Breaking News
Home / Biologia / Botões Gustativos

Botões Gustativos

PUBLICIDADE

O que são botões gustativos?

Os sentidos do corpo humano constituem as funções que propiciam o relacionamento com o ambiente, contribuindo com a sobrevivência e a integração com o meio. A capacidade de perceber o ambiente depende de células sensoriais que são altamente especializadas. Estas existem espalhadas pelo corpo e concentradas nos chamados órgãos do sentido.

Os estímulos do ambiente são captados por vários tipos de células sensoriais, que funcionam de maneiras semelhantes.  Um estímulo específico altera a permeabilidade da membrana plasmática da célula sensorial e, acabam gerando potências de ações que são transmitidos por mensagens elétricas denominadas impulsos nervosos conduzidos até o cérebro através dos nervos.

Uma pessoa pode perceber centenasde gostos diferentes, que são combinações das quatro sensações básicas: doce, salgado, azedo e amargo.

O sentido do paladar é também denominado gustação. O órgão do mesmo é a língua.

Botões Gustativos

As células sensoriais do paladar ficam localizadas na língua, agrupadas em pequenas saliências, chamadas papilas gustatórias. Durante a mastigação, as substâncias componentes do alimento dissolvem-se na saliva e entram em contato com os botões gustativos localizados nas papilas.

Durante esse processo as substâncias alimentares interagem com proteínas receptoras presentes na superfície das células sensoriais, causando impulsos elétricos na membrana plasmática. Os impulsos elétricos são transmitidos às terminações nervosas que estão em contato com os botões gustativos e levados até uma região específica do cérebro, onde são interpretados, produzindo a sensação do paladar.

Os botões gustativos são estruturas ovaladas que seu interior é formado por células de sustentação e entre 40 a 60 células sensoriais, que ajudam a perceber o sentido do paladar. As células sensoriais possuem uma porção ciliada, cuja sua base faz sinapse com neurônios e as fibras nervosas enviam as informações para o encéfalo. Além da língua, são encontrados botões gustativos espalhados pela faringe, laringe e porção mais alta do esôfago. As células sensoriais renovam-se continuamente.

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Estrogênio

PUBLICIDADE Estrogênio – Definição O estrogênio é um dos dois principais hormônios sexuais das mulheres. O outro …

Axônio

PUBLICIDADE Definição de Axônio Um axônio é uma fibra longa de uma célula nervosa (um neurônio) que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.