Azotobacter

PUBLICIDADE

Azotobacter – Definição

Azotobacter (família Azotobacteraceae) é um gênero de bactérias caracterizadas pela produção de células em repouso diferenciadas chamadas cistos.

As células vegetativas são tipicamente de forma ovóide e podem realizar a fixação de nitrogênio. Existem várias espécies, encontradas no solo e na água.

Azotobacter é um potente biofertilizante para culturas não leguminosas, como arroz, algodão, hortaliças, cana-de-açúcar, batata-doce e sorgo doce.

Azotobacter – O que é

Um azotobacter é uma bactéria do gênero Azotobacter, que inclui pelo menos seis espécies conhecidas. Essas bactérias são encontradas em solos de todo o mundo e têm vida livre, vivendo de forma independente, em vez de formar relações simbióticas com plantas ou outros organismos.

Uma amostra de solo saudável deve incluir uma boa seleção de bactérias azotobacter, que podem ser claramente vistas ao microscópio e usadas como um critério ao avaliar a saúde do solo.

Essas bactérias são notáveis fixadores de nitrogênio, convertendo o nitrogênio livre em uma forma que pode ser utilizada pelas plantas. Seu estilo de vida livre é um tanto incomum quando comparado com a maioria das outras bactérias fixadoras de nitrogênio, o que é uma das razões pelas quais elas são um tópico de interesse para os cientistas.

As espécies de Azotobacter também têm várias aplicações industriais potenciais, com seus hábitos de fixação de nitrogênio sendo aproveitados na produção de vários produtos comerciais.


Azotobacter pode ser claramente visto ao microscópio

Bactérias Azotobacter são móveis e em forma de bastonete. Eles não são patogênicos, não causam doenças em humanos e outros organismos, e muitas espécies produzem um lodo espesso.

Essas bactérias também são notáveis pela produção de grandes cistos que são projetados para proteger as bactérias quando estão em estado de repouso.

Os cistos de Azotobacter podem ser vistos claramente sob ampliação e podem ser cuidadosamente seccionados para revelar as estruturas internas do cisto.

O cisto não protegerá as bactérias de condições climáticas extremamente adversas, como temperaturas muito altas ou baixas, mas fornece alguma proteção, permitindo que as bactérias fiquem dormentes periodicamente.

Alguns exemplos de espécies de Azotobacter incluem A. chrococcum e A. vinelandii.

Várias espécies foram estudadas extensivamente no ambiente de laboratório para aprender mais sobre como elas fixam nitrogênio e produzem outras substâncias de valor para as plantas, e para descobrir mais sobre o ciclo de vida dessas bactérias e suas tolerâncias para várias condições ambientais.

Essas bactérias podem ser cultivadas por pesquisadores que desejam desenvolver um estoque para trabalhar e por empresas que as utilizam na produção de diversos produtos.

O solo geralmente está repleto de bactérias, e uma pequena amostra de solo pode conter uma variedade impressionante de organismos.

A saúde do solo envolve um equilíbrio muito delicado de bactérias e material orgânico no solo, e pode ser facilmente perturbado por más práticas de manejo do solo ou condições ambientais adversas.

Os pesquisadores estão muito interessados em aprender mais sobre todos os organismos envolvidos na saúde do solo e determinar como e por que o solo se torna desequilibrado e insalubre para que o solo pobre possa ser remediado.

Azotobacter – Bactérias


Azotobacter

gênero Azotobacter é formado por bactérias que necessitam da presença de oxigênio para crescer e se reproduzir, e que são habitantes do solo. Existem seis espécies de Azotobacter. A espécie representativa é Azotobacter vinelandii.

As bactérias são em forma de bastonete e coloração negativa no procedimento de coloração de Gram. Algumas espécies são capazes de movimento direcionado, por meio de um flagelo posicionado em uma das extremidades da bactéria. Além disso, algumas espécies produzem pigmentos, que conferem uma tonalidade amarelo-esverdeada, vermelho-violeta ou preto-acastanhado ao solo onde estão localizadas.

Em relação a outras bactérias, Azotobacter é muito grande. Uma bactéria pode ter quase o mesmo tamanho de uma célula de levedura, que é um microrganismo unicelular eucariótico.

Azotobacter tem várias características que lhe permitem sobreviver no ambiente às vezes duro do solo. As bactérias podem arredondar e engrossar suas paredes celulares, para produzir o que é chamado de cisto.

Um cisto não está dormente, como um esporo, mas permite que a bactéria resista a condições que, de outra forma, seriam prejudiciais a uma célula vegetativa em crescimento ativo. Quando em forma de cisto, Azotobacter não é capaz de fixar nitrogênio. A segunda característica ambientalmente adaptativa da bactéria são as grandes quantidades de material limoso que podem ser secretadas para envolver cada bactéria.

Slime naturalmente retém água. Assim, a bactéria é capaz de sequestrar água nas imediações.

Uma característica notável do Azotobacter é a capacidade da bactéria de “fixar” o nitrogênio atmosférico, pela conversão dessa forma elementar em amônia. As plantas são capazes de utilizar a amônia como nutriente.

Além disso, como as bactérias Klebsiella pneumoniae e Rhizobium leguminosarum, Azotobacter vinelandii é capaz de realizar essa conversão química quando as bactérias vivem livres no solo.

Em contraste com Rhizobium leguminosarum, no entanto, Azotobacter vinelandii não pode existir em associação com plantas.

Azotobacter pode realizar a fixação de nitrogênio usando três enzimas diferentes, que são denominadas nitrogenases. A diversidade enzimática e uma taxa metabólica extremamente rápida (a mais alta de qualquer organismo vivo conhecido) permitem que a bactéria fixe o nitrogênio quando o oxigênio está presente. As outras bactérias fixadoras de nitrogênio possuem apenas uma única espécie de nitrogenase, que precisa de condições quase livres de oxigênio para funcionar. A maior versatilidade do Azotobacter torna o micróbio atraente para fins agrícolas.

Azotobacter – Descoberta


Azotobacter

azotobacter foi descoberto pela primeira vez por um microbiologista holandês, Martinus Beijerinck, em 1901.

Martinus foi um dos pioneiros fundadores da microbiologia ambiental e descreveu o azotobacter chroococcum como o primeiro fixador de nitrogênio aeróbio e de vida livre. Depois disso, o azotobacter vinelandii foi descoberto em 1909, seguido pela descoberta de várias outras variantes do azotobacter.

Fonte: www.oxfordreference.com/www.sciencedirect.com/www.dictionary.com/www.infobloom.com/www.worldcat.org/www.gale.com/www.encyclopedia.com/www.fertnz.co.nz/www.mdbiocoals.com

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …