Breaking News
Home / Biologia / Óvulo

Óvulo

PUBLICIDADE

Óvulo – Definição

Organismos que se reproduzem sexualmente requerem um óvulo e um espermatozoide para criar uma nova vida.

Todos os organismos que se reproduzem sexualmente produzem células sexuais chamadas gametas.

O gameta, produzido pela fêmea, é denominado óvulo. Ele se junta ao espermatozoide, o gameta masculino, durante a fertilização para formar o embrião, que eventualmente crescerá e se tornará um novo organismo.

Óvulo – O que é

óvulo, na fisiologia humana, célula única liberada de qualquer um dos órgãos reprodutores femininos, os ovários, que é capaz de se desenvolver em um novo organismo quando fertilizada (unida) com um espermatozoide.

O óvulo, em animais, é muitas vezes o produto da divisão de um ovócito secundário. Fertilizado pelo espermatozoide, um óvulo se desenvolve como um embrião

O óvulo, também chamado de ovócito secundário, é o gameta feminino responsável pela reprodução, resultante do processo chamado de ovogênese.

óvulo ou ovócito secundário, é uma célula haploide, circundado pela corona radiata e pela zona pelúcida.

A corona radiata é formada por várias camadas de células foliculares mergulhadas em uma matriz gelatinosa rica em ácido hialurônico, e envolve a zona pelúcida.

Já a zona pelúcida protege o ovócito de lesões e também atua como uma barreira espécie-específica, já que só admite a entrada de espermatozoides da mesma espécie ou relacionada.

O óvulo no fim da ovogênese tem seu núcleo haploide estagnado na fase da divisão celular metáfase II, e essa só será concluída se ocorrer a fecundação.

Óvulo

Como ocorre a fecundação?

Os espermatozoides, gametas masculinos, são produzidos através de um processo chamado espermatogênese, nos túbulos seminíferos dos testículos, com a ejaculação são depositados milhões de espermatozoides no órgão sexual feminino.

Muitos espermatozoides conseguem atravessar o útero e penetrar nas tubas uterinas em busca do ovócito secundário, que quando entra em contato com um espermatozoide, completa a segunda divisão meiótica.

Uma vez que o óvulo é fecundado, forma-se o zigoto, esse contém carga genética parentais, e cromossomos, que serão os responsáveis por definir todas as características do futuro bebê.

O que é Ovogênese?

Ovogênese é a produção de um óvulo ou célula-ovo, o gameta feminino ou célula sexual. É um tipo de gametogênese, ou produção de células sexuais, sendo o outro o processo masculino de espermatogênese.

Ovogênese ocorre em todas as espécies sexualmente reprodutivas e inclui todos os estágios imaturos do óvulo.

À medida que amadurece, o óvulo passa por cinco estágios nos mamíferos: o oogônio, o óvulo primário, o óvulo secundário, o ootídeo e o óvulo.

O sistema reprodutivo feminino, incluindo os ovários

Na maioria das espécies sexualmente reprodutivas, o óvulo contém metade do material genético de um indivíduo maduro. A reprodução ocorre quando o óvulo é fertilizado pelo gameta masculino, ou espermatozoide.

O espermatozoide também contém metade do material genético de um indivíduo maduro, de modo que o embrião formado pela fertilização conterá um conjunto completo de material genético, metade do óvulo e metade do espermatozoide.

O primeiro estágio do óvulo imaturo é o oogônio, formado pela mitose nos primeiros anos de vida do organismo. Na mitose, uma célula replica seu DNA – seu material genético – antes de se dividir em duas células-filhas idênticas. A mitose também é um método de reprodução assexuada. Em animais, as células sexuais ou gametas, incluindo os óvulos, são formados apenas por meiose, na qual uma célula se divide sem replicação, resultando em células-filhas com apenas metade do número de cromossomos da célula-mãe. Todas as outras células do corpo são formadas por mitose.

No primeiro estágio da Ovogênese, o oogônio passa pela ovogênese, criando o ovócito primário por meio da mitose. Como o oogônio, o ovócito primário é uma célula diploide, contendo dois conjuntos completos de cromossomos. As células sexuais são células haploides, contendo apenas metade da quantidade de cromossomos em uma célula diploide.

As células haploides são formadas a partir de células diploides por meiose.

Por meio da ovogênese, uma forma de meiose, o ovócito primário produz o ovócito secundário haploide.

O processo de ovogênese é interrompido na metade, denominado dictato, até a ovulação, quando se completa para produzir o óvulo ou ootídeo liberado.

No estágio final, o ootídeo se desenvolve no óvulo, a célula-ovo madura. Em humanos e outros mamíferos, o ovócito secundário não se torna um ootídeo até que esteja pronto para ser liberado durante o ciclo menstrual.

Ovogênese é a produção de óvulos em uma mulher

Em protistas, como algas e gimnospermas, as plantas terrestres que não dão flor e sem sementes, a ovogênese começa não no oogônio, mas em uma estrutura especializada chamada arquigônio. Nas plantas com flores, ocorre dentro do megagametófito, ou saco embrionário, contido no óvulo do ovário da flor. Quando a célula-ovo está madura, o óvulo se tornará a semente, que protege e nutre a célula-ovo. Em alguns organismos, principalmente no verme parasita ascaris, o período de meiose só começa se o espermatozoides entra em contato com o ovócito primário.

Fonte: Ana Rosa Calheiro

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Estrogênio

PUBLICIDADE Estrogênio – Definição O estrogênio é um dos dois principais hormônios sexuais das mulheres. O outro …

Axônio

PUBLICIDADE Definição de Axônio Um axônio é uma fibra longa de uma célula nervosa (um neurônio) que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.