Breaking News
Home / Biologia / Ameba

Ameba

PUBLICIDADE

Ameba é o nome popular de um protozoário parasita, unicelular, eucarionte, pertencente ao Reino: Protista, Classe: Lobosea, Ordem: Amoebida e Família: Entamoebidae. O nome científico da ameba é Entamoeba histolytica, que parasita o intestino de animais, podendo causar sérios problemas de saúde ao homem. Existem outras espécies de amebas, isto é, com outros nomes científicos, que são inofensivas aos seres humanos e animais domésticos.

A amebíase é a infecção causa pelo protozoário, e é comum ocorrer em regiões pobres e com saneamento básico precário. A ameba vive em locais úmidos, como córregos, lagos, esgotos, e são muito resistentes a mudança de temperatura e a produtos químicos, como o cloro e desinfetantes.

Visão microscópica de uma Ameba
Visão microscópica de uma Ameba

O homem se contamina através do consumo de alimentos ou água que estão com o cisto do parasita, por exemplo,quando uma pessoa com ameba evacua e não lava a mão corretamente e vai preparar alimentos para os outros, acaba contaminando todos que vão comer esses alimentos manipulados por ela.

Tomar banho em rios ou córregos que recebem esgoto, também é uma forma muito comum de contaminação. Pessoas que moram na mesma casa de alguém que está infectado, apresenta alto risco de contaminação, porque os cistos da ameba podem ficar nos itens de uso comum (privada, toalha de rosto, torneira) e sobreviver neles por muitos dias.

Quem está com ameba sente muita dor na barriga, diarreia e febre, podendo ocorrer até a morte, caso a pessoa já esteja com outro problema de saúde, por exemplo, crianças desnutridas podem morrer se contaminadas com ameba. A Organização Mundial de Saúde estima que mais 100 mil pessoas morrem por ano vítimas da doença.

Ameba
Forma de contaminação pela água

As fezes nos alimentos e na água é a principal causa de contaminação da amebíase. Para prevenir a doença é necessário que as famílias tenham acesso ao saneamento básico, com o tratamento de água e esgoto. Existem soluções simples, que podem ser aplicadas, por exemplo, os alimentos mais contaminados são os vegetais cultivados no solo (alface, brócolis, rúcula), a limpeza destes alimentos pode ser feita com água e vinagre, deixando submerso por 15 minutos. Em locais onde já se sabe que água não é tratada, deve-se ferver, ficando totalmente livre deste protozoário. Amebíase tem cura, o tratamento da doença deve ser feito pelo um médico, mas é muito que a pessoa tome cuidados ao ingerir alimentos e água para não se contaminar novamente.

Milena Ventrichi Martins

Veja também

Algas Dinophytas

Algas Dinophytas

PUBLICIDADE O que são algas dinophytas? As algas dinófitas, pertencem ao Filo Dinophyta e a …

Endoderma

PUBLICIDADE Definição de endoderma Endoderma ou Endoderme é a mais interna das três camadas germinativas, …

Alelos Múltiplos

PUBLICIDADE O que são alelos múltiplos? Os alelos múltiplos ou polialelia são casos em que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.