Breaking News
Home / Biologia / Vitamina K

Vitamina K

PUBLICIDADE

Vitamina K – O que é

vitamina K (também conhecida como vitamina anti-hemorrágica) é solúvel em gordura e, a forma principal é a vitamina K1 encontrada em alimentos de origem vegetal.

Desempenha um importante papel na coagulação do sangue e a construção dos ossos. Contribui para a saúde do esqueleto, pois desempenha função na mineralização óssea.

Proporciona um equilíbrio total de 80 nutrientes que são essenciais para o organismo, incluindo sais minerais, antioxidantes, neuro-nutrientes, enzimas, vitaminas, aminoácidos, carotenoides e outros fundamentais para a saúde.

vitamina K é uma das vitaminas solúveis em gordura.

vitamina K ajuda o corpo ao produzir proteínas para ossos e tecidos saudáveis. Também produz proteínas para a coagulação do sangue. Se você não tiver vitamina K suficiente, pode sangrar muito.

A protrombina é uma proteína dependente da vitamina K diretamente envolvida com a coagulação do sangue. A osteocalcina é outra proteína que requer vitamina K para produzir tecido ósseo saudável.

vitamina K é encontrada em todo o corpo, incluindo fígado, cérebro, coração, pâncreas e ossos. É decomposto muito rapidamente e excretado na urina ou nas fezes. Por causa disso, raramente atinge níveis tóxicos no corpo, mesmo com ingestão elevada, como às vezes pode ocorrer com outras vitaminas solúveis em gordura.

Vitamina K

A principal fonte de vitamina K é encontrada nas plantas verdes. Essa forma é chamada de filoquinona. Outra forma de vitamina K é produzida por bactérias que vivem no intestino.

Esta forma é chamada de menaquinona. A forma sintética da vitamina K é chamada de menadiona. Esta forma é a mais potente. Possui 2 vezes a atividade da filoquinona.

Mas alguns especialistas afirmam que os humanos podem não absorver tanto dessa forma de vitamina K quanto pensavam.

vitamina K é necessária para a coagulação normal (coagulação) do sangue. A varfarina é um medicamento que bloqueia os efeitos da vitamina K.

Este medicamento ajuda a prevenir a formação de coágulos sanguíneos anormais. É utilizado para doenças como coágulos nas veias inflamadas das pernas (tromboflebite) e coágulos sanguíneos nos pulmões (êmbolos pulmonares). Ajuda a prevenir a formação de novos coágulos sanguíneos. Muita varfarina pode causar sangramento súbito. Isso pode causar derrame, sangramento gastrointestinal e morte.

Vitamina K

Alimentos ricos em vitamina K: Uva, abacate, aspargo, azeite de oliva, brócolis, repolho, alface, espinafre, couve, salsa, entre outros.

Vitamina K – Benefícios

Coagulação do sangue: A vitamina K é uma parte essencial do ácido glutâmico, um aminoácido que faz com que o evento químico chamado carboxilação aconteça.
Esse evento químico permite que o sangue de uma ferida aberta pare e coagule, com isso evitando o excesso de sangramento;
Saúde óssea:
 É benéfica para a saúde dos ossos, pois bloqueia a formação de muitos osteoclastos, ou células ósseas, (processo denominado desmineralização) que fazem os minerais essenciais para os ossos, disponíveis para outras funções corporais, e a formação de osteoclastos, se não tratada, pode deixar os ossos excessivamente esgotados de seus minerais;
Agentes anti-inflamatórios:
 O consumo de alimentos ricos em vitamina K ajuda a reduzir significativamente a libertação da glicoproteína de interleucina-6, um importante fator para a inflamação no interior do corpo;
Alivia dores menstruais:
 Ajuda no bom funcionamento dos hormônios, se tornando muito benéfica durante o período menstrual;
Controla o açúcar no sangue:
 Desempenha um importante papel na regulação do açúcar no sangue. O pâncreas produz insulina e contém o segundo mais alto teor de vitamina K no corpo;
Para gestantes:
 Mulheres grávidas que sofrem com náuseas e vômitos são muitas vezes diagnosticadas com deficiência de vitamina K. Uma ingestão adequada ajuda no controle dos sintomas;
Ajuda a aumentar o fluxo de urina;
Ajuda a melhorar o funcionamento do fígado;
Atua como uma proteína, a qual é vista como sendo um dos fatores inibidores da calcificação arterial.

Fonte: Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Fator Rh

PUBLICIDADE Fator Rh – O que é O fator Rhesus, também conhecido como fator Rh, é um …

Flavonoides

PUBLICIDADE Os flavonoides ou bioflavonoides, são compostos naturais de plantas que constituem os pigmentos responsáveis …

Aldosterona

PUBLICIDADE Aldosterona – Hormônio A maioria das pessoas nunca ouviu falar desse hormônio em particular, mas ele …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.