Breaking News
Home / Biologia / Chromista

Chromista

PUBLICIDADE

O que é Chromista?

O Reino Chromista era o Reino Stramenopila, que passou a ser denominado Chromista em 2008, e atualmente compõem um dos seis reinos dos seres vivos. Este Reino engloba diversos grupos de algas.

Os organismos desse Reino são eucariontes, possuem presença de flagelos, podendo ser pluricelulares ou unicelulares.

Os seres desse Reino podem ser autótrofos, heterotróficos e outras são fotossintetizantes. Estas últimas adquirem os cloroplastos por endossimbiose (relação em que um dos organismos vive no interior do corpo do outro sem prejudica-lo) com algas vermelhas.

Chromista

O Reino Chromista é dividido nosFilos abaixo citados:

Labyrinthulomycota: Possuem dois flagelos. São encontrados em ambiente de água doce e marinho. São parasitas de algas e plantas. A reprodução pode ser sexuada ou assexuada.

Oomycota: São encontrados em água doce, podendo causar doenças em peixes, encontrados também no ambiente terrestre, podendo causar danos em plantações. Possuem parede celular de celulose. A reprodução mais conhecida é de forma assexuada.

Hyphochytriomucota: São encontrados em ambientes marinhos e terrestres. As espécies desse Filo são parasitas e/ou sapróbios.

Chrysophyta: São algas unicelulares. Encontradas em água doce e salgada. São associadas à formação das marés marrons. Consomem bactérias de lagos e lagoas, podendo ser utilizadas na limpeza da água.

Bacillariophyta: São unicelulares, vida livre, podem viver sozinhas ou em colônias. São fotossintetizantes. Alguns desses organismos produzem toxinas que se ingeridas afetam as pessoas. Outras são utilizadas na produção de cosméticos e tijolos.

Phaeophyta: São conhecidas como algas pardas, possuem uma coloração amarronzada, devido à combinação entre o carotenoide fucoxantina e a clorofila c. Todos os organismos desse Filo são pluricelulares. Possuem grande valor econômico e ecológico, pois produzem estabilizantes para alimentos embutidos e cerveja, além de servirem como refúgio para pequenos animais. As algas possuem estruturas para cada função como, tais como: os estipes (responsáveis pela sustentação) e os folíolos (responsáveis pela fotossíntese).

Camila Correia

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Animais híbridos

Animais híbridos

PUBLICIDADE O que são animais híbridos? Quando falamos em animais híbridos, nos referimos a seres …

Classificação das Bactérias

Classificação das Bactérias

PUBLICIDADE Você conhece a classificação das bactérias? As bactérias são seres vivos microscópicos que apresentam, …

Citocininias

Citocininas

PUBLICIDADE Você já ouviu falar em citocininas? As citocininas, substâncias são conhecidas como hormônios vegetais, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.