Breaking News
Home / Biologia / Celoma

Celoma

PUBLICIDADE

O que é Celoma?

A grande maioria dos animais apresentam folhetos germinativos que são camadas celulares que se formam durante o processo de desenvolvimento embrionário, estes darão origem a todos os tecidos e órgãos do animal. Para um melhor entendimento os animais são classificados de acordo com o número de folhetos, sendo: triblásticos ou diblásticos.

Animais triblásticos ou triploblásticos: possuem três folhetos germinativos: mesoderme, endoderme e ectoderme. Exemplo: filo dos cordados (vertebrados), moluscos (lula), anelídeos (minhoca) e equinodermos (estrela-do-mar).

Animais diblásticos ou diploblásticos:possuem apenas dois folhetos germinativos:ectoderme e endoderme.Exemplo: cnidários (água-viva).

O celoma é uma cavidade localizada no interior da mesoderme (folheto germinativo que se localiza entre os folhetos endoderme e ectoderme), surge no desenvolvimento embrionário e, é formado por camadas de tecidos e preenchido pelo líquido celômico.

A função do celoma varia de acordo a diferença entre os grupos de animais que o possuem, entre elas: espaço para órgãos internos, maior flexibilidade corporal servindo como um esqueleto hidrostático,proteção de impactos para os órgãos, processar os produtos de excreção, transporte de gases e substâncias nutritivas.

Celoma

O celoma é classificado em celoma esquizocélico e celoma enterocélico. Esta diferenciação ocorre devida á sua formação, como representada abaixo:

Celoma

Podemos classificar os animais triblásticos como: celomados, acelomados e pseudocelomados. Vale ressaltar que os animais diblásticos não possuem tais classificações.

Celomados: são os animais que possuem também o chamado celoma verdadeiro, que é todo revestido pela mesoderme. Exemplo: anelídeos (minhoca).

Acelomados: são animais que possuem mesoderme, porém não apresentam celoma. Exemplo: platelmintos (planarias).

Pseudocelomados: são os animais que possuem celoma, porém o mesmo não é considerado verdadeiro, pois esta classificação só dá-se quando o celoma é totalmente revestido pela mesordeme, no caso dos pseudocelomados, o celoma é revestido em uma parte pela mesoderme e outra pela endoderme. Exemplo: nematelminto (lombriga).

Tipos de Celoma

Camila Correia

Veja também

Água de Reuso

Água de Reuso

PUBLICIDADE O que é a água de reuso? É grande a preocupação com a disponibilidade …

Torniquete

PUBLICIDADE Definição Um torniquete pode ser definido como um dispositivo de constrição ou compressão usado …

cetose

Cetose

PUBLICIDADE Definição Cetose é um estado metabólico caracterizado por níveis aumentados de corpos cetônicos nos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.