Breaking News
Home / Biologia / Mesênquima

Mesênquima

PUBLICIDADE

Definição

O mesênquima é a rede de tecido conectivo embrionário o mesoderma; a partir dele são formados os tecidos conjuntivos do corpo, bem como vasos sanguíneos e vasos linfáticos.

O mesênquima

O mesênquima, ou tecido conjuntivo mesenquimal, é um tipo de tecido conjuntivo indiferenciado. É predominantemente derivado do mesoderma embrionário, embora possa ser derivado de outras camadas germinativas, p. mesênquima derivada de células da crista neural (ectoderma).

O termo mesênquima é freqüentemente usado para se referir à morfologia das células embrionárias que, diferentemente das células epiteliais, podem migrar facilmente. As células epiteliais são poligonais, polarizadas na orientação apical-basal e organizadas em folhas estreitamente aderentes.

O mesênquima é caracterizado por uma matriz que contém um agregado solto de fibrilas reticulares e células não especializadas capazes de se desenvolverem no tecido conjuntivo: osso, cartilagem, vasos linfáticos e estruturas vasculares.

O que é Mesênquima?

O mesênquima é uma forma de tecido conjuntivo frouxo que se desenvolve dentro de um embrião.

Consiste em uma substância fundamental, composta de proteínas e água e de textura gelatinosa, que protege e sustenta as células e as fibras reticulares internas.

Células dentro do mesênquima são indiferenciadas, o que significa que elas podem se desenvolver em qualquer tipo de célula madura.

Do mesênquima vem o osso, a cartilagem, o tecido conjuntivo, o sistema linfático e o sistema circulatório do feto completamente desenvolvido.

Durante o desenvolvimento normal, um embrião cresce de um ovo fertilizado para um zigoto para uma blástula, depois para um grastula, que consiste em várias camadas chamadas de camadas germinativas.

A maioria dos vertebrados complexos desenvolve três camadas germinativas: o endoderma, o mesoderma e o ectoderma.

Essas criaturas complexas, incluindo os humanos, são chamadas triploblásticas devido à presença de três camadas germinativas distintas. Animais menos complexos geralmente começam com duas camadas, ou até mesmo uma, como no caso das esponjas. Animais que se desenvolvem a partir de duas camadas germinativas são chamados diploblásticos.

As células mesenquimais surgem em grande parte da mesoderme à medida que o embrião continua a se diferenciar.

O mesênquima é considerado uma forma de tecido conjuntivo reticular porque contém fibras reticulares, que são fibras formadas por um certo tipo de colágeno conhecido como colágeno tipo III. Esta forma de colágeno é encontrada no osso, cartilagem, tendões e outros tecidos conectivos que se desenvolvem a partir do mesênquima.

As fibras reticulares também podem se formar em uma rede de apoio semelhante à mescla encontrada nos tecidos moles do corpo, como o sistema linfático, que também surge do mesênquima durante o desenvolvimento fetal.

O mesênquima também pode se diferenciar em células hematopoiéticas, ou células que produzem sangue e tecido circulatório, desenvolvendo-se assim no sistema circulatório maduro.

Outro termo relacionado, “células- tronco mesenquimais”, às vezes é usado de forma intercambiável com o termo “células estromais da medula” para descrever células-tronco indiferenciadas. Referindo-se a eles como células mesenquimais, no entanto, não é totalmente preciso, porque o mesênquima pode se diferenciar em células sanguíneas, e as células-tronco mais comumente chamadas de células-tronco mesenquimais geralmente podem se tornar células ósseas, gordurosas ou cartilaginosas.

Outro termo, considerado um pouco mais preciso quando usado para descrever esse tipo de célula-tronco, é “células estromais multipotentes”.

Durante o desenvolvimento fetal, um tipo similar de tecido chamado ectomesênquima também se desenvolve. Ao contrário do mesênquima, o ectomesênquima surge um pouco mais tarde no processo de desenvolvimento de um grupo de células chamadas de células da crista neural. As células da crista neural se formam na região do crânio do embrião e se transformam em ossos e músculos da cabeça e pescoço, além de formarem os arcos branquial ou faríngeo, que se tornam brânquias em peixes e se desenvolvem na traquéia e na laringe em mamíferos.

Células-tronco mesenquimais

As células-tronco mesenquimais geralmente podem se tornar células ósseas, células adiposas ou células cartilaginosas.

Durante o desenvolvimento normal, um embrião cresce de um óvulo fertilizado para um zigoto para uma blástula, depois para um grânulo.

As células-tronco mesenquimais se originam no embrião humano e são consideradas multipotentes – um tipo de células-tronco que ainda não adotaram um fenótipo celular específico. Essas células têm a capacidade de se diferenciar em vários tipos de células encontradas no corpo humano, incluindo fibroblastos, células adiposas, células musculares, células ósseas e células da pele.

Uma vez que as células-tronco mesenquimais se diferenciam, as células amadurecem e cumprirão as funções dos fenótipos até morrerem. Enquanto as células-tronco mesenquimais desempenham um papel importante no estudo do comportamento do desenvolvimento celular.

As células-tronco mesenquimais são derivadas do mesênquima, um tecido de desenvolvimento inicial do embrião que se desenvolverá em vários tipos de tecido conjuntivo.

Embora as células-tronco mesenquimais sejam principalmente derivadas de embriões, elas também podem ser extraídas do tecido do cordão umbilical também.

Embora seja encontrada principalmente no embrião humano, as células-tronco mesenquimais também podem ser encontradas no tecido mole dos dentes adultos.

Células conhecidas como células estromais multipotentes têm propriedades similares às células-tronco mesenquimais, mas são encontradas no corpo adulto, particularmente na medula óssea e no tecido conectivo ao redor da vasculatura.

Fonte: embryo.asu.edu/www.wisegeek.org/medical-dictionary.thefreedictionary.com/radiopaedia.org

Veja também

Mórula

PUBLICIDADE Definição Mórula é a massa de células resultante da clivagem do óvulo antes da …

Gástrula

PUBLICIDADE Gástrula – Definição Gástrula é um embrião metazoário em estado inicial de formação de …

Blástula

PUBLICIDADE Definição Um embrião animal no estágio inicial de desenvolvimento no qual consiste geralmente de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.