Breaking News
Home / Biologia / Bioquímica

Bioquímica

O que é Bioquímica

PUBLICIDADE

Por Bioquímica se compreende um dos ramos da Biologia, cujo desafio central é entender as influências da organização celular, estudar as estruturas e compreender de que forma ocorrem as transformações moleculares dentro das células. Este ramo da ciência permite entender, ainda, a forma que ocorrem as associações macromoleculares sobre a função das enzimas, como também outras biomoléculas e, assim, entender a função in vivo, como in vitro.

Os processos bioquímicos que ocorrem nas células são de fundamental importância para a manutenção da vida. As transformações que ali ocorrem configuram o que recebe o nome de metabolismo. Por metabolismo se compreendem as reações fundamentais para garantir a sobrevivência, desenvolvimento e a reprodução dos seres vivos.

Desde a primeira metade do século XIX, cientistas já trabalhavam estudando a química biológica e fisiológica: em 1828, o pedagogo e químico alemão, Friedrich Wöhler (1800- 1882), sintetizou a ureia em laboratório; em 1872, a França criou o primeiro local que se dedicava a estudar a química responsável pela vida: o Instituto de Química Fisiológica da Universidade de Strasbourg. Porém, só em 1903 a palavra bioquímica foi oficializada por conta das publicações do alemão Carl Neuberg (1877 – 1956). Neuberg é referenciado, muitas vezes, como o “pai” da bioquímica.

Importante: a bioquímica, enquanto ciência, depende de diversos recursos tecnológicos. Como ela é uma ciência que se dá por meio do estudo das reações químicas e biológicas, ela depende de diversos aparelhos, como os microscópios, além de técnicas. Por isso, os maiores avanços ocorreram a partir da segunda metade do século XX, por conta do desenvolvimento de equipamentos e técnicas que permitiam observar e entender o que acontecia, como também descobrir novas moléculas.

Vale lembrar que, assim como a medicina, a bioquímica é uma ciência que está em constante evolução. Conforme se avançam as pesquisas, aperfeiçoam-se as técnicas, amplia-se o conhecimento sobre este importante ramo.

Juliano Schiavo
Biólogo e mestre em Agricultura e Ambiente

Referências

FIOCRUZ. O que é bioquímica. Disponível em: <http://www.juventudect.fiocruz.br/bioquimica>. Acesso em 19/06/17.

NELSON, David L.; COX, Michael M. Princípios de Bioquímica: Lehninger. ArtMed, 2014.

Bioquímica

Bioquímica, por vezes, chamado de Química Biológica, é o estudo dos produtos químicos e processos dentro relativa a vivem organismos.

Ao controlar o fluxo de informação através de sinais bioquímicos e o fluxo de energia química, através do metabolismo, processos bioquímicos dá origem à complexidade da vida.

Ao longo dos últimos 40 anos, a bioquímica se tornou tão bem sucedida em explicar os processos vivos que agora quase todas as áreas das ciências da vida a partir de botânica para medicina estão engajados na pesquisa bioquímica.

Hoje, o foco principal da bioquímica pura é na compreensão de como as moléculas biológicas podem dar origem a processos que ocorrem dentro vivas células, o que por sua vez, refere-se em grande medida para o estudo e a compreensão dos organismos inteiros.

A Bioquímica está intimamente relacionada com a biologia molecular, o estudo dos mecanismos moleculares pelos quais as informações genética codificadas no ADN é capaz de resultar em processos de vida. Dependendo da definição exata dos termos usados, a biologia molecular pode ser considerada como um ramo da bioquímica. A bioquímica é uma ferramenta para investigar e estudar a biologia molecular.

Grande parte bioquímica lida com as estruturas, funções e interações biológicas de macromoléculas, como proteínas, ácidos nucléicos, carboidratos e lipídios, que proporcionam a estrutura das células e executam muitas das funções associadas à vida.

A química da célula também depende das reações de pequenas moléculas e iões. Estes podem ser inorgânico, por exemplo, água e metais iões, ou orgânico, por exemplo, os aminoácidos que são utilizados para sintetizar proteínas.

Os mecanismos pelos quais as células aproveitam a energia do seu ambiente por meio de reações químicas são conhecidos como o metabolismo.

As descobertas da bioquímica são aplicados principalmente em:medicina, nutrição e agricultura.

Na medicina, bioquímicos investigam as causas e curas de doenças.
Em nutrição, eles estudam como manter a saúde e estudar os efeitos de deficiências nutricionais.
Na agricultura, os bioquímicos investigar solo e fertilizantes, e tentam descobrir maneiras de melhorar o cultivo, armazenamento de culturas e controle de pragas.

Portal São Francisco

Veja também

Sistemática

PUBLICIDADE O que é sistemática? A sistemática é uma ciência que estuda através do agrupamento …

Sociobiologia

Sociobiologia

PUBLICIDADE O que é a sociobiologia? Sociobiologia também conhecida como biossociologia é o estudo do …

Ambientalismo

Ambientalismo

PUBLICIDADE O que é ambientalismo? Ambientalismo é um movimento ecológico, também conhecido como movimento verde, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.