Breaking News
Home / Biologia / Psilotales

Psilotales

PUBLICIDADE

O que é psilotales?

Psilotales é uma ordem da Classe Psilotopsida pertencentes ao Reino Plantae, ou seja, das plantas.

No meio ambiente cada espécie se adapta de formas diferentes, tais características muito observadas no reino animal, porém com as plantas não é diferente, cada qual com sua adaptação ao meio. Essas espécies possuem características que as fazem únicas.

São plantas que possuem um esporófito (geração ou fase diploide) muito simples, com caule aéreo e subterrâneo e com estelo do tipo protostelo (mais primitivo de estelo: cilindro sólido de tecidos vasculares no qual o floema ou circunda o xilema ou está disperso dentro dele). Essas características assemelham-se á pteridófitas ancestrais, porém não tendo parentesco direto com tais.

Tais plantas em partes não possuem raízes ou folhas verdadeiras. São divididas em dois gêneros Psilotum e Tmesipteris, sendo estes muito diferentes.

O gênero Psilotum, consiste de plantas pequenas arbustivas encontradas em regiões tropicais secas. O gênero Tmesipteris é uma epífita encontrada na Austrália, Nova Zelândia e Nova Caledônia.

Psilotales

Existem muitas controvérsias em relação a essas plantas, alguns pesquisadores acreditam que são fetos e outros que são descendentes das primeiras plantas vasculares. Evidências demonstram uma relação maior com fetos e, que são relacionadas proximamente com Ophioglossales.

Essas plantas partilham algumas características, são plantas vasculares não possuem raízes, nem folhas, sendo fixadas através de rizoides (órgãos das plantas, como os musgos, que exercem as funções de raiz sem terem a estrutura das mesmas). A absorção é compartilhada com micorrizas, ou seja, fungos simbióticos (associação em longo prazo entre dois organismos de espécies diferentes).

As Psilotales são eusporangiadas (origina-se de células parentais ou iniciais superficiais) e homosporadas (que produz apenas um tipo de esporo), os esporângios geralmente estão em grupos de três, formando os sinângios (esporângios fundidos). Os gametófitos (produtora de gametas) são bissexuados, inclusive por apresentarem associações micorrízicas.

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Palinologia

PUBLICIDADE Palinologia é o estudo do pólen da planta, esporos e certos organismos microscópicos do plâncton (chamados coletivamente de palinomorfos) …

Bioindicador

Bioindicador

PUBLICIDADE Definição Um bioindicador são espécies cujo desaparecimento ou perturbação dá um aviso prévio da degradação de …

Diatomáceas

PUBLICIDADE As diatomáceas são fitoplâncton onipresente que representam a fonte primária de fotossíntese (e produção de oxigênio) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.