinophytas

PUBLICIDADE O que são algas dinophytas? As algas dinófitas, pertencem ao Filo Dinophyta e a …

Endoderma

PUBLICIDADE Definição de endoderma Endoderma ou Endoderme é a mais interna das três camadas germinativas, …

Alelos Múltiplos

PUBLICIDADE O que são alelos múltiplos? Os alelos múltiplos ou polialelia são casos em que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.