PUBLICIDADE
O óvulo, também chamado de ovócito secundário, é o gameta feminino responsável pela reprodução, resultante do processo chamado de ovogênese.
O óvulo ou ovócito secundário, é uma célula haploide, circundado pela corona radiata e pela zona pelúcida. A corona radiata é formada por várias camadas de células foliculares mergulhadas em uma matriz gelatinosa rica em ácido hialurônico, e envolve a zona pelúcida. Já a zona pelúcida protege o ovócito de lesões e também atua como uma barreira espécie-específica, já que só admite a entrada de espermatozoides da mesma espécie ou relacionada.
O óvulo no fim da ovogênese tem seu núcleo haploide estagnado na fase da divisão celular metáfase II, e essa só será concluída se ocorrer a fecundação.
Como ocorre a fecundação?
Os espermatozoides, gametas masculinos, são produzidos através de um processo chamado espermatogênese, nos túbulos seminíferos dos testículos, com a ejaculação são depositados milhões de espermatozoides na vagina.
Muitos espermatozoides conseguem atravessar o útero e penetrar nas tubas uterinas em busca do ovócito secundário, que quando entra em contato com um espermatozoide, completa a segunda divisão meiótica.
Uma vez que o óvulo é fecundado, forma-se o zigoto, esse contém carga genética parentais, e cromossomos, que serão os responsáveis por definir todas as características do futuro bebê.
Por Ana Rosa Calheiro
Graduada em Ciências Biológicas