Breaking News
Home / Biologia / Protostômios

Protostômios

PUBLICIDADE

O que são protostômios?

Um tipo de classificação que é levada em conta quando se fala em biologia, é aquela que ocorre durante o desenvolvimento embrionário, pois ajudam a diferenciar os grupos de animais. Durante este período os mesmos passam por vários processos até estarem completamente formados.

A mórula é o primeiro estágio de desenvolvimento embrionário, caracterizada por um aglomerado de células que se dividem. Logo depois surge a blástula e a gástrula. Na blástula ocorre a secreção de líquidos, além de formar uma cavidade chamada blastocele, que vai ser o futuro líquido amniótico.

Posteriormente a blástula se forma a gástrula, que é caracterizada pela formação dos folhetos embrionários, onde ocorre o início da diferenciação celular, e se dá nesta fase o surgimento do blastóporo, primeira abertura embrionária ao meio externo, sendo este que vai determinar a classificação do animal em protostômio ou deutorostômio. Divisão esta que será baseada na estrutura que será formará a partir do mesmo.

Protostômios

Protostômios: o blastóporo que é a entrada da gástrula, como pode ser visto na ilustração acima, é responsável por dá origem à boca. Nos animais denominados protostômios o blastóporo dá origem inicialmente à boca do animal, depois ao orifício excretor. São considerados seres mais primitivos.

Principais Características

Clivagem: espiral
Blastóporo: origina primeiro a boca
Celoma: formação esquizocélica
Exemplos:Vermes, artrópodes, moluscos.

Deuterostômios: possuem desenvolvimento inicial igual aos protostômios, por meio de um aglomerado de células chamado mórula, onde começam as divisões celulares. Durante a gástrula surge o blastóporo, primeira abertura embrionária, porém neste grupo o blastóporo dará origem ao orifício excretor, ou seja, o orifício excretor se forma antes da boca, que sua formação será a partir de outra abertura, localizada esta no arquêntero.

Principais Características

Clivagem: radial
Blastóporo: origina primeiro o orifício excretor
Celoma: formação enterocélica
Exemplos:cordados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos), equinodermos (estrela-do-mar).

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Esporo bacteriano

PUBLICIDADE Os esporos bacterianos são uma forma de “sobrevivência” de certos gêneros bacterianos que mostram …

Neurobiologia

Neurobiologia

PUBLICIDADE Definição Neurobiologia é o estudo de células do sistema nervoso e a organização dessas …

Esporos

PUBLICIDADE Definição Os esporos são a unidade reprodutiva unicelular de plantas não-florescentes, bactérias, fungos e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.